Com a queda dos preços da internet móvel está cada dia mais comum as pessoas trocarem a conexão de banda larga por uma conexão móvel compartilhada com todos os dispositivos da casa.  A maneira mais comum de se fazer isto é adquirindo um chip com plano de dados ativo e inserir o mesmo em um roteador 3G, que irá distribuir a internet via cabo ou mesmo wi-fi por toda a casa.

Porém se você já tem um telefone Android e não precisa da sua conexão compartilhada o tempo todo, uma maneira interessante de ter internet em outros dispositivos é compartilhar o plano de dados do aparelho. Os dispositivos Android a partir da versão 2.2 tem a opção de fazer o chamado “Tethering” que nada mais é que compartilhar a internet 3G através do Wi-Fi. Neste caso o telefone serve como um roteador wireless que cria uma rede sem fio e vários devices como notebook ou mesmo outros aparelhos de celular podem se conectar à internet através desta rede.

Outra opção que utilizo com maior frequência é o chamado “Vínculo USB” que faz a mesma coisa porém ao invés de criar uma rede 3G, o telefone vira uma espécie de modem 3G, que é detectado e instalado no computador quando é ligado. No Windows 7 e usando o Android 2.3.7 CyanogenMod 7 no Motorola Milestone o modem foi detectado e instalado automaticamente.

Compartilhar 3G do celular via USB

Compartilhar internet do Android via USB

A velocidade da conexão no PC foi exatamente a mesma oferecida pela conexão 3G do celular. Fiz alguns testes de velocidade e não observei perdas. A principal vantagem que vi em usar o vínculo pela USB ao invés do tethering de wi-fi é que o celular carrega a bateria enquanto está ligado na USB e você não corre o risco de esquecer de conectá-lo ao carregador antes.

Agora que já sabe como compartilhar e internet do telefone com seu computador, apenas tome cuidado para não estourar a franquia de dados, caso você tenha uma!

Um comentário para “Como compartilhar o 3G do telefone com seu computador”

  1. Samuel

    Valeu! Foi de grande valia a informação

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)