Plataforma concorrente do YouTube, quais são?

Escrito na categoria "Aplicativos para celular" por André M. Coelho.

O YouTube é o líder indiscutível entre os portais de vídeo e pode ser descrito com segurança como o líder da indústria: mais de um bilhão de usuários navegando no YouTube, o que é quase um terço de todos os usuários da Internet. Não há dúvidas sobre isso; a plataforma há muito é reconhecida como uma ferramenta de marketing eficaz.

Os vídeos podem ser enviados com apenas alguns cliques e podem ser facilmente incorporados em qualquer site externo usando códigos HTML gerados automaticamente. Sua variedade de recursos e facilidade de uso tornam difícil para os portais concorrentes entrarem no mercado, mas quais são as alternativas ao YouTube?

Algumas alternativas incluem serviços como Dailymotion, Vimeo, Twitch, Flickr e Metacafe, que oferecem aos usuários particulares e profissionais uma ampla gama de opções para postar ou visualizar conteúdo. Aqui está uma visão geral de cinco alternativas do YouTube e suas vantagens e desvantagens.

Dailymotion é uma plataforma concorrente do YouTube

Dailymotion é um portal de vídeos da França e atualmente é uma das melhores alternativas do YouTube. O Dailymotion se encontra geralmente em segundo lugar entre os portais de vídeos, atrás apenas do YouTube. A empresa estima seu número mundial de usuários em cerca de 300 milhões. 3,5 bilhões de vídeos são reproduzidos no Dailymotion a cada mês.

O Dailymotion ganha pontos com suas especificações de upload, tornando o portal particularmente adequado para uploaders exigentes: arquivos grandes são tão bem-vindos quanto a qualidade da imagem. A qualidade da compressão dos vídeos é muito boa, mantendo bem a qualidade original.

O layout é claro e intuitivo. A forma como os elementos são organizados é semelhante à de seu maior concorrente, o YouTube – qualquer pessoa que fizer a troca será facilmente capaz de se orientar. Incorporar e compartilhar vídeos em plataformas externas também é muito simples: apenas um clique e o código HTML é gerado automaticamente.

Existem ainda mais recursos para “parceiros”, pois não é apenas no YouTube que você pode ganhar dinheiro. Você também pode ganhar dinheiro com vídeos no Dailymotion, ajustar o player e supervisionar a receita com a ferramenta de análise. Isso torna o Dailymotion uma das melhores alternativas ao YouTube, especialmente para blogueiros que desejam disponibilizar seu conteúdo por meio de pagamento ou oferecer conteúdo premium separado. Se quiser usar a monetização do site do Dailymotion, você pode ativar seu site para permiti-lo ou incorporar um widget especial do provedor. Alguns parceiros notáveis ​​já fazem parte deste programa.

O Dailymotion oferece uma gama impressionante de aplicativos: a alternativa do YouTube é usada em muitas TVs inteligentes, decodificadores e Sony Playstation 4s, e pode ser visualizada confortavelmente no sofá. O serviço também pode ser usado por meio de aplicativos iOS, Android e Windows.

Vantagens

Desvantagens

Vimeo como alternativa de YouTube

O Vimeo é um serviço de vídeo americano lançado em 2004 e especializado em vídeos artisticamente ambiciosos. Portanto, não é surpreendente que o serviço tenha sido fundado por cineastas e diretores, que desejavam fornecer uma plataforma de distribuição para seus trabalhos. Por exemplo, muitos vídeos curtos impressionantes, documentários e até vídeos musicais podem ser encontrados nesta plataforma.

Se você está interessado em produção independente, o Vimeo oferece uma das alternativas da mais alta qualidade no YouTube. Vários sites de alto tráfego usam o Vimeo graças a qualidade de seus vídeos.

O Vimeo afirma ser uma plataforma de troca de mentes criativas, o que se reflete no site: aqui você pode ver os vídeos com curadoria, apresentados como uma galeria interativa. Assim, o serviço oferece a seus usuários uma estrutura generosa para uploads de vídeos de alta qualidade. A versão básica é gratuita e permite um upload limitado por semana. Com Vimeo Plus a quantidade aumenta por semana, sendo ainda maior com o Vimeo Pro, onde você também pode publicar curtas-metragens em resolução maior. Quando se trata de upload, quase não existem limitações, pelo menos não com contas profissionais. Apenas os dados da imagem são reduzidos automaticamente se um vídeo exceder o FPS máximo do site durante o upload.

A versão Pro permite adicionar três membros da equipe à sua conta, personalizar o player e vender conteúdo por vídeo sob demanda. 90% dos custos de transação são pagos ao criador. Há também um pacote extenso com várias ferramentas, programas de análise e uma interface de usuário totalmente livre de anúncios. Os fornecedores comerciais obtêm um maior espaço de armazenamento com o Vimeo Business sem restrição semanal. Até dez membros da equipe podem usar ferramentas de marketing e fluxo de trabalho com esse tipo de conta.

Além disso, há muitos tutoriais em vídeo localizados no centro de ajuda que fornecem suporte ao exportar dos programas de edição de vídeo mais populares incluindo QuickTime, Windows Live Movie Maker e iMovie. O Vimeo fala principalmente para cineastas profissionais, gerentes de marketing e artistas. Por sua vez, isso significa que muitos dos principais recursos dessa alternativa do YouTube precisam ser pagos.

Os usuários podem lucrar com o conteúdo inovador da versão gratuita e tirar o máximo proveito de vários aplicativos: o Vimeo também está disponível em sistemas operacionais móveis como Android, iOS e smartphones Windows. Além disso, o serviço pode ser usado em vários dispositivos em sua própria sala de estar, por exemplo, no Chromecast, Apple TV, Xbox 360 ou Smart TVs de fabricantes como Panasonic, Philips e Samsung. A comunidade competente do Vimeo está lá para fornecer ajuda útil e feedback valioso sobre uploads.

Vantagens

Desvantagens

Plataformas de vídeo

Diferentes plataformas de vídeo podem ser ótimas opções ao YouTube. (Imagem: Interactive Learning Costa Rica)

Twitch site de vídeos

Uma alternativa ao YouTube que é especialmente popular entre os jogadores é o Twitch, um portal de transmissão ao vivo que se concentra em videogames e e-sports. Twitch.tv ficou online como uma versão beta em 6 de junho de 2011 e já atrai milhões de espectadores por mês em outros milhões de canais. Em 2014, a Amazon adquiriu a empresa por US$970 milhões e, desde 2016, os clientes Amazon Prime podem aproveitar ao máximo o “Twitch Prime”. Este serviço oferece jogos e assinaturas grátis, loots de jogos e streaming sem anúncios. Desde 2015, o portal de vídeo organiza uma convenção anual chamada TwitchCon, que acontece em várias cidades dos EUA durante o outono.

Em essência, Twitch tem um conceito muito semelhante ao YouTube: o conteúdo é gratuito para todos. Ao se cadastrar gratuitamente por e-mail ou Facebook, os usuários podem acessar recursos adicionais, como adicionar amigos, a função de bate-papo ou seguir determinados canais – tudo isso contribui para o forte aspecto social do serviço. Todos os usuários registrados podem transmitir todo o conteúdo. Para quem não joga via PlayStation ou Xbox, tudo que você precisa é o software apropriado, como o software Open Broadcaster. Em 2016, foi lançada a função IRL, que permite aos usuários compartilhar momentos de suas próprias vidas e discuti-los com outros usuários. Uma afinidade com jogos não é necessária – o conteúdo gerado pelo usuário é o principal componente do Twitch, junto com os fluxos profissionais de grandes eventos de e-sport.

Além disso, canais profissionais e maiores têm a oportunidade de ganhar dinheiro por meio do programa de parceiro ou afiliado do Twitch. Para serem convidados, os streamers devem atender a certas condições: por exemplo, a atividade de streaming do usuário deve ser regular e deve haver um público fixo. Em troca, como um streamer no programa de afiliados, você tem a opção de oferecer diferentes pacotes de assinatura por uma taxa ou participar do programa de torcida. A torcida permite que os usuários comprem os chamados bits para apoiar seu canal favorito. O programa de afiliados oferece a chance de inserir anúncios, tornando o Twitch uma plataforma lucrativa para jogadores com conteúdo e ambições profissionais.

A principal diferença entre Twitch e YouTube se resume ao fato de que existem apenas vídeos ao vivo no Twitch, em oposição aos vídeos gravados no YouTube. Além disso, a maior parte do conteúdo gira em torno de jogos e e-sports. Para fãs dos jogos populares, o Twitch pode ser um verdadeiro tesouro, enquanto para aqueles que não gostam de jogos, a plataforma pode ser muito desinteressante.

Vantagens

Desvantagens

Metacafe para downloads e uploads

A plataforma de vídeos Metacafe foi fundada em 2012 como alternativa ao YouTube e ao Dailymotion, mas hoje é totalmente especializada na apresentação de pequenos clipes divertidos, um conceito que é particularmente bem recebido nos Estados Unidos. A comunidade de usuários predominantemente masculina gosta de conteúdo original com curadoria que varia de vídeos de gatos e truques de malabarismo a pegadinhas e quebra de veículos. Alguns milhões de usuários visitam a alternativa do YouTube de acordo com o site.

Os usuários têm a oportunidade de criar vídeos individuais, listas de reprodução e galerias de imagens. Todo o conteúdo é preparado de forma que você possa facilmente compartilhar, curtir e comentar em várias redes sociais com apenas um clique do mouse.

O site é financiado por publicidade e oferece conteúdo gerado pelo usuário, bem como conteúdo de parceiros de mídia profissionais. Os anunciantes têm a oportunidade de apresentar suas marcas e produtos em videoclipes de entretenimento. É mais adequado para anunciantes das áreas de entretenimento, alimentação, telecomunicações, eletrônicos domésticos e mobilidade automotiva.

Metacafe tenta se destacar das outras plataformas de vídeo, oferecendo upload ilimitado. A adesão é gratuita. O cadastro pode ser feito diretamente no site do Metacafe ou por meio de uma conta no Facebook. Para usuários do Android, existe um aplicativo disponível via Google Play.

Vantagens

Desvantagens

Flickr para vídeos

O Flickr possui milhões de usuários em dezenas de países diferentes. São milhões de fotos compartilhadas diariamente, acumulando ao longo do tempo em uma coleção impressionante de mais de bilhões de imagens, tornando-se uma alternativa popular do YouTube. Pode parecer surpreendente que o Flickr esteja incluído nesta lista, uma vez que é usado principalmente para compartilhar fotos. Desde o início de 2008, porém, é possível enviar vídeos de até 180 segundos de duração. Elas são conhecidas como ‘fotos longas’, por isso não podem ter mais de 3 minutos. Antes de enviar um vídeo, você precisa se inscrever para uma conta gratuita. Depois, você pode enviar seus vídeos da mesma forma que faria com uma foto. Os vídeos também podem ser enviados em qualidade HD e muitos formatos são aceitos. Os usuários básicos podem fazer upload de 2 vídeos por mês. As contas gratuitas vêm com 1 TB de memória e as contas profissionais oferecem memória ilimitada, sem anúncios e estatísticas detalhadas sobre o desempenho do seu conteúdo.

O Flickr pode não ter muitos recursos quando se trata de vídeos, mas os usuários têm acesso a uma base de usuários enorme e ativa, com potencial para ser visto por muitos.

Vantagens

Desvantagens

Qual a melhor alternativa ao YouTube?

A visão geral mostra que todas as cinco alternativas do YouTube em destaque encontraram seu nicho: enquanto o Dailymotion ainda é o mais próximo do princípio do YouTube, o Vimeo se distancia de seus concorrentes com seu conteúdo de alta qualidade e artisticamente ambicioso. O Flickr é principalmente para enviar e compartilhar fotos, mas agora se ramificou para permitir vídeos curtos.

Twitch se tornou um provedor de streaming para jogos e e-sports, e o Metacafe é especializado em clipes curtos de entretenimento. Todas as cinco alternativas do YouTube são boas em sua própria maneira e abordam diferentes grupos-alvo com diferentes estratégias. Muitos provedores deram o salto e agora estão disponíveis em dispositivos móveis e em gadgets nas salas de estar das pessoas – os aplicativos correspondentes são fornecidos por todos, mesmo que alguns recursos não sejam tão desenvolvidos quanto outros.

Dailymotion

Vimeo:

Twitch:

Flickr:

Metacafe:

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário