Android Tablet: como escolher? Tipos diferentes!

Em Tablets e leitores digitais por André M. Coelho

As vendas de tablets superaram o ex-rei da computação portátil, o laptop, nos últimos anos. Eles são leves, fáceis de usar e altamente portáteis, e são projetados para lidar facilmente com tarefas comuns, como navegação na web, leitura de e-books, tocando músicas e vídeos.

Há muito hype sobre as diferentes marcas e modelos disponíveis. Então, como você garante que compre o tablet certo para suas necessidades? Saber quais recursos você deseja em seu tablet antes de comprar pode economizar dinheiro a longo prazo, principalmente escolhendo o melhor tablet Android para suas necessidades.

Leia também

Um Android Tablet é certo para você?

Talvez seu coração já esteja colocado em um tablet e, se sim, fique à vontade para pular esse pouco. Caso contrário, é bom saber que existem outras opções semelhantes ao tablet que você pode não ter considerado:

Ultrabook: Eles são ultra-portáteis, acessíveis e projetados para ter uma excelente duração da bateria, mas com a maior parte da velocidade e dos recursos que você esperaria de um laptop de tamanho completo.

Readers eletrônicos: Se você usa seu tablet principalmente para ler livros, considere um e-reader como o Kobo ou o Kindle.

Tablet conversível: também conhecido como laptop dois em um ou híbrido, ele possui a potência e o desempenho de um laptop, com a conveniência e a versatilidade de um tablet em tela sensível ao toque por meio de um teclado removível ou dobrável.

Por que escolher um tablet com Android?

O sistema operacional afeta qual ecossistema de conteúdo você está vinculado – Google Play (Android), iTunes (Apple) ou Windows (Microsoft). Cada um tem sua própria loja de aplicativos e, embora todos possam ter alguns dos mesmos aplicativos, eles não são intercambiáveis ​​entre as plataformas. Portanto, se você possui um Android, um Apple e um dispositivo Windows, provavelmente precisaria comprar o mesmo aplicativo três vezes para executá-lo em cada plataforma.

O Android OS Android do Google está disponível em uma ampla gama de tablets de diferentes fabricantes, para que você tenha uma ampla escolha de hardware com agora tantos aplicativos. E há diversos modos e apps compatíveis com o Windows, o que torna o Android muito mais flexível e prático.

Além disso, por conta da quantidade de opções, é muito mais fácil encontrar um tablet Android que cabe no seu bolso e nas suas necessidades.

Escolhendo um tablet Android

Um bom tablet com Android vai ter recursos que irão te atender nos estudos, trabalho, e lazer. (Imagem: Pinterest)

Como escolher um Tablet Android?

Vamos aos critérios que são mais importantes para escolher um bom tablet com Android.

1. Tamanho da tela

Como nos laptops, o tamanho da tela nos tablets é medido na diagonal de canto a canto e geralmente expresso em polegadas. Os tablets normalmente se enquadram em três categorias: compacto (5 polegadas a 8 polegadas), médios (mais de 8 polegadas a 11 polegadas) e grandes (mais de 11 polegadas).

Um tablet compacto é especialmente portátil, mais leve e mais fácil de transportar, além de geralmente ser mais barato.

Os tablets médios e grandes fornecem uma área de tela maior que pode ser especialmente útil para aplicativos de produtividade, jogos e navegação na Web.

2. Resolução da tela

A resolução de exibição é expressa em pixels por polegada (PPI) e quanto maior a resolução, o texto e as imagens mais nítidos aparecerão. A resolução de exibição geralmente varia, mas quanto maior não significa ser melhor. Telas de resolução mais alta exigem processadores mais rápidos para manipular todos esses pixels extras e consumir mais energia, afetando a duração da bateria do dispositivo.

Busque um PPI maior se quiser uma definição melhor para a tela. É essa a melhor dica.

