Nunca você ponderou por um momento como era estranho que ninguém se preocupava em perguntar-lhe qual é o modelo de telefone que ele estava usando quando pegou um carregador emprestado para usar, mesmo que tenha o mesmo conector? Raramente prestamos atenção nisso só pra dez minutos mais tarde, descobrir que esqueceu de verificar a voltagem do carregador e fritar o telefone.

Até poucos anos atrás, os variados carregadores e conectores levavam a este problema mais frequentemente do que as pessoas imaginam. A suposição geral por muitas pessoas é que se o conector se encaixa perfeitamente no conector de alimentação do telefone, então ele deve ser suficiente para carregar o telefone.

Este não é o caso.

No melhor dos casos, o carregador simplesmente não faz nada. Na pior das hipóteses, ele frita circuitos do telefone e danifica-o permanentemente.

Graças ao advento da USB, isso mudou. No entanto, ainda existem algumas coisas importantes que você deve ter em mente quando você está à procura de um carregador rápido e temporário para seu telefone, a carga da bateria do tablet de volta, notebook ou qualquer outro aparelho eletrônico que use carregadores.

Nem todos os carregadores são iguais

Há um monte de vezes em que seria bom entender exatamente como o carregamento realmente funciona. Assim, apenas como um exercício rápido, vamos fazer um teste rápido. Vá ao redor de sua casa e recolha o maior número daqueles mais recentes carregadores USB que você pode ter. Alguns podem ser alguma forma de mini-USB, ou você pode ter os carregadores USB para o seu tablet. Talvez você tenha alguns desses “carregadores inteligentes”, que você pode desconectar o cabo e inserir outros cabos USB nele. Reúna todos.

Agora, antes de eu colocar você para olhar os números reais sobre essas coisas, eu vou descrever o que estamos olhando. Anos atrás, havia uma variedade muito maior de carregadores para diferentes fabricantes. Todos tinham o seu próprio conector proprietário que você teve que comprar. Com sorte, você tinha um telefone que era comum o suficiente para que você possa encontrar o carregador em uma loja normal e com bons preços.

Cada um deles tinha sua própria classificação de tensão e corrente, com base nas especificações do fabricante do telefone. USB mudou tudo, porque os fabricantes finalmente normalizaram em duas ou três tomadas mini-USB, bem como as cabeças de comprimidas típicas de 30 pinos.

O advento dos carregadores USB

Esses novos carregadores USB todos carregam uma tensão especificação de saída padrão de 5V. Isso é ótimo, porque agora ninguém deve ser capaz de conectar um telefone com uma demanda menor de tensão e fritar o telefone, porque o telefone, se é mais recente, é provavelmente fabricado com base na tensão de entrada de 5V. No entanto, nem tudo está bem com o mundo ainda. Cada dispositivo tem suas próprias demandas atuais especiais.

Conectores diferentes para carregadores

Já imaginou se essa quantidade de conectores diferentes tivesse continuado? (Foto: www.ioffer.com)

As diferentes demandas atuais

Imagine os ampères (simbolizados como A em uma especificação técnica) como uma espécie de gerador de energia que só trabalha tão duro como ele tenha que trabalhar, a fim de fornecer a quantidade de “energia” que seu dispositivo precisa a qualquer momento. Imagine os volts (simbolizados por V nas especificações técnicas), como uma cachoeira de energia constante que nunca muda. Agora, vamos dar uma olhada nesses carregadores que você coletou.

Dê uma olhada nos rótulos sobre eles e procure a seção “SAÍDA/OUTPUT”. Acesse os diferentes números que você vê. Aqui estão três carregadores como exemplo:

  • Samsung: 5 Volts, 0,7 ampères;
  • Motorola: 5,1 Volts, 0,850 ampères;
  • Asus: 5 Volts, 2 ampères.

Como você pode ver, com os carregadores modernos, a cachoeira nunca muda, mas a capacidade de cada “motor” é diferente. Alguns carregadores só podem colocar a 0,5 ampères. Outros podem colocar para fora dois ampères ou mais.

Nos velhos carregadores, onde você pode acidentalmente ligar um carregador com uma grande tensão em um telefone com uma exigência de pequena voltagem, seria como tentar empurrar de forma demasiada energia através de um pequeno buraco.

Essa massa de energia iria explodir o buraco, o que é basicamente sobrecarregar o circuito e frita-lo. Agora que tudo é baseado em 5V, qual é o problema? Por que não podemos agora trocar os carregadores?

Usando o mesmo carregador para vários celulares e tablets

Bem, se você já tentou ligar um smartphone maior, com um carregador USB de um telefone menor, você provavelmente sabe que o smartphone não vai funcionar se você tentar usá-lo durante o carregamento. Isso ocorre porque um carregador de menor amperagem, 0,7 por exemplo, simplesmente não tem um motor de amperes poderoso o suficiente para fornecer a energia necessária por um dispositivo em pleno uso de maior amperagem, de 1,2 por exemplo.

No entanto, você poderia definitivamente ter o carregador de 2 ampères para o dispositivo maior e usá-lo para um dispositivo menor que só precisa de 0,7 ampères, porque esse carregador maior tem um motor que é poderoso o suficiente para alimentar todas as necessidades deste dispositivo, sem mais problemas.

Esta é a principal diferença entre tensão e corrente em carregadores. Quando essa etiqueta de classificação mostra uma tensão que é superior a do telefone, vai proporcionar a mesma tensão não importa o que, e você vai destruir o dispositivo. No entanto, quando essa classificação mostra uma amperagem maior do que o nível do telefone, nada vai dar errado. Isso ocorre porque o dispositivo “tira” os amplificadores do carregador que ele precisa. Ou seja, o carregador não irá bombear a amperagem nominal máxima para esse telefone.

Posso usar o mesmo carregador para vários celulares e tablets?

Assim, enquanto o carregador tablet é avaliado com a mesma tensão que o seu smartphone (nos dias de hoje, que vai ser de 5 volts), então vá em frente e carregue seu smartphone com ele.

Tenha em mente que o cabo importa muito. Os cabos USB que vieram com o seu telefone podem ligar no carregador intercambiável ​​do seu tablet, mas o cabo USB vai limitar a corrente entre 1 e 1,5 amperes. Se você tentar usar o cabo USB do seu telefone para carregar o seu tablet ou smartphone grande, ele pode não funcionar. Especialmente se você está fazendo algo com o smartphone que o obriga a exigir um maior consumo de corrente.

Outro erro que as pessoas fazem é supor que tudo pode ser conectado à porta USB do computador e carregar. A realidade é que a USB padrão em um laptop é de cerca de 0,5 ampères. Assim, muitos dispositivos vão realmente usar a mesma carga (ou mais) do que a porta USB pode fornecer, nunca carregando a bateria em tudo.

Considerações finais

O mundo da energia elétrica pode ser um pouco complicado. A relação entre tensão e corrente nem sempre é óbvia, e às vezes as pessoas tropeçam quando se usa certos carregadores que não têm de estar conectado a esses dispositivos eletrônicos maiores. A relação tensão (volts) e corrente (ampères) vale para qualquer carregador, mesmo os não USB.

Pelo menos agora você tem uma maneira de tentar solucionar problemas de carregadores em casa e na rua.

Você já teve problema com carregadores? Já fritou um celular ou outro aparelho? Eu já fritei o carregador de um Nintendo Wii de uma amiga e o meu ao esquecer que a voltagem do sul do Brasil é maior do que a do Sudeste. Contem também suas histórias aqui!

55 comentários para “Posso usar o mesmo carregador para vários celulares e tablets?”

  1. Tiago

    Ótimo Artigo. Obrigado.

  2. Martim

    Ótimo texto!

  3. Helena

    O carregador do meu telefone sem fio da marca vtech marca importada e meu tablet marca genesis posso usar o mesmo carregador, a luz acende do tablet mas não liga.sera que queimou. Me ajudem.

    • Equipe Telefones Celulares

      Helena,
      O ideal é utilizar o carregador que veio com o aparelho, modelo original.
      Em geral os carregadores dos celulares mais novos são todos de 5V. Alguns são 5.1, 5.2 ou até 5.4V.
      Pode parecer pouco mas para alguns aparelhos que esperam uma tensão de 5V, receber 5.4V pode ser acima da tolerância.

      E ainda tem a questão da corrente. Alguns carregadores não conseguem fornecer a corrente adequada e a tensão de saída pode cair, o que compromete a vida útil do sistema de carga da bateria.

  4. Ravena

    Conectei o tablet no carregador de um notebook. Ele nÃo liga mais fica uma luz tentando acender. Será que ainda tem concerto?

    • Equipe Telefones Celulares

      Provavelmente tem sim.
      Pode ter queimado o circuito de carga ou mesmo a proteção de sobre tensão da entrada de carregador do seu tablet.
      Qual a tensão do carregador de notebook? O daqui de casa é 18V, sendo que o tablet requer 5V!

  5. Raimundo

    Olá, gostei muito do seu texto, porém tenho uma dúvida referente seguinte tema: O carregador do meu smartphone, qual uso algumas vezes para carregar meu tablet, oferece uma corrente menor do que a exigida pelo tablet. Qual os efeitos disso no tablet e no carregador? Aquecimento, queima do carregador ou simplespemente nada? Obrigado pela atenção!

    • Equipe Telefones Celulares

      O carregador que fornece a corrente maior pode ser usado em um celular que exige uma corrente menor.

  6. Evandro Carlo

    Conectei o carregador do celular lg optimus L3 no tablet positivo, e a carga fica fixa, nem carrega ou descarrega, embora no visualizador de bateria do tablet afirma: carregando. O tablet é 5v=2, 2A. O que achas? Será que comprando um carregado universal funciona p/ o tablet positivo zx3020?

    • Equipe Telefones Celulares

      Evandro,

      Você deve usar um carregador que forneça exatamente a mesma tensão do carregador original.
      A corrente deve ser maior ou igual.
      Ex. Se o original era 5V, 1A o que você comprar precisa ser 5V 1A ou mais. O circuito de carga que existe dentro dos aparelhos é que controla a corrente que a carga irá puxar do carregador. Ele deve ser capaz de fornecer essa corrente. No caso, 1A ou mais.

  7. Elso

    Muito bom esse artigo me ajudou muito

    • Equipe Telefones Celulares

      Disponha! Estamos aqui para ajudar!

  8. Priscila Carvalho

    Olá tenho um smartphone Sansung o carregador é 5v e tenho um tablet Sansung tbm é de 5v eu usei o carregador do tablet no meu smartphone e carrega normalmente até mais rápido, mas usei o meu carregador no tablet, só que o meu smartphone não quer carregar com o meu carregador então mudei ambos os cabos e o meu cabo é que não quer funcionar pois o carregador com o cabo do tablet funciona, me ajude por favor o que pode ter acontecido?

    • Equipe Telefones Celulares

      Verifique no carregador se ele apresenta a mesma voltagem e dados para o tablet e para o celular. Poste aqui as informações e vamos fazer o possível para ajudar.

  9. Isa

    Deixei um carregador de um antigo Samsung Galaxy no trabalho. Durante a semana, até 20 pessoas chegam a usá-lo para diversos modelos diferentes de celular. Resultado após quase um ano de uso: pelo menos 5 celulares tiveram morte lenta. O meu está em estado terminal! =(

    • Equipe Telefones Celulares

      Leve a uma assistência técnica autorizada. Talvez seja um caso onde a recuperação é possível.

  10. Renato Oliveira

    Se eu usar um carregador usb com tensão de 5.0V e corrente de 850mA em um dispositivo de tensão 3.7 e ampere de 380mA.
    Irei danificar o dispositivo?

    • Equipe Telefones Celulares

      Sim Renato, é bem provável. Tanto a tensão quanto a amperagem estão muito mais altas do que o dispositivo suporta.

  11. Renato Oliveira

    Uma dúvida, quando me deparo com etiquetas de dispositivos dizendo Tensão 5v ou
    5.0v.Qual a diferença aqui, acho que é mesma coisa que 5v redondo tanto faz se tem um ponto com zero ou não é 5volts redondo.
    Por favor me corrija se eu estiver errado.

    • Equipe Telefones Celulares

      É a mesma coisa sim.

  12. Marilza

    Tenho um telefone e um tablet Samsung. Comecei a carregar meu fone com o carregador do tablet e agora ele não aceita o proprio carregador, fica horas e não carrega. Viciei ele?

    • Equipe Telefones Celulares

      Difícil dizer, Marilza. Leve seus aparelhos até uma assistência autorizada.

  13. Bruno

    Se eu utilizar uma fonte de 5v em uma bateria de 6v (Tensão menor do que o necessário) vai danificar?

    • Equipe Telefones Celulares

      Não, mas o seu aparelho vai demorar para carregar mais do que o normal.

  14. Rodrigo

    Tenho um J5 samsung e um tablet note 10.1 2014 edition…
    O carregador do tablet é 5v saída 1.8a e do celular 5v saída 1a. Minha pergunta é, posso usar o carregador do tablet no meu j5 sem prejuízos? O j5 puxará apenas o 1a que necessita pro carregamento? Obrigado desde já.

    • Equipe Telefones Celulares

      Se eles tiverem as mesmas especificações de corrente e tensão elétrica.

  15. Fabio

    Oi… Meu filho tem um tablet DL e a entrada para carrega-lo de 5v afundou e não estava mais carregando, ai conectei o carregador do meu smartphone usb e carrega normalmente, mas em relação c o tablet do meu outro filho que carrega na entrada correta d 5v parece que dura mais… É Impressão minha? E tem problema em carrega-lo no usb? Obrigado!

    • Equipe Telefones Celulares

      Não há problema, mas é recomendável consertar a entrada para poder voltar a carregar o tablet normalmente.

  16. Sthéfane

    Meu celular é motorola, e o adaptador do USB original estragou. Estou carregando usando o cabo USB do motorola e o adaptador da samsung. Existe alguma chance do celular estragar por isso?

    • Equipe Telefones Celulares

      Não, desde que tenham as mesmas especificações técnicas.

  17. Welbert

    Belo artigo! Bom, o meu carregador do moto G está carregando mas está demorando mais que o normal, gostaria de comprar um mais potente, poderia me dizer se esse da asus citado acima, pode ser usado no meu humilde Moto G?

    • Equipe Telefones Celulares

      Welbert, é melhor respeitar o tempo de carga do aparelho. Você pode estar assumindo um alto risco colocando um carregador mais potente no seu celular.

  18. Nataly

    Olá. Deixei meu carregador para uso de várias pessoas na loja. Agora queria meu carregar de volta. Se eu voltar a usar pode daniniciar meu celular?

    • Equipe Telefones Celulares

      Não, Nataly.

  19. Tadashi

    Excelente matéria, pena que ainda não largamente difundida entre as pessoas. Não sou técnico de eletrônica mas, é óbvio que muitas pessoas são levadas a enganação por pura inocência ou melhor dizendo falta de informação. Adquiri um Nokia Lumia 820 usado no OLX para minha esposa. No momento em que encontrei-me com a vendedora, esta havia esquecido de trazer o carregador que acompanhava o produto, para não ter que voltar a me encontrar com ela novamente, entramos num acordo de um desconto de 15, 00 e depois eu encontraria e compraria o carregador original. Fui em vários lugares e em todos, os vendedores garantiam que o produto “é” original… Enfim, resolvi entrar em contato com a pessoa que me vendeu o Lumia na esperança de comprar por 15, 00 o carregador que ela esqueceu de levar, qual foi minha surpresa quando ela respondeu-me no zap que havia se enganado e que o carregador não era original e sim 1 Samsung e outro LG. Desisti da compra e ainda tentei ainda alerta-la sobre o tema em questão, e adianta? Há muitas pessoas que acreditam que é universal… UNIVERSAL é o mini usb para a maioria dos aparelhos e isso não quer dizer que determinado carregador serve para todos os celulares… Enfim, esta difícil achar o carregador original do Lumia 820. Parabéns pela matéria.

