Reciclar telefones celulares. Eu desejo que este fosse o lema de todos nós para viver. Ao pesquisar para este artigo, me deparei com algumas sites oficiais da indústria móvel dos países ricos dedicados à reciclagem de telefones celulares antigos. Assim, sei que a mensagem está sendo enviada. Mas será que um aparelho pode encontrar o seu lugar em qualquer lugar que não seja o lixo? Eu espero que sim.

Encontrando uma utilidade para seu aparelho

Reciclagem de telefones celulares nunca foi tão fácil . Mas se você acha que há um pouco de vida que ainda resta naquela velha campainha, você ainda pode espremer um pouco de algo fora dele antes de entregá-lo a um programa de reciclagem. Use a criatividade dentro de você, e inspire-se um pouco.

Conectando sua casa com um celular antigo

Conectar sua casa não significa apenas deixar sua casa tecnológica. Significa também fazer com que tudo na sua casa seja devidamente utilizado e que você não tenha espaços mortos ou muito “lixo” espalhado. O importante é dar uma utilidade para tudo. E nessa hora, você também pode acabar conectando, tecnologicamente falando, toda sua casa.

Um Celular Antigo & Um objeto de arte

A primeira conexão de um celular antigo com sua casa pode ser feita através de uma obra de arte. Imagine usar o aparelho como uma luminária. Agora imagine que essa luminária possa ser ativada pelo som ou por um aplicativo em seu celular mais novo. Sim, é possível. Tudo que você precisará é de algum tempo, um pouco de conhecimento em programação e criatividade. Comunidades e sites na internet como o Instructables são excelentes para compartilhar ideias e descobrir como colocar seu projeto em prática.

Leve um celular velho para uma aventura

Ao ir para uma viagem de aventura com um novo smartphone pode resultar em dor severa, se você o colocar dentro da água ou deixá-lo cair por acidente. Quem tem piscina ou quintais grandes em casa, sabe que este é um risco constante.

Por isso, há aplicativos que podem transformar seu celular antigo em um telefone como qualquer outro na casa, sem a necessidade de utilizar um cartão SIM para isso. Você pode instalar o Skype, WhatsApp entre outros aplicativos de bate papo, conectando seu aparelho antigo ao Wi-Fi da sua casa e sem se preocupar tanto se o aparelho cai no chão ou dentro da sua piscina.

 

Use um telefone velho como instrumento de ensino para seus filhos

Crianças de hoje nascem em um mundo digital. Eu, pessoalmente, acho que as crianças devem ser incentivadas a ver os celulares como mais do que um dispositivo de mensagens de texto. Um uso simples para as crianças poderia ser usar um celular velho com câmera para coletar imagens de flores e folhas, pedras, ou até mesmo insetos e estudá-los mais tarde. As crianças podem usar aplicativos como o Google Goggles para identificar obras de arte e monumentos, entre outras coisas. Colocar alguns livros de áudio nos aparelhos antigos em MP3 pode também ser ótimo.

Se o velho telefone celular é um smartphone, então os aplicativos estão disponíveis em abundância que podem ajudar a reciclar o telefone móvel em uma ferramenta de estudo que não precisa ser uma grande dor de cabeça quanto ao estado de conservação. Há aplicativos também que podem transformar o aparelho antigo em um scanner. Por que então não pedir aos seus filhos para digitalizar os livros e fotos da casa?

Reutilizando celulares antigos

Mesmo um celular mais antigo pode ser reutilizado apenas para ligações de emergência, deixando todos os cômodos da casa conectados ao mundo exterior, caso algo ruim aconteça. (Foto: www.recyclingforcharities.com)

Use um telefone velho como uma webcam ou câmera remota

Um telefone antigo com uma câmera pode ser facilmente convertido em uma webcam com o tipo certo de app para a marca e modelo. Algumas das instruções mais simples seguem abaixo:

  • A solução Mobiola Web Cam está disponível para iPhone , BlackBerry, Windows Mobile ou Symbian (Nokia), mas não é gratuita;
  • Se você tem um iPhone, você pode ir para iWebCamera e usá-lo para bate-papo de vídeo pelo Skype ou qualquer outra coisa;
  • iCam: um streaming de webcam streamingpara iPhone que pode ser configurado em um iPhone descartado e usado como uma câmera de vigilância remota;
  • Usuários do Android podem buscar por IP Webcam, SmartCam e DroidCam como possíveis soluções de webcam alternativas. Todos são gratuitos e você pode seguir as instruções individuais para configurá-los.

Com algum conhecimento de programação, você mesmo pode acabar fazendo alguns aplicativos ou modificações para melhor conectar seu celular a sua casa.

Transforme seu aparelho em um mouse, teclado E controle remoto universal.

Você pode usar seu smartphone Android de idade e até mesmo um iPhone como um mouse móvel, controle remoto sem fio, teclado ou trackpad. Existem aplicativos em praticamente todas as App Stores para transformar aparelhos em mouses e teclados remotos, além de controles remotos universais.

Vale lembrar que alguns aparelhos irão precisar de um transmissor Infravermelho para poderem funcionar como controle remoto universal para televisores e outros eletrônicos.

Experimente, desmonte, adapte e crie

 

 

Há milhões de aplicativos que podem dar ao velho smartphones um sopro de vida. Eu pessoalmente uso o meu telefone antigo como uma câmera e bloco de notas. Em breve, ele vai ser transformado em uma “câmera de testa” para filmagens na minha oficina mecânica. Estou sempre tentando dar uma utilidade para ele.

Estes dias, li muito sobre o circuito Arduino e seus sensores. Quando tiver algum tempo, talvez use meus aparelhos antigos na fechadura da porta de casa como senha, conectando o Arduino ao meu aparelho. Mas esta é apenas uma ideia, que com um pouco de pesquisa já vi que foi realizada por algumas pessoas.

O limite aqui é sua criatividade. Talvez você tenha que gastar um pouco em alguns acessórios, mas garanto que vai valer a pena, além de impressionar bem suas visitas.

Qual é a sua ideia criativa para reciclar seu telefone móvel sem jogá-lo fora ou dá-lo para outra pessoa? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)