Você está se sentindo confuso para escolher entre smartphone e tablet? Bem, muitas pessoas não podem decidir qual deles escolher. Ambos são os gadgets mais preferidos hoje em dia. Como sabemos, as pessoas estão dispostas a substituir o seu telefone móvel atual com o novo smartphone ou tablet. Para orientá-lo a tomar a decisão certa ao escolher smartphone, tablet ou até os dois, você precisa ler as comparações abaixo primeiro.

Portabilidade

Tanto o smartphone quanto o tablet são portáteis porque você pode levá-los facilmente para qualquer lugar. Um smartphone é realmente um mais simples laptop. Você pode até mesmo colocar em seu bolso, pois tem tamanho semelhante ao fone celular comum. Enquanto isso, o tablet tem tamanho maior. É comumente tão grande quanto um monitor de notebook ou muito menor, que pode ser guardado no bolso. Há ainda os “phablets”, que são smartphones bem grandes mas não o suficiente para serem classificados como tablets e que tentam pegar o melhor dos dois mundos.

Tela

Se você quiser ter mais satisfação ao operar todos os programas em dispositivos através de tela, um tablet pode ser melhor do que smartphones, pois tem tela maior. Tablets tem até 10,1 polegadas de tamanho de tela (ou até mais), com resolução de imagem de alta qualidade. Por outro lado, um smartphone ou phablet tem tamanhos entre 4-5 polegadas. Quanto maior a tela, mais voltado para o consumo de mídias (vídeo e som, principalmente) o aparelho é.

Desempenho

Sobre o desempenho, ambos são tão poderosos quanto um computador ou laptop, porque eles têm um sistema próprio e processador executando todos os cálculos necessários. Geralmente, os tablets possuem maior memória RAM e processadores um pouco mais rápidos, de forma a aguentarem a tela de maior tamanho. Muitos tem, inclusive, um processador dedicado para gráficos, de forma a melhorar o processamento de vídeos, imagens e jogos. Porém, está se tornando muito comum a prática de colocar o mesmo processador topo de linha de smarpthones em tablets, ou até processadores piores. Assim, existem muitos casos de smartphones “piores” que alguns tablets e que tem desempenho melhor. O tablet também tem melhor desempenho como substituto ao PC ou notebook. O sistema operacional também impacta muito no desempenho, que varia muito de fabricante para fabricante.

A memória interna para armazenamento é importante. Não se esqueça de pegar um smartphone ou tablet com muita memória interna. Mesmo com um cartão de expansão, há aplicativos que só podem ser instalados na memória, reduzindo o tamanho útil que você vai ter no fim das contas

Escolhendo entre tablets e smartphones

Opções de modelos não faltam no mercado, mas você tem que saber o que você quer e o que realmente precisa. (Foto: blog.vizzeco.com)

Aspecto/Design

A aparência de smartphones e tablets é elegante e moderna. Ambos não têm sequer qualquer teclado para permitir que você digite algo por causa do touchscreen. Você vai se orgulhar de ter um, até como decoração da sua casa. Smartphone e tablets são principalmente pretos, cinzas ou brancos. Mas também existem algumas marcas que têm cores diferentes e que podem ser personalizados, tanto direto com a fabricante quanto através de capas especiais.

Preço

Falar sobre o preço é importante antes de decidir escolher entre smartphone e tablet. Smartphone é provavelmente mais barato do que o tablet. Mas, na verdade, depende de sua marca e tipo. Alguns tipos de smartphones tem preços bem baratos e acessíveis. Enquanto isso, existem tablets que custam caro demais e a configuração deles é bem pior do que um smartphone. Você pode ter um tablet pior que um smartphone intermediário, se não tomar o cuidado de pesquisar e testar bem os aparelhos antes de comprar.

Considerações Pessoais

Nós todos amamos nossos smartphones e tablets, há pouca dúvida sobre isso. Para piorar as coisas, a enorme quantidade de coisas que você pode fazer com esses aparelhos é absolutamente incrível e nos faz amá-los ainda mais. No entanto, há essa questão que continua aparecendo dentro de nossas cabeças: “Existe um lugar para um tablet na vida de um usuário de smartphone?”

Pense nisso: imagine o estilo de vida de milhões e milhões de pessoas ao redor do mundo que vão para seus locais de trabalho, onde trabalham em computadores ou fazem alguma outra atividade, em seguida, voltam para casa e assistem TV ou mexem em seus computadores pessoais. Agora imagine que todas essas pessoas têm smartphones de bom desempenhos, pronto para carregar qualquer site ou aplicativo que eles querem. Onde é que o tablet se encaixa nesse cenário? Seja o que for que o seu tablet pode fazer, o smartphone pode fazer tão bem quanto.

É muito mais confortável usar um tablet do que um smartphone para algumas coisas, mas são os benefícios grandes o suficiente para compensar a necessidade de carregar um segundo dispositivo? Porque, com certeza você não está deixando o seu smartphone em casa. Sem falar que homens, principalmente, não podem apenas colocar o tablet dentro de uma bolsa e esquecer ele lá, porque, bem, os homens raramente usam bolsas. Se você é uma mulher, com certeza, você pode colocá-lo na sua bolsa e você pode ter um tablet onde quer que vá, mas não é tão simples para aqueles de nós que amam assistir esportes e beber cerveja com os amigos.

E digamos que você encontrou uma maneira de levar o seu tablet confortavelmente. Quando você terá a oportunidade de usá-lo no lugar do seu smartphone quando fora de casa, especialmente se for um tablet sem 3G? Claro, você sempre pode criar um hotspot pessoal, mas por que passar por tudo isso, quando você pode apenas dar uma olhada no seu smartphone? Tenha em mente que os principais casos de uso para tablets incluem acesso a notícias, previsão do tempo, e-mail e serviços sociais. Você pode facilmente fazer tudo isso com seu smartphone e sem muita perda de conforto nisso.

Considerações Finais

Estamos longe de pensar que não há lugar para tablets como um todo. Muito pelo contrário, para uma pessoa que viaja com freqüência, um tablet pode ser a solução definitiva de computação móvel. O tamanho compacto e peso leve facilmente fazem do tablet o dispositivo preferido quando se tem que transportar uma tonelada de outras coisas com eles.

A pergunta que nos incomoda é diferente: quanto de benefício você vê em ter um smartphone e/ou um tablet, se você não está viajando muito? A maioria de nós já tem computadores desktop ou até mesmo notebooks. Você acha que a compra de mais um dispositivo se justifica se já se pode fazer o que quer fazer em seu smartphone ou computador? Será que essa portabilidade do tablet na sua casa realmente fará uma diferença no entretenimento da família?

A resposta certamente não é nada simples, e depende de uma série de fatores, mas vamos ouvir o que você pensa! Como você integrou o tablet em sua rotina diária? Qual uso você dá para os tablets? Acha que pode viver só com um smartphone OU smartphone ou precisa dos dois?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)