  20. Junio Mariano de Lima

    Belo artigo.
    Tenho uma duvida. Estou fazendo um projeto onde um hardware precisa receber comunicação e alimentação via micro-usb do celular. Queria saber quantos de tensão e corrente o celular fornece. E se fornece, é de forma intermitente ou só quando programado no celular para isso?

  21. Ricardo

    Bom dia, eu tenho um lg g3…que suporta até 2 amperes no carregamento…gostaria de saber se posso carrega-lo com um carregador de tablet de 3 amperes…vai carregar mais rápido…? Vai danifica-no? E qual o tipo de problema meu celular pode ter.?…desde já obrigado…

    • Equipe Telefones Celulares

      Ricardo, é arriscado. Mantenha o carregador normal do aparelho.

  22. Bruna

    Meu celular está muito lendo para carregar, eu perdi meu carregador e estou usando já faz um bom tempo o carregador do nokia, e agora ele está demorando um pouco mais do normal para carregar!
    E eu coloco no carregador original do Samsung ele carrega mais rápido!
    Só que eu coloco para carregar a noite toda quando durmo!
    O que devo fazer?

    • Equipe Telefones Celulares

      Use sempre o carregador original

  23. Julio Cesar

    Acabei de comprar um carregador SAMSUNG e estava em dúvida na utilização em outro dispositivo, o artigo me esclareceu.

  24. Wallace

    Tenho um celular que a saída do carregador é 5.3v 2.0A, posso usar um com saída de 5v 2.0A?

    • Equipe Telefones Celulares

      Pode.

  25. Roberto

    Olá. Tenho um carregador com saída de 5, 0V = 1, 0 A
    Se usar um carregador com saída de 5, 0V mas com amperagem menor (0, 7A) vai carregar mais lentamente ou danificará o aparelho?

    • Equipe Telefones Celulares

      Vai carregar mais lentamente.

    • Rodrigo Neto

      Gostaria de aproveitar a pergunta do amigo, pois tenho um smartphone com as mesmas características citadas (5.0V ~ 1A), entretanto, gostaria de saber se eu posso ligá-lo a um carregador de 5.0V ~ 2A (ou mais) sem causar danos ao aparelho? O smartphone em questão é o Asus Zenfone Selfie. Obrigado!

      • Equipe Telefones Celulares

        Pode sim Rodrigo. Tome cuidado.

  26. Roberto

    Ok. Grato.

  27. Guilherme

    Muito boa a explicação… Há tempos pesquiso sobre… E esta matéria foi a que conseguiu deixar tudo mais claro para mim. Obrigado!

  28. Bianca

    Olá tenho um tablet Samsung tab3 no caso o carregador dele precisa ter 5v 2A se eu colocar um de 5v com amperagem maior danifica ou ele carrega mais rapido?

    • Equipe Telefones Celulares

      Pode danificar, Bianca.

  29. Marcal Filipe

    Eu comprei o galaxi j3, só que o carregador que veio com ele é de 1 A, mas gosto de carregar com o de 2 A que tenho, isso oferece algum dano físico ao meio aparelho?

    • Equipe Telefones Celulares

      Pode oferecer sim.

  30. Vagner

    Olá, boa tarde!
    O cabo USB do carregador do meu galaxy s5 quebrou, então estou usando o cabo USB do carregador de um moto g1. Tem algum problema? Ou o cabo não importa, apenas o carregador sendo o original do s5 está bom?

    • Equipe Telefones Celulares

      Sendo da mesma amperagem, não há problemas.