Eu não sei se é só comigo, mas eu tenho uma pequena satisfação sempre que tenho meu telefone ou laptop totalmente carregado. Na outra extremidade do espectro, fico impaciente quando a bateria de qualquer um dos meus aparelhos eletrônicos está no vermelho e não há nenhum lugar que eu possa carregá-lo. Tenho certeza de que aconteceu com todo mundo antes, especialmente para aqueles que viajam com freqüência de terem que usar seus aparelhos e, naquele mesmo instante, a bateria acabava. A solução para isso é ter um carregador de bateria portátil ou power bank em mãos.

Será que vale a pena ter um carregador portátil ou power bank?

Eles vêm em todas as formas e tamanhos, com diferentes preços. Você pode querer algo leve e facilmente transportável, ou algo maior que possa carregar todos os seus dispositivos. Você pode inclusive não querer um carregador portátil, principalmente se você é uma pessoa que não está muito ligada com tecnologia.

Porém, o power bank também pode ser algo inútil mesmo para quem tem muitos gadgets. A exemplo, tenho um amigo que é um tanto consumista e comprou um carregador portátil com entrada para vários dispositivos. Ele raramente sai de casa, inclusive seu escritório está a menos de duas quadras de sua residência. Então, só os amigos que o visitam acabam usando o carregador.

Do outro lado, tenho um amigo que vive fora de casa, principalmente por causa de estudos, e mais de uma vez já teve problemas por conta de bateria de seu computador ou celular ter acabado. Mesmo assim, não comprou ainda um carregador portátil.

Você tem que pesar sua rotina, o tempo que fica longe de fontes de energia, quantos gadgets você tem e o quão importante é que eles sempre estejam carregados. Assim, você pode decidir se o carregador portátil/power bank é algo em que você pode investir, mas não sem antes saber mais algumas informações importantes.

Escolhendo o carregador portátil certo

não se esqueça que é muito importante escolher um carregador com os cabos necessários para conectar seus gadgets. (Foto: www.aliexpress.com)

Como faço para escolher um carregador portátil ou power bank?

A primeira coisa que quero perguntar é em quais situações você vai encontrar-se com estes carregadores. Você pode apenas precisar de um pouco de carga para o seu telefone para passar o dia, ou talvez você pode precisar de uma carga completa para tablets e notebooks. Neste ponto, apenas se torna um problema de matemática para o quanto de energia que você precisa.

A energia em um carregador de bateria portátil é tipicamente medida em miliampères (mAh), e estes dispositivos serão tipicamente descritos com um número dizendo como a sua capacidade da bateria. A saída de energia real pode ser inferior algumas vezes.

Outra coisa a considerar quando você carregar os seus gadgets é encontrar um carregador portátil que pode fornecer amperes mais elevados, ou seja, o fluxo de energia para os aparelhos. Senão, eles não serão carregados de forma correta.

Alguns carregadores portáteis também terá um cabo de carregamento destacável ligados a ele, de modo que você não precisa se preocupar em carregar fios para todos os lados.

Exemplo de compra de carregador portátil

Por exemplo, suponhamos que eu tenha um Samsung Galaxy S3 com uma bateria de 2,100mAh e um iPhone 5 de1,440mAh.  É lógico, então, que qualquer carregador portátil que você compra deve ter pelo menos tanta capacidade quanto o seu smartphone. Dessa forma, você pode recarregá-lo totalmente de um estado totalmente descarregada.

Agora, vamos dizer que eu também tenho um Kindle Fire HD e um alto-falante Bluetooth. O primeiro possui uma bateria 4,400mAh, enquanto o último usa 1,500mAh.

Supondo que você gostaria de ser capaz de recarregar todos os três dispositivos, você precisará de um carregador com uma bateria de 8,000mAh, lembrando que este carregador terá que ter diferentes cabos de energia para se conectar aos diferentes dispositivos.

Onde encontrar esses dados?

Se você não tem certeza do que bateria seu telefone, tablet ou outro gadget usa, você pode ser capaz de descobrir no site do fabricante na seção de especificações técnicas ou até mesmo na própria bateria do seu aparelho.

Qual o preço de um carregador portátil/power bank?

O preço varia, e muito. por questões de segurança, recomendamos que você fuja dos modelos xing ling e busque modelos mais caros mas de marcas reconhecidas. Lembre-se que quanto maior a capacidade, maior o preço também. Nossa dica sobre segurança é principalmente por conta dos vários casos de baterias explodindo, quase sempre relacionadas a modelos xing lings. Uma boa faixa de preço para encontrar custo/benefício está entre R$100 e R$200.

Considerações Finais

Quando for comprar um carregador portátil/power bank, lembre-se que você não precisa comprar um com uma capacidade absurda, apenas um que tenha o suficiente para manter seus aparelhos ligados e carregados por algum tempo até que você chegue à uma fonte de energia.

Você tem um carregador portátil/power bank? O que acha dele? Quais recomendações daria para quem quer comprar um?

3 comentários para “Carregador portátil ou Power Bank! Vale a pena ter um?”

  1. Eleonora Lima

    Achei muito interessante e útil este canal.
    Parabéns!

    Responder
  2. Luiz Antõnio Pereira da Silva

    Onde posso encontrar cabos para recarregar meu telefone Claro fixo marca Alcatel, sendo que por isso estou sem telefone há algum tempo perdendo negócios e contatos diariamente?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Luiz, provavelmente pela internet, em algum site de vendas online.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)