Na medida em que mais e mais de nossas vidas se movimentam online, o número de senhas com as quais somos encarregados de manter continua a crescer. Pode ser difícil manter-se com uma variedade de nomes de usuários e combinações de senhas, mas os especialistas alertam contra o uso da mesma senha para os diferentes sites e dispositivos.

Com tantas senhas, manter uma lista é uma necessidade, mas mesmo isso é arriscado. Se essa lista cair nas mãos erradas, suas contas financeiras e arquivos de rede sensíveis serão comprometidos. Usando a tecnologia, os profissionais podem manter senhas seguras armazenadas em um local protegido, com apenas uma senha para lembrar. Aqui estão algumas opções de gerenciamento de senha que podem funcionar para suas necessidades

App para guardar senhas: LastPass

Um dos aplicativos de gerenciamento de senha mais populares é o LastPass, que é gratuito para a versão básica. Usando tecnologia de criptografia, o LastPass funciona como uma extensão em seu navegador, armazenando todas as senhas e perfis de compras online em um local. Você precisa fazer o login no LastPass cada vez que você inicia seu navegador e o aplicativo preenche as informações usando as informações que você armazenou nele. Para segurança extra no LastPass recomendamos a utilização de autenticação de dois fatores com qualquer serviço de gerenciamento de senha. A empresa também oferece contas premium que permitem usar os serviços em seus dispositivos móveis, entre outras coisas.

Guardando senhas

Com um app guardando suas senhas, fica mais fácil garantir que sua memória não falhe e armazenar senhas mais complexas e seguras. (Foto: NoIP)

Como guardar senhas de forma segura: o KeePass é uma outra opção!

Esta solução de código aberto funciona de forma semelhante ao LastPass, armazenando senhas em um cofre seguro. As senhas são as únicas coisas que o KeePass irá armazenar, no entanto, então você ainda será obrigado a inserir suas informações de pagamento quando estiver comprando. Você também será obrigado a inserir manualmente suas URLs, nomes de usuário e senhas no aplicativo, em vez de permitir que elas sejam capturadas automaticamente à medida que você navega na web.

O KeePass também usa criptografia para manter as senhas seguras. À medida que você cria senhas no banco de dados do KeePass, o software irá notificá-lo se a complexidade de uma senha precisa ser melhorada, permitindo que você faça isso no aplicativo. A partir de aplicativos de armazenamento baseados na nuvem, como o Dropbox ou uma unidade USB, o KeePass pode ser definido para ser executado em uma variedade de dispositivos.

Guardar senhas com segurança com o Norton Identity Safe

Com o nome bem conhecido da Norton por trás disso, a Identity Safe já possui uma vantagem com as pessoas que acreditam que é uma indicação de qualidade. O software é baixado para cada máquina, mas as senhas são armazenadas em um banco de dados baseado na nuvem. O produto pode ser carregado em uma variedade de dispositivos, com informações sincronizadas com todos os PCs, tablets e smartphones conectados à medida que eles mudam. Como o LastPass, o Norton Identity Safe captura as credenciais de um usuário enquanto ele ou ela navega de um site para outro. No entanto, o aplicativo não tem a capacidade de recomendar senhas ou gerar um relatório para que um usuário saiba quando as senhas são fracas. Além da criptografia, o produto também permite que você saiba quando o site que está visitando pode não ser seguro. Também disponível para smartphones e tablets.

RoboForm está entre os melhores gerenciadores de senhas

O RoboForm tem a capacidade de capturar e utilizar URLs, senhas e informações de compras. Existem alguns cliques extras com o RoboForm, enquanto outros gerenciadores de senhas visualizam automaticamente as informações e as preenchem, mas, de outra forma, esse produto funciona de maneira semelhante a outras ferramentas de senha. As informações de senha são armazenadas de forma segura, com a senha mestra nunca salva nos servidores da aplicação. Existem também opções de autenticação em 2 etapas disponíveis para usuários que gostariam de uma camada adicional de proteção. Disponível para várias plataformas, é um dos mais seguros no mercado.

Apps para guardar suas senhas: 1Password

1Password vai além de armazenar senhas e nomes de usuários para armazenar informações de pagamento de um usuário, senhas de rede, investimentos, anotações e muito mais. Os desenvolvedores deste aplicativo querem que ele seja um cofre para armazenar todos os dados que um usuário quer proteger. Um criador de ingredientes de senha permite que um usuário entre certos elementos favoritos que podem ser usados ​​para gerar automaticamente senhas complexas. 1Password pode ser usado em todos os dispositivos do usuário, com dados sincronizados entre todos eles.

Com tantas opções gratuitas, é bom que você não precise pagar a criptografia de senhas. No entanto, para recursos mais avançados, como a funcionalidade para empresas, vale a pena optar por uma versão paga para a conveniência de proteger todos os dispositivos da sua organização.

Quais desses apps vocês usam e recomendam? Quais nunca usariam?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)