Provavelmente, você já ouviu falar de carregamento sem fio ou carregadores sem fio para celulares. Mas o que exatamente é isso Basicamente, o carregamento sem fio faz o que diz: é uma forma de carregar o seu dispositivo sem o incômodo de ter que mexer com as extremidades USB e cabos emaranhados. Mas há mais nisso do que apenas uma tecnologia sem fio para carregar seus aparelhos.

Como funciona o carregador de celular sem fio?

Em poucas palavras, o carregamento sem fio funciona com ímãs. Basicamente, duas bobinas: uma na placa de carregamento e uma no dispositivo, que fazem a transferência de energia através de um campo eletromagnético.

Isso pode parecer muito científico e complexo, mas na realidade, tudo o que você precisa é de duas peças de hardware com tecnologia compatível (Nokia e Google escolheram o padrão Qi, por exemplo). Então tudo que você precisa fazer é colocar o dispositivo na plataforma de carregamento e, em seguida, como que por magia, o telefone deve começar a carregar.

Agora, o nome é um pouco enganador, uma vez que não é verdadeiramente sem fio. Ainda é preciso usar um cabo para ligar a base do carregador na rede elétrica, mas o nome vem da ausência de conexão por fios entre o carregador e o dispositivo.

Além disso, você pode carregar o seu dispositivo com baterias para uma experiência verdadeiramente sem fios, embora isso seja mais ineficiente e poderia ser visto como um desperdício quando utilizar um fio é algo tão útil.

Carregamento sem fio está se tornando cada vez mais comum entre os smartphones. Por exemplo, muitos telefones Nokia Lumia tem carregamento sem fio embutido, ou disponível como uma capinha especial. Se você possui um outro telefone, muitas empresas de acessórios têm capas, cases, baterias especiais e bases para carregamento, como o Mophie Juice Pack e a Duracell Powermat.

Carregando aparelhos portáteis sem fio

Aparelhos portáteis como celulares e vídeo games já tem baterias que funcionam nos carregadores sem fio, bastando apenas uma capinha especial ou bateria adaptada além da base de carregamento. (Foto: www.highlightpress.com)

Vantagens e desvantagens do carregador de celular sem fio

Há benefícios óbvios para ter um telefone que carrega sem fios. De imediato, temos a ausência de problemas com a inserção de um cabo USB toda vez que você quiser carregá-lo. Junto com isso, vem menos utilização dos conectores de entrada USB, que podem ser protegidos ou encoberto poupando o uso e desgaste geral do hardware.

Além do uso dentro de telefones celulares, a tecnologia sem fio também teve um grande impacto em outras áreas da vida tecnológica. Na medicina, por exemplo, o carregamento sem fios pode ser usado para carregar dispositivos médicos por debaixo da pele, o que limita as possibilidades de infecção que vêm com o uso de um fio.

Dito isto, há desvantagens para a tecnologia também. Por um lado, ela simplesmente não é tão eficiente ou rápida como um cabo de carregamento USB e tende a haver uma grande quantidade de calor desperdiçado. Além disso, não há um padrão de carregamento sem fio, o que significa que o dispositivo pode não ser compatível com o hardware de um amigo.

O futuro dos carregadores sem fio

Por enquanto, apenas pequenos dispositivos podem ser carregados sem fio, tais como escovas de dentes, barbeadores e telefones. Mas no futuro próximo, podemos esperar para ver a tecnologia se expandindo para laptops e até mesmo mesas inteiras sendo feitas de material para carregar, possibilitando que você simplesmente coloque o dispositivo e ele vai carregar pelo tempo que ele está na mesa.

Para empurrar as possibilidades ainda mais, por que não fazer um andar inteiro de um prédio com isso? Com o alcance do campo de carga ampliado, tudo será carregado, não importa onde ele está, se está em uma mesa ou em uma bolsa ou bolso.

Ainda mais para o futuro, os carros elétricos e trens podem ser alimentado por cabos por debaixo da estrada/faixas, assim você não terá que carregar o seu carro antes de ir trabalhar. O potencial de carregamento sem fio, como mostram estes exemplos, é quase infinito, e pode percorrer um longo caminho para ajudar a simplificar as nossas vidas e as formas em que se conectam com a nossa tecnologia.

Meu celular pode ser carregado sem fio?

Como citamos acima, alguns modelos já vem de fábrica com carregadores sem fio ou com baterias já preparadas para isso. Porém, na maior parte dos casos, você irá precisar de uma capinha especial e uma base de indução para fazer o carregamento sem fio. Geralmente estas capinhas estão disponíveis apenas para os modelos mais topo de linha, mas existem exceções e que não são assim tão caras para modelos mais básicos.

Você já teve um carregador sem fio? O que achou dele? Compartilhe nos comentários sua experiência.

2 comentários para “Carregador de celular sem fio! Como funciona?”

  1. Agenor José da Silva

    Gostaria de saber se o cabo que é usado para carregar a base a uma rede elétrica tem a opção de ser feito o carregamento via usb.

    Responder
  2. Fabrícia Christina

    Ótimo artigo! Sempre pensei que a minha ideia sobre a criação de um carregador wireless que carregasse os aparelhos, assim que a pessoa chega em um ambiente seria futurista demais, mas pelo visto daqui 10 ou 20 anos isso será possível.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)