Um giroscópio de smartphone é um circuito eletrônico contido nos smartphones que fornece informações sobre a orientação do smartphone no espaço tridimensional. Os aplicativos usam os dados para executar funções no smartphone, como girar a tela e aplicar comandos de gesto como o gesto de agitação. Vamos entender melhor o giroscópio e saber como descobrir se seu dispositivo possui um.

O que é o giroscópio no celular?

Um giroscópio comum é uma roda giratória ou disco montado em uma moldura que pode girar em três dimensões. Quando o disco gira, a orientação não é afetada pela inclinação ou estrutura do quadro. Um exemplo simples de um giroscópio seria um pião, que funciona mais ou menos como um giroscópio.

Quando o pião gira rapidamente o suficiente, ele permanece em posição vertical e resiste a qualquer tentativa de cair. A física por trás disso é que o movimento giratório gera uma força externa que pode contrariar outras forças. Uma força é a gravidade, que quer puxar o pião para baixo, e se o pião começa a girar muito devagar, a gravidade se tornará mais forte do que a força gerada pela rotação. Uma vez que a força externa do disco de rotação puxa igualmente em todas as direções, a parte superior permanece equilibrada.

Pense em uma linha que atravessa o centro do pião enquanto gira. Esta linha é chamada de eixo, e neste caso, o eixo vertical. A superfície plana em que o pião está girando é o eixo horizontal. E a terceira dimensão é qualquer ângulo que o pião assume enquanto gira. Essas três dimensões compõem o que se chama orientação, que pode ser medida.

Se os três eixos possuíssem sensores de pressão, os sensores detectariam quando cada eixo estiver sendo deslocado para fora do alinhamento. Por exemplo, se reta para cima e para baixo é vertical, e inclinar ou balançar ela está fora do eixo vertical. Pense quando você coloca o seu smartphone em uma superfície plana e depois pega-o para segurá-lo ao ouvido para fazer ou atender um telefonema. O smartphone muda a orientação da superfície plana para algo diferente, dependendo da forma como o segura na mão.

Nossos corpos possuem sensores que fornecem informações de orientação para nossos cérebros. A orelha interna possui um sensor cheio de fluido que pode detectar a orientação, para que possamos andar sem cair. Nossos cérebros também usam nossa visão para fornecer informações de orientação e combinam esses sensores para calcular se estamos do lado direito, para cima, deitado ou parado em um ângulo. E os smartphones também podem usar esse tipo de informação em sua orientação.

Funcionamento do giroscópio

O giroscópio é um sensor dos smartphones que permitem sua localização em 3 dimensões. (Foto: Gadget Hacks)

Circuitos de giroscópio para celular

As informações de orientação para um smartphone usam um circuito que pode dizer onde o smartphone está nas três dimensões. Então, um circuito teve que ser inventado para medir essa informação e ser pequeno o suficiente para caber em um smartphone.

Os engenheiros eletrônicos sabiam que quando certos materiais tiverem corrente elétrica passando por eles, eles vibrarão. Se o material tiver a forma de raios que se projetem a partir de um ponto, os raios criam uma linha ao longo de um eixo. Os sensores de pressão ao longo dos raios podem detectar qualquer movimento e enviar essas informações para um circuito que coleciona toda a informação de todos os raios do sensor para criar uma visão tridimensional do sensor e, portanto, do smartphone.

Ao contrário de um giroscópio rotativo mecânico, este um giroscópio de raios vibrantes se presta muito bem à miniaturização para sistemas microeletromecânico. Esses circuitos incluem componentes eletrônicos e mecânicos e são miniaturizados, e é por isso que eles são circuitos microeletromecânicos. Esses componentes de estado sólido dão aos smartphones e outros dispositivos a capacidade de detectar quaisquer mudanças de rotação para si. O giroscópio do smartphone permite que o smartphone rotacione a tela para coincidir com a perspectiva do usuário ou para imitar a gravidade à medida que você gira e roda o seu smartphone. É também um circuito essencial no uso da realidade virtual

Como saber se o celular tem giroscópio?

Os giroscópios de smartphone tornam o smartphone um dispositivo de detecção melhor, pois pode dizer sua posição no espaço tridimensional para combinar com nossa posição humana. Como resultado, o smartphone se torna um dispositivo manual melhor e mais útil, pois “entende” a posição e como o estamos segurando.

Para saber se seu smartphone tem um giroscópio, há duas maneiras simples de descobrir. A primeira é acessando e digitando “(NOME DO SEU CELULAR) especificações técnicas”. Na ficha técnica, você deve procurar pelos sensores e ver se existe o giroscópio para seu modelo específico de smartphone. Outro método é baixar na loja de aplicativos um app de giroscópio ou de teste de sensores. Esses apps vão testar e mostrar seus sensores na tela, e ele vai mostrar se você tem ou não o giroscópio no seu aparelho.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)