A primeira versão do Chromecast foi lançada em 2013. Com um preço extremamente baixo, o produto do Google promete oferecer recursos de uma SmartTV até mesmo para modelos mais antigos que não tem conexão com a internet. Mas será que vale a pena comprar um dispositivo desses? Quais são as vantagens e desvantagens de ter um Chromecast? É exatamente isso que vamos tentar responder.

Configuração do Google Chromecast

A simplicidade de uso é provavelmente a melhor característica do Chromecast. Ele consiste em um produto um pouco maior do que um pen drive e que se conecta à porta HDMI da sua TV. A outra extremidade é conectada a uma fonte de energia como uma porta USB na sua TV ou uma tomada de parede. Em seguida, ele se conecta à sua internet sem fio. O Google tornou isso muito fácil, incluindo todos os cabos que você precisa, incluindo um extensor HDMI (caso o dongle não se encaixe entre outros dispositivos) e um cabo de alimentação de 1,5 m. Isso facilita muito na hora de conectar e até mesmo as pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico podem usar o dispositivo com facilidade.

Características do aparelho Chromecast

O Chromecast usa seu smartphone ou dispositivo como controle remoto. Por exemplo, se você quiser assistir a um filme da Netflix, acesse o aplicativo da Netflix, escolha um filme e pressione o botão “Transmitir” e a imagem será enviada para sua TV. Mas a melhor parte é que você pode usar o telefone para qualquer outra coisa. Você pode fazer uma ligação, colocar na fila o próximo vídeo, verificar seu e-mail, qualquer coisa. Como? Porque o Chromecast não faz stream de vídeos do seu dispositivo, pois ele se conecta direto à internet. Tudo o que o seu dispositivo faz é iniciar o processo, o que significa que não há consumo de bateria e nenhum uso de dados fora do seu plano de telefone.

Não termina aí. Qualquer dispositivo pode atuar como um controle remoto ao mesmo tempo. Se você tiver alguns amigos, é divertido usar seus telefones para enfileirar vídeos do YouTube, jogando-os na TV. É também possível fazer filas de músicas, imagens, e até de filmes com os apps certos.

A ampla compatibilidade do Chromecast é uma grande vantagem sobre os competidores, e o Chromecast funciona com PCs Android, iOS, Macs e Windows.

Por que usar o Chromecast

O Chromecast pode valer seu investimento para deixar seu televisor mais inteligente e para compartilhar conteúdo do seu smartphone ou tablet. (Foto: PCMag.com)

O que esperar do conteúdo para Chromecast?

A maior fraqueza do Chromecast é o pequeno número de canais e aplicativos que ele suporta. Lembre-se que o botão “Cast” você tem que pressionar? Apenas os aplicativos suportados tem isso no lado superior direito. Cada criador de aplicativos precisa codificá-lo em seus próprios aplicativos para que funcione com o Chromecast. Porém, com o tempo, cada vez mais apps vão aderindo ao Chromecast. E o melhor de tudo é que mesmo não sendo todos os apps compatíveis com o Chromecast, todos os que são já proporcionam horas e horas de entretenimento e diversão.

Espelhamento com o Chromecast

O Chromecast permite espelhar qualquer coisa que você pode colocar em uma guia do navegador Google Chrome diretamente na sua TV, contanto que você instale a extensão do Chromecast. Isso significa que você pode exibir qualquer página da Web que possa acessar pela Internet.  O Chrome também pode reproduzir vídeos, músicas e outros arquivos do seu computador. Para transmitir seus arquivos armazenados a partir do Chrome, pressione Ctrl + O no Windows ou Command + O em um Mac. Em seguida, abra o vídeo ou a música que você quer tocar..

Isso abre possibilidades interessantes para usos de apresentação em escritórios ou salas de aula também. No entanto, muitos usuários dizem que o espelhamento de arquivos ou vídeos grandes pode ser lento ou com bugs. A qualidade também depende da velocidade do seu computador e do modelo do Chromecast. Os modelos mais recentes permitem até o streaming em 4k, e isso tende a melhorar com cada nova geralção.

Preço para comprar o Chromecast do Google

O Chromecast é um dos dispositivos mais baratos para você comprar, custando menos de US$50 e entregando uma qualidade superior a muitos dos concorrentes. Seu preço e sua portabilidade são grandes atrativos, e pode esperar que essa popularidade ainda renda muitos frutos como novos aplicativos, interações, e usos para o Chromecast.

Vale a pena comprar um Chromecast?

Este é o consenso geral sobre o Chromecast: é uma excelente peça de tecnologia pelo preço pequeno que você paga. O Chromecast é uma ótima maneira de ampliar as funções da sua TV com rapidez e facilidade. Sua transmissão é perfeita e fácil. Seu design minimalista torna extremamente fácil para levá-lo a qualquer lugar.

Você já tem um Chromecast ou está querendo comprar um? O que te fez procurar esse aparelho?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)