Os cabos de carregamento desgastados ou quebrados são um terror para usuáruis de tablets e smartphones. Para ajudar essas pessoas a não terem essas dores de cabeça, reunimos as principais dicas e truques para reparar e proteger os cabos dos carregadores e os cabos de dados.

Colocar mola no carregador: como fazer?

É feio, mas é um truque que funciona. Se você tiver um par de velhas canetas de clique, você pode destruí-las e embrulhar a mola delas em torno do seu cabo de iPhone para protegê-lo. Basta remover a mola da caneta e enrolá-la em torno do seu cabo de iPhone na parte superior e inferior, assegurando-se de cobrir a parte ligeiramente mais espessa logo abaixo do conector. Isso ajudará a evitar que o cordão se dobre demais e mantenha tudo junto.Basta “encaixar” a mola ao redor do cabo e ir enrolando, como se fosse um fio.

Proteção do cabo: usando Paracord

Corte um pedaço de paracord. Derreta as extremidades para que não desfiem, e comece a tecer em torno do seu cabo de carregamento usando o nó “cobra” (vários guias na internet ajudam a fazer esse nó). O resultado final é menos feio do que uma mola de caneta, além de poder ter uma personalização colorida para agradar aos olhos.

Proteção de cabo de carregamento

Com alguns procedimentos simples, você pode proteger seus cabos de carregamento e impedir que eles te deixem na mão nos comentos de necessidade. (Foto: JailbreakModo.com)

Como encapar carregador: fita isolante

Pegue uma fita isolante e envolva as extremidades do cabo onde eles encontram o conector. Enrole a fita isolante tão apertada quanto possível algumas vezes. Este truque funciona muito bem por pouco custo mas ao longo do tempo, a fita pode se soltar e deixa um resíduo pegajoso no fio. Isso irá mantê-lo protegido, no entanto, até que você possa obter um novo cabo ou obter algum outro tipo de proteção para o cabo. Tenha certeza, porém, de encapar o cabo e um pedaço do conector para os melhores resultados.

Protetor do cabo carregador com tubo termo retrátil

Usando tubos termo retráteis, seu cabo estará melhor protegido. Este material é barato, disponível em muitas cores, e pode ser facilmente encontrado em sua loja de materiais elétricos. Deslize o material sobre o cabo e aqueça-o com um secador de cabelo. Ele encolherá para caber em seu cabo e fornecer um bom reforço. Proteção extra você conseguirá ao envolver o cabo primeiro por uma mola de caneta, em seguida, usar o tubo sobre o cabo, indo até a base do conector.

Comprando um cabo reforçado para seu smartphone ou tablet

Você pode simplesmente evitar problemas e comprar um cabo reforçado pelo mesmo preço que um original. Existem toneladas de cabos reforçados no mercado que possuem características como cordões trançados de metal, fibras de Kevlar, múltiplas camadas de proteção, conectores melhor fabricados e muitas outras opções extravagantes. Pesquise se o cabo tem pelo menos um selo do INMETRO ou outro órgão de testes para garantir que seu dispositivo não será danificado.

Como você protege os cabos dos seus dispositivos? Que dicas daria para quem precisa proteger os cabos melhor?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)