Você já esteve no seu computador, precisou acessar dados em um pen drive ou gravar áudio para um podcast ou um memorando fora de casa e pensou: “Gostaria que houvesse uma maneira que este computador Android no meu bolso pudesse acessar meus dispositivos USB? ” A boa notícia é que, para muitos dispositivos Android, pode. E o adaptador é surpreendentemente barato. Basta um cabo On-The-Go (OTG).

O que é um cabo OTG?

Um dos benefícios de um telefone Android é que o dispositivo funciona tanto como periférico quanto como host, o que significa que o telefone pode operar como uma unidade externa para transferir arquivos, mas também pode aceitar a entrada de um mouse USB, teclado ou unidade externa , Microfone USB e muitos outros dispositivos externos.

O que é um “periférico”?

Um periférico refere-se a qualquer dispositivo de entrada ou saída conectado ao computador fora da memória e do microprocessador. Inclui mouses, teclados, dispositivos de armazenamento, processadores e monitores de vídeo e áudio e câmeras, mas a lista é muito mais extensa. E aí, é possível usar todos os dispositivos no seu dispositivo.

A diferença entre o adaptador de pen drive para celular OTG e o USB normal

Se você é como eu, provavelmente já tentou usar um adaptador para conectar um dispositivo USB ao seu telefone sem alegria. Isso remonta à funcionalidade do telefone como host e periférico. Por padrão, o telefone atua como periférico, a menos que receba um sinal para entrar no modo host. Esse sinal é fornecido por um pino adicional no cabo OTG. Quando o telefone detecta esse pino, ele permite a conectividade com seus dispositivos USB.

Funcionamento dos cabos OTG

Entenda os usos para um cabo OTG e obtenha mais funcionalidades para seu dispositivo. (Foto: Coolblue)

OTG alimentado ou sem energia?

Embora existam vários fabricantes diferentes com cabos OTG no mercado, a funcionalidade deles é a mesma. A principal diferença nos cabos OTG para o Android é se eles estão energizados ou não. E essa diferença pode significar muito em termos do impacto da funcionalidade do seu equipamento e da duração da bateria do seu telefone.

Em termos de funcionalidade, alguns dispositivos requerem um pouco mais de energia para funcionar. Quando você conecta um dispositivo USB ao telefone ou computador, o dispositivo é alimentado por uma corrente de 5V fornecida pelo cabo USB. Quando esses dispositivos têm baixa amperagem, como mouse ou teclado, a porta do telefone geralmente fornece amperagem suficiente para interagir com eles sem energia. No entanto, um dispositivo que requer significativamente mais amperagem, como um microfone USB, pode exceder a corrente que o telefone pode fornecer, resultando em má qualidade ou não funcionando. Um cabo de alimentação, por outro lado, pode ser conectado a um carregador externo para fornecer energia ao dispositivo externo em uma amperagem capaz de alimentar o dispositivo USB.

Como mencionei acima, os periféricos externos consomem corrente. Isso significa que ter periféricos conectados ao telefone aumenta o consumo da bateria do telefone. E com dispositivos de maior potência, o dreno resultante pode ser substancial, levando horas de duração da bateria a alguns minutos. Um cabo OTG alimentado compensa isso fornecendo energia ao periférico, aliviando o consumo da bateria e, ao mesmo tempo, carregando o seu dispositivo Android. Se você estiver realmente em movimento, pode usar um carregador USB portátil para alimentar seu telefone e dispositivos externos.

Existe OTG para iOS?

Embora existam vários periféricos especificamente desenvolvidos ou em desenvolvimento para o iPhone e outros dispositivos iOS, o iOS atualmente não suporta OTG. Como tal, o iPhone não suporta a maioria dos dispositivos USB que não foram projetados especificamente para se conectar a ele. Vários dispositivos são suportados usando um cabo relâmpago com um dispositivo iOS.

No entanto, a funcionalidade de muitos dispositivos USB não é suportada e as unidades com grandes capacidades de memória podem exigir um hub externo.

Meu Android aceita OTG?

Não tem certeza se o seu telefone Android suporta OTG? Existe um aplicativo para isso. O USB OTG Checker Pro é um aplicativo gratuito e sem anúncios, disponível na loja de aplicativos do Google Play. Basta instalar o aplicativo, clique para verificar e o aplicativo informará se o seu telefone é compatível com OTG.

Então vá em frente! Conecte seu microfone USB ao seu telefone Android, ou seu pen drive, ou um hard drive externo. Obtenha áudio de alta qualidade do seu microfone USB para o seu aplicativo de gravação, Zoom ou suas ligações diárias! Conecte-se à sua unidade USB externa para transferir e fazer backup de arquivos! Edite com o mouse! Digite um artigo com o seu telefone! Tudo o que você precisa é de um telefone Android compatível com OTG, de um dispositivo USB e de um cabo OTG.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)