Está tendo problemas para obter um sinal WiFi sólido e confiável em algumas partes da sua casa? Um repetidor WiFi pode ser a solução para você.

Um repetidor ou extensor WiFi é usado para estender a área de cobertura da sua rede WiFi. Funciona recebendo o sinal WiFi existente, amplificando-o e transmitindo o sinal amplificado. Com um repetidor de WiFi, você pode dobrar efetivamente a área de cobertura da sua rede WiFi – alcançando cantos distantes da sua casa ou escritório, andares diferentes ou até mesmo estender a cobertura para o seu quintal.

Mas talvez um booster seja melhor do que o repetidor. E entender a diferença entre os diferentes componentes pode te ajudar a decidir qual o melhor.

WiFi booster, repetidor ou extensor?

Qual é a diferença entre um booster, repetidor ou extensor de WiFi? Os boosters ou amplificadores, repetidores e extensores de WiFi são basicamente a mesma coisa: dispositivos para melhorar a cobertura de WiFi.

Não há uma diferença claramente definida entre os dispositivos que os fabricantes descrevem como “repetidores” e os dispositivos descritos como “extensores”. No entanto, nem todos os extensores de WiFi funcionam exatamente da mesma maneira. Existem vários tipos diferentes de dispositivos disponíveis e, abaixo, pretendemos explicar quais são essas diferenças e como elas funcionam, para que você possa escolher o melhor repetidor de WiFi para as suas circunstâncias.

Problemas no sinal WiFi em alguns cantos da casa

Existem algumas soluções a serem testadas antes de optar por um extensor WiFi. O mais simples é tentar mudar a localização do seu roteador WiFi. Deve estar no local mais central possível. Se isso não ajudar (ou se mudar de local simplesmente não é prático), verifique se o seu roteador precisa ser atualizado. Se você tem um modelo mais antigo há muitos anos, pode ser o momento de fazer a atualização para um modelo mais poderoso.

Meu roteador é novo e está bem localizado, mas minha cobertura ainda não é confiável. O que fazer?

Ok, um extensor de WiFi pode ser a solução para você! Existem algumas opções diferentes. Um dos mais diretos é um kit ethernet de rede elétrica. O kit permite enviar seu sinal da Internet pelo circuito elétrico em sua casa ou escritório. Ele vem com 2 adaptadores; um se conecta a uma tomada perto do seu roteador atual e o outro no local em que você precisa de sinal. Conecte o primeiro ao seu roteador usando um cabo Ethernet e conecte o segundo a um dispositivo Ethernet (por exemplo, uma Smart TV ou console de jogos). O segundo adaptador também pode ser conectado a um roteador WiFi para uma segunda rede WiFi.

A grande vantagem dessa solução é que ela é rápida. Em primeiro lugar, é rápido de configurar. Você conecta e vai. Você pode tentar recriar o kit com dezenas de metros de cabos ethernet, mas isso envolve fazer furos nas paredes e passar cabos por toda a casa – e você não poderá desconectar e mover sua instalação com facilidade.

Em segundo lugar, é rápido em termos de largura de banda. Um extensor que usa WiFi geralmente verá alguma perda de velocidade. Como eles estão se comunicando com o roteador por WiFi, há uma grande queda de velocidade se o extensor falar com seus dispositivos na mesma banda que está usando para conversar com o roteador.

Existem maneiras de contornar isso, mas o kit ethernet por rede elétrica ignora todo o problema. Ao usar o circuito elétrico existente em sua casa, você cria um link do seu roteador WiFi para o seu dispositivo que é mais rápido que o WiFi e pode ser configurado em apenas alguns minutos.

Essa é uma solução particularmente ótima se, por exemplo, você tiver um console de jogos no porão que não está recebendo sinal suficientemente rápido ou confiável. O kit pode ser conectado diretamente à conexão Ethernet do console e conectado ao roteador em outra parte da casa.

Mas os adaptadores ethernet powerline não são para todos. A distância entre as tomadas pode afetar o desempenho, assim como o tipo de fiação existente em sua casa. Se um adaptador Ethernet de linha de força não for o ideal para você, recomendamos considerar um repetidor de WiFi.

Funcionamento de repetidor

Um repetidor pode ser usado para expandir o sinal por mais lugares na sua casa. (Foto: Actiontec.com)

Como funciona um repetidor WiFi?

Um repetidor de WiFi contém efetivamente dois roteadores sem fio, semelhantes ao roteador sem fio que você já possui em sua casa ou escritório. Um desses roteadores sem fio pega a rede Wi-Fi existente. Em seguida, transfere o sinal para o outro roteador sem fio, que transmite o sinal aumentado.

Como instalo um repetidor WiFi?

Repetidores WiFi são muito fáceis de instalar. Tudo o que você precisa fazer é colocar o repetidor em um local que possa receber sua rede WiFi existente e, em seguida, conectar a fonte de alimentação. Você pode fazer login no repetidor de WiFi através do seu computador e inserir os detalhes de login e a senha da sua rede WiFi existente, para permitir que o repetidor de WiFi se conecte e estenda.

Tem uma situação complicada como uma casa na piscina em seu jardim? Sem problemas! Existem repetidores WiFi à prova de intempéries, que podem ser colocados do lado de fora, aumentando o sinal em toda a sua propriedade. Este kit é muito flexível e pode ser movido facilmente. Por exemplo, se você estiver viajando para acampar e o acampamento tiver um sinal WiFi fraco, esse repetidor poderá ser fixado no teto da sua barraca para aumentar o sinal interno.

Meu laptop / dispositivo móvel alternará entre redes automaticamente? E a segurança?

Somente se você ficar totalmente fora do alcance da primeira rede. Um repetidor de WiFi cria uma segunda rede. Se sua primeira rede não estiver disponível, seu dispositivo se conectará à segunda. Mas em algumas partes da sua casa, seu dispositivo poderá detectar as duas redes ao mesmo tempo. Isso significa que, se você desejar mudar da rede original para a rede otimizada, será necessário desconectar e reconectar.

E o bom é que os repetidores de WiFi oferecem os mesmos níveis de segurança que os roteadores WiFi tradicionais (WEP, WPA, WPA2 etc.).

E a perda de velocidade de que falamos anteriormente?

Todos os repetidores de WiFi apresentam perda de velocidade, mas alguns são muito piores que outros. Os repetidores WiFi funcionam recebendo sinal sem fio e transmitindo-o novamente, mas os repetidores de banda única precisam receber e retransmitir cada pacote de dados usando o mesmo rádio no mesmo canal. Isso pode custar aos repetidores de banda única 50% de sua largura de banda.

Os repetidores de banda dupla resolvem isso conectando-se ao roteador em uma banda e emitindo um sinal WiFi na outra. Um extensor WiFi de banda dupla que usa a tecnologia FastLane para melhorar o desempenho usando as duas bandas de WiFi é uma boa opção. Um processador rápido também ajuda, permitindo a máxima taxa de transferência WiFi.

Um recurso final que ajuda a reduzir a perda de velocidade são os rádios duplos. Se o dispositivo tiver rádios duplos, ele poderá falar com o roteador principal nos canais inferiores e, em seguida, retransmitir nos canais superiores. Um repetidor inteligente de rádio duplo usa dois rádios WiFi. Um rádio WiFi recebe o sinal e o outro rádio retransmite o sinal amplificado.

Esse design inteligente permite que o sinal otimizado utilize um canal WiFi diferente, o que aumenta muito o desempenho em comparação com repetidores de rádio únicos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)