A espionagem de smartphones se tornou comum na era da tecnologia móvel. Apesar disso, as pessoas geralmente não levam a sério a segurança de seus smartphones até que se tornem vítimas de um crime cibernético, é claro.

Há muitas razões para você temer a espionagem de celulares. Por exemplo, se você se conectar a um WiFi público comprometido para lidar com suas transações online, poderá ser exposto a roubo financeiro. Da mesma forma, um hacker pode despejar um backdoor no seu dispositivo para espionar suas atividades, invadindo a webcam do seu telefone.

Ou então, um cyber-perseguidor pode roubar malware em seu celular para rastrear seu GPS, ler suas mensagens e estar sempre informado sobre sua localização exata. Os motivos podem ser muitos, mas quem sofre com as conseqüências da espionagem de celular é apenas você.

A vítima pode até ser alguém da sua família, como seus irmãos, filhos, etc. Como tal, você pode estar se perguntando: “Como impedir alguém de espionar no meu celular?” Continue lendo para saber como impedir alguém de espionar seu celular e proteja a si e à sua família contra os perigos da espionagem.

Por que se proteger de aplicativos espiões para Android ou iOS?

Existem muitas razões sérias para se preocupar com a espionagem do telefone celular. Afinal, é uma violação da sua privacidade online. Aqui estão algumas maneiras comuns de as ferramentas de espionagem de celular rastrearem seus dados:

O spyware pode invadir o seu GPS e acompanhar o seu trajeto diário. Qualquer hacker com acesso ao seu GPS pode facilmente ver sua localização atual.

Uma ferramenta de espionagem também pode atender às suas chamadas e ouvir todas as conversas importantes que você faz com seu cônjuge, seu parceiro de negócios, etc. Assustador, certo?

Algumas ferramentas de spyware foram criadas para rastrear e gravar as mensagens de texto enviadas do seu telefone ou tablet.

Como mencionado anteriormente, existem muitas ferramentas de spyware de alto nível que podem invadir a webcam do seu smartphone, tablet, laptop e até TV inteligente e monitorar todas as suas atividades.

Quais os sinais de que você tem um app espião para celular?

Felizmente, existem alguns sinais reveladores de espionagem de telefones celulares.

Existem várias maneiras de verificar rapidamente se o telefone está sendo espionado. No entanto, esses sinais geralmente passam despercebidos, pois são bastante sutis. Aqui está o que você precisa para ficar atento:

Atividade no smartphone

Mesmo estando em espera. Qualquer atividade incomum em seu telefone quando em espera indica que ele é controlado remotamente. Por exemplo, seu smartphone continua enviando mensagens quando deveria estar no modo de espera. Ou, seu smartphone está reiniciando por conta própria.

Bateria do celular

A bateria do telefone é descarregada sem uso excessivo. Os drenos da bateria geralmente ocorrem quando você joga ativamente no seu smartphone ou assiste aos seus programas de TV favoritos. No entanto, se a bateria do seu smartphone estiver esgotando sem atividades excessivas, existe um motivo para se preocupar.

Aquecimento

As costas do seu smartphone ficam aquecidas o tempo todo. O spyware geralmente é executado em segundo plano sem atrair a atenção dos usuários. Se você notar que seu smartphone sempre está quente, ele pode estar infectado com spyware.

Dados móveis

Maior uso do plano de dados móveis. O software de espionagem envia informações confidenciais do telefone para o hacker que controla a ferramenta. Nesses casos, o software usa o plano de dados móveis (quando não está conectado a um WiFi) para fazer o upload dos dados. Se você notar um aumento significativo no seu histórico de uso de dados, significa que você precisa de um spyware.

Aplicativos espiões

Um app espião pode monitorar muito de sua atividade no smartphone, e é importante detectar e remover esse app o quanto antes. (Foto: TechCommuters)

Como encontrar software espião no celular?

Você pode estar se perguntando: “Como encontrar software espião no seu telefone?” Para começar, as ferramentas espiões são criadas para espionagem e, portanto, nem sempre são fáceis de detectar. Você pode encontrar essas ferramentas acessando o diretório do aplicativo e procurando ferramentas que você lembra de não ter baixado.

Android

Se você deseja verificar as ferramentas de espionagem em um dispositivo Android, vá para Configurações e vá para Aplicativos. Em segundo lugar, vá para Serviços em execução e veja quais serviços estão em execução no momento. Se você encontrar algum serviço desconhecido, toque nele e desinstale-o após limpar o cache. Além disso, verifique se há software de espionagem na tela Gerenciar aplicativos e siga o mesmo processo se encontrar alguma ferramenta maliciosa.

iOS

A espionagem de celulares em um iPhones não é tão fácil quanto em um dispositivo Android. Para instalar spyware em um iPhones, é necessário o jailbreak. Portanto, se você notar algum aplicativo suspeito que não consiga encontrar na Apple Store, provavelmente é um spyware e seu iPhone pode ter sido invadido.

Felizmente, livrar-se de qualquer spyware ou software malicioso do seu iPhone é relativamente mais fácil que o Android. Você só precisa atualizar o seu iOS e todos os seus aplicativos de terceiros serão inúteis.

Lembramos que há aplicativos de antivírus e anti-spyware que podem ser instalados no seu dispositivo para a remoção dos aplicativos espião. Escolha mais de um para ter a garantia de que foi escaneado e que você está protegido.

Como impedir alguém de espionar seu celular?

Algumas dicas vão garantir que seu celular não seja espionado e que você esteja bem protegido.

Use uma senha segura

O uso de senhas fortes e complexas deve ser um sempre o começo. No entanto, muitos usuários não levam as senhas a sério e acabam sendo invadidos por seus dispositivos. Uma boa senha pode não apenas manter seu telefone protegido, mas também protegido contra a instalação de ferramentas de espionagem.

Instalar aplicativos de segurança

Você pode encontrar aplicativos de segurança no Android e iOS que podem notificá-lo sempre que houver um novo aplicativo baixado. Você pode instalar o aplicativo e ser notificado instantaneamente.

Sempre use anti-malware

Ferramentas maliciosas como spyware são bastante difíceis de detectar e, portanto, removê-las. Portanto, é melhor usar uma ferramenta anti-malware. Esses aplicativos protegem seu dispositivo contra aplicativos maliciosos de terceiros e também incluem aplicativos spyware. Depois de instalado, você não precisa se preocupar com nenhuma ferramenta futura de spyware, pois o banco de dados desses aplicativos é atualizado regularmente.

Use as ferramentas de criptografia

I armazenamento do telefone deve ser criptografado para fechar todas as portas para hackers que causam uma violação de privacidade. Se o seu dispositivo for perdido ou roubado, mesmo os adversários mais avançados terão pouca ou nenhuma chance de acessar seus dados.

Como impedir que alguém espie no meu celular? Bem, você não é o único com essa pergunta muito importante, pois a espionagem de telefones celulares existe desde o advento dos telefones celulares. No entanto, com algumas considerações importantes, como as discutidas acima, você pode evitar que sua privacidade seja comprometida.

Como vocês protegem seus smartphone e tablets de espiões? Quais estratégias usam?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)