Desde que tenho meu smartphone Motorola Milestone eu já passei por 3 versões de Android. A primeira versão foi a 2.1 original que veio no aparelho, versão oficial e cheia de aplicativos inúteis pré instalados pela operadora e pela Motorola. Na época o Motonav até era bem útil pois a navegação offline do Google Maps ainda não funcionava. Depois passei para um Android 2.2 não oficial para o Milestone, o ShadowMod BR que me acompanhou por quase 1 ano, até ontem. A grande vantagem desta mudança foi poder instalar e mover aplicativos para o cartão SD, visto que a memória interna do Milestone é bem pequena. Agora estou usando um Android 2.3 (CyanogenMod 7) no Milestone e estou bastante satisfeito.

O processo todo de atualização não gastou mais que 20 minutos, seguindo o tutorial à risca e atenciosamente. Nada foi pulado e preferi apagar tudo do aparelho para fazer uma instalação realmente limpa. Na versão 2.2 havia alguns probleminhas chatos, especialmente com o sensor de proximidade que fazia a tela ligar no meio de uma chamada e recentemente o aparelho estava mais lento que o normal, possivelmente devido a algum app recentemente instalado. Mas o maior problema que eu queria resolver era mesmo com relação à pouca memória interna disponível que me obrigava a não instalar alguns app interessantes e alguns travamentos estranhos que ocorriam no Google Maps durante a navegação.

As minhas impressões com o Android 2.3.7 no Milestone são as seguintes:

  • A interface é mais bonita, mais fluida e bem acabada. Gostei muito da barra de tarefas preta.
  • Os efeitos de transição são mais suaves. Muito legal o efeito ao desativar a tela, como de televisores de tubo.
  • O Gmail permite sincronizar vários dias passados, no meu caso configurei para 14, o que facilita encontrar mensagens sem estar conectado à internet.
  • Os widgets podem ser redimensionados diretamente no desktop, sem ter que criar outros (estou usando o ADW Launcher, que veio pré instalado).
  • Existe opção de equalizador de áudio, que melhora sensivelmente a qualidade do som, especialmente do fones de ouvido.
  • O espaço usado na memória interna pro aplicativos do sistema parece esta bem menor que no Android 2.2 que eu usava anteriormente. Antes eu tinha 20MB livres dos 197MB que aparecem disponíveis ao usuário. Agora há 120MB livres.
  • O único item que não consegui fazer funcionar foi o tethering 3G, mas com minha operadora de telefonia móvel é péssima, não tenho certeza para culpar o Android 2.3 neste caso. Talvez haja alguma coisa que precise ser feita na configuração do 3G ou GPRS para que o tethering funcione.
  • A câmera, filmadora e galeria parecem não ter sofrido muitas modificações em relação à versão anterior. O Youtube está mais ágil também.
  • Agora estou usando o Android Market 3.1.5 que traz melhorias significativas em relação ao Market que usava no Android 2.2.
  • Tenho a impressão que a bateria está durando menos, mas como estou usando o telefone intensamente para testar as novidades, esta ainda é uma opinião prematura.
Android Market do Gingerbread CyanogenMod7

Android Market do Gingerbread CyanogenMod7 no Milestone 1

Ainda não tive a oportunidade de testar se a navegação voltou a funcionar, mas no geral achei que foi uma excelente escolha ter atualizado o Milestone para a versão 2.3.7 (Gingerbread), CyanogenMod 7.

Android 2.3 Gigerbread no Milestone 1

Milestone 1 com Gingerbread

Antes de começar a fazer a sua atualização, leia o tutorial todo, completo, para ter idéia dos passos. Carregue a bateria do seu Milestone completamente. Depois de baixar os arquivos necessários, todo o processo deve demorar uns 15 minutos, no máximo!

Boa sorte e, após atualizar, por favor deixe aqui os seus comentários contando suas impressões!

9 comentários para “Android 2.3 para Motorola Milestone 1 (Droid)”

  1. Thiago

    Velho, esta parada é em português?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Olá Thiago,

      Sim, em português brasileiro. Excelente atualização!

      Responder
  2. Eduardo

    Eu instalei ontem de madrugada o cyanogenmod 7.2 com android 2.3.7
    Gostei MUITO dele, antes coloquei o 2.2 e o telefone fico muito lento, um lixo.
    Só tive problema pra fazer o 3G funcionar, mas se você fizer o que o tutorial diz lá no comeco, o 3G volta a funcionar normalmente.

    Responder
  3. Giuliano

    Qual arquivos devo baixar?

    Responder
  4. Jonathas

    Por favor me indiquem o link não estou achando o mesmo!

    Grato estou muito interessado para atualizar o meu

    Grato!

    Responder
  5. Barbara

    Qual arquivos devo baixar?

    Responder
  6. Hugo

    Por que você ñ tenta colocar o android 4.0?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Hugo… Eu acho que não iria aguentar! :)
      Já está bem lento atualmente com os apps que cada dia que atualizam ficam mais pesados!

      Responder
  7. Bruna

    Esqueci a senha do meu android. Não tenho mesmo anotado em lugar nenhum ou possibilidade de lembra-la… Quero tirar o android e instalar novamente. Como faço?

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)