3. Espaço de armazenamento

A maioria dos tablets varia em armazenamento, e os tablets com Android geralmente vem com um slot de expansão para cartões microSD. Quanto espaço você precisará depende de como pretende usar o tablet. Todos os tablets são bons para uso geral, como verificar e-mails, navegar na Web e transmitir vídeos e outros conteúdos pela Internet, porque isso não exige que muitas informações sejam realmente armazenadas no próprio tablet.

Se você gosta de carregar sua música, vídeos e muitos aplicativos, no entanto, a capacidade de armazenamento no tablet será uma consideração importante.

Dica: se o seu tablet tiver conexões externas como um cartão SD ou slot USB, você poderá se safar com menos armazenamento internamente. O armazenamento extra pode ser adicionado através de um cartão de memória, unidade flash USB ou até um disco rígido externo.

4. Acesso online

A maioria dos tablets possui Wi-Fi embutido e muitos oferecem uma versão que inclui banda larga móvelpara dados, mas isso significa se inscrever em um plano separado.

A outra opção é um tablet Wi-Fi. Eles podem ser usados, como o nome sugere, sobre conexões Wi-Fi, mas também usando seu smartphone como um ponto de acesso móvel (disponível nos modelos mais recentes). No entanto, um tablet com seu próprio plano de dados pode valer a pena, apesar de você poder usar seu smartphone como um roteador..

5. Conexões de hardware

Embora as conexões sejam uma consideração importante para PCs e laptops, eles são menos para tablets, a maioria dos quais usa uma combinação de Wi-Fi, Bluetooth e aplicativos para armazenamento e transferências.

Os tablets Android geralmente oferecem mais variedade em conexões de hardware, com uma porta USB, slots de saída HDMI ou cartões de memória para armazenamento extra comuns. Como bônuys, um tablet com entrada para fone de ouvido 3,5mm pode ser muito interessante.

Dica: geralmente você pode conectar um teclado ou monitor via Bluetooth se não tiver um plugue USB ou HDMI.

6. Duração da bateria

A duração da bateria é importante devido à ultra-portabilidade dos tablets. Idealmente, eles devem durar um dia inteiro de uso normal antes de você precisar recarregar.

7. Velocidade de processamento (GHz)

A velocidade de processamento do seu tablet, medida em Gigahertz (GHZ), não é uma decisão tão importante na sua escolha de tablets, como é ao escolher um computador de mesa ou laptop. Isso porque não há tantas opções de processador.

Verifique testes para os usos que você planeja

8. Custo

Os preços dos tablets variam muito, dependendo do tamanho, capacidade e opções de conectividade. Os conversíveis podem sair um pouco mais caro. Mas a melhor ideia pode ainda ser comprar um tablet usado, que pode ser uma ótima ideia.

Que tal escolher um tablet híbrido?

Se você deseja fazer computação em movimento, as primeiras opções óbvias são um laptop ou um tablet. Mas há uma terceira opção que promete o melhor dos dois mundos – o laptop conversível. Também conhecido como um laptop dois em one ou híbrido, este computador combo versátil parece um laptop, mas converte instantaneamente para permitir o uso como um tablet de tela sensível ao toque sem teclado.

Mas um computador dois em um é melhor? Você obtém o melhor dos dois mundos ou não é tão bom assim?

Os tablets têm a vantagem notável do modo de visualização de retratos, o que é ótimo para ler livros e revistas em particular. Eles também são geralmente a solução de computação móvel mais fina e leve.

Um laptop está preso apenas na vista da paisagem, mas os laptops geralmente são mais poderosos, executam todos os seus programas de desktop e têm a vantagem singular de um teclado e trackpad de hardware embutidos.

Um laptop conversível deve ter todas essas vantagens em um pacote compacto, bem como a capacidade de alternar instantaneamente do modo de laptop para tablet.

E já há modelos de tablets híbridos Android com Windows. Pode ser o que você precisa!

https://youtu.be/BGUvmWogWFk

O que acham de um tablet Android? Já tiveram um? Compartilhem suas experiências nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário