Como deixar o YouTube em segundo plano no celular?

Escrito na categoria "Aplicativos para celular" por André M. Coelho.

O conteúdo do YouTube é tão variado que você pode encontrar desde tutoriais até programas de TV e até mesmo os últimos videoclipes. Você pode ter se deparado com uma situação em que queria ouvir o YouTube em segundo plano enquanto fazia outra coisa em seu smartphone. Ao fechar o aplicativo do YouTube, o vídeo não será mais reproduzido, mas há algumas soluções simples que permitem que você ouça um vídeo em segundo plano enquanto faz outra coisa. Siga estes passos simples e descubra como reproduzir o YouTube em segundo plano em dispositivos iOS e Android.

YouTube no segundo plano com YouTube Premium (Android, iOS)

O YouTube Premium é um serviço com base em assinatura que permite reproduzir conteúdo em segundo plano, assistir a programas originais exclusivos aos inscritos no YouTube Premium e evitar anúncios. Esse serviço ainda não está disponível no Brasil, mas você pode assiná-lo diretamente no aplicativo do YouTube usando um aplicativo de VPN, se quiser. Você também pode acessar o YouTube Premium assinando o Acesso ilimitado ao Google Play Música. Se você quiser ouvir música em segundo plano e não estiver inscrito no YouTube Premium, a música parará de ser reproduzida assim que você fechar o aplicativo. Então, se você quiser fazer isso usando o aplicativo oficial do YouTube, precisará se inscrever no programa pago do YouTube, usando o VPN para poder ter acesso ao Premium.

Como usar o youtube em segundo plano com o Opera Mini no iOS?

Em um iPhone ou iPad? Existe uma maneira de reproduzir vídeos do YouTube em segundo plano no iOS sem fazer o jailbreak do seu telefone. É tão fácil quanto reproduzir o vídeo no Opera Mini e depois fechá-lo depois que ele começa a ser reproduzido. Certifique-se de ir até a App Store e baixar o Opera Mini antes de prosseguir.

Passo

Inicie o Opera Mini como faria normalmente e vá para o site do YouTube.

Passo 2

Navegue até o vídeo que você deseja reproduzir em segundo plano.

Passo 3

No Opera Mini, toque no O vermelho no canto inferior direito, depois vá para Configurações -> Agente do Usuário/User Agent e selecione Área de Trabalho/Desktop. Pressione Concluído no canto superior direito quando terminar.

Passo 4

Reproduza o vídeo desejado no modo de área de trabalho e feche o navegador para voltar à tela inicial.

Passo 5

Deslize para cima na tela inicial para abrir o centro de controle e revelar o music player. Você pode precisar acessar o Centro de Controle deslizando a tela na parte superior direita da tela.

Passo 6

No controle de reprodução de música do Centro de Controle, você verá o vídeo do YouTube em pausa. Basta tocar e continuar a ouvir o seu vídeo como se o estivesse a ver no seu dispositivo.

Usar YouTube no fundo

Rode o YouTube no seu smartphone no fundo para ouvir músicas usando outros apps. (Foto: Tech ThaiVIsa)

Como ouvir YouTube no segundo plano com o Firefox e o Chromeno Android?

Reproduzir vídeos do YouTube em segundo plano no Android pode ser feito com o Firefox e o Google Chrome.

Passo 1

Inicie o Firefox ou o Chrome como você faria normalmente e acesse o site do YouTube.

Passo 2

Navegue até o vídeo que você deseja reproduzir em segundo plano.

Passo 3

Vá para o menu configurações tocando nos três pontos no canto superior direito da janela. Em seguida, toque em solicitar site da área de trabalho.

Passo 4

Comece a reproduzir o vídeo e pressione o botão Início para fechar o navegador. Se o vídeo parar de ser reproduzido durante o uso do Google Chrome, você também precisará desativar a barra de notificações e pressionar Reproduzir.

Reproduzindo vídeos com um app para Android

Temos que mencionar um aplicativo chamado Awesome Pop-up Video, juntamente com o seu equivalente premium, o último dos quais permite reproduzir vídeos com mais de 5 minutos de duração. Sugerimos verificar a versão gratuita do aplicativo primeiro, no entanto, para ver se você gosta do software. Ambas as versões do aplicativo funcionam da mesma maneira e reproduzirão o vídeo desejado em uma janela pop-up para que você possa fazer outras coisas enquanto o vídeo estiver sendo reproduzido.

Passo 1:

Acesse o site do YouTube usando qualquer navegador em seu smartphone Android.

Passo 2

Navegue até o vídeo que você deseja reproduzir em segundo plano e copie o endeço.

Passo 3

Cole o endereço no aplicativo e toque no ícone à direita.

Passo 4

Feche o aplicativo e seu vídeo aparecerá imediatamente em uma janela pop-up.

Modo picture-in-picture a partir do Android 8.0

O Android 8.0 Oreo, a versão mais recente do sistema operacional móvel do Google, suporta o modo picture-in-picture. Isso significa que, se você tiver o YouTube Premium e pressionar o botão “Início”, o vídeo continuará sendo reproduzido como uma janela flutuante, permitindo que você execute outra tarefa sem precisar parar de assistir. Você pode arrastar essa janela para qualquer lugar da tela e tocar nela para ampliá-la ou acessar os controles de reprodução.

Você pode verificar qual versão do Android você tem indo em Ajustes -> Sobre o telefone -> Versão do Android (pode variar no smartphone). Algumas fabricantes tem recursos para rodar mais de um app ao mesmo tempo, o que pode funcionar para seu dispositivo. Basta colocar o YouTube para funcionar e segurar o botão de troca de apps, que vai acionar o modo para mais de um app rodar ao mesmo tempo.

Tem outra sugestão para rodar o YouTube em segundo plano? Qual? Deixem nos comentários suas opções!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário