Se você juntar todos, provavelmente não há menos de um zilhão de aplicativos musicais diferentes na Google Play e na App Store. Assim, como usuário de smartphone, você tem acesso a praticamente qualquer tipo de programa de música imaginável, desde aplicativos de streaming de rádio na Internet, apps que fazem streaming das suas MP3s, aplicativos de discotecagem e muitos outros mais. Infelizmente, seu smartphone tem uma quantidade limitada de espaço. Você não pode fazer o download de todos os zilhões de aplicativos. Por isso, é importante saber escolher um bom app para suas necessidades.

Aplicativo para música: assinaturas, compras no app, e gratuidade

A maioria dos apps de música está disponível gratuitamente, mas muitos também apresentam compras no aplicativo ou serviços de assinatura mensal. Você pode assinar o serviço e ter acesso às músicas do serviço, podendo fazer listas de reprodução, escolher suas músicas favoritas, entre outros fatores. Alguns estão sincronizados com serviços de armazenamento na nuvem e possibilitam que você faça o upload de suas músicas para a internet e faça o streaming delas para o seu dispositivo. Em outros, você pode comprar álbuns e músicas separadamente para poder ouvir em seu dispositivo por streaming ou baixando a música.

Seja qual for a sua opção, praticamente todos os apps de música tem uma versão gratuita que possibilita o uso do app para tocar músicas localmente, de rádios, ou streaming. Note que essas versões gratuitas geralmente terão limitações, e é necessário entender isso para tirar o máximo de proveito dos apps.

Dito isso, damos abaixo algumas sugestões e dicas para que vocês escolham o melhor app de música para suas necessidades.

App para músicas: Google Play Music

O Google Play Music concede a você acesso total à sua coleção de músicas na nuvem. Conforme esperado para um aplicativo do Google, o design é limpo, com listas de reprodução selecionadas e estações de rádio personalizadas. E se você não estiver por perto, ainda poderá acessar suas músicas no site do Play Music. Uma assinatura oferece acesso ao enorme banco de dados de músicas do Google, estações de rádio personalizadas, recomendações inteligentes e o YouTube Red. Se você escolher a versão gratuita, ainda poderá enviar até 100.000 de suas próprias músicas para a nuvem do Google, e você não receberá anúncios enquanto ouve sua coleção.

Aplicativo de música: Apple Music

O Apple Music é o primeiro serviço de streaming de música da Apple e oferece acesso completo a qualquer música da biblioteca da Apple Music, não importa onde você esteja. O aplicativo bem projetado está disponível para Android e iOS, e embora o catálogo de mais de 45 milhões de músicas do serviço seja claramente o seu maior atrativo, ele também inclui uma série de listas de reprodução personalizadas, programas de rádio e afins. Existem valores de assinatura promocionais, e você também pode fazer o upload de 100.000 músicas para os servidores da Apple, mas, diferentemente do Play Music, não há uma opção gratuita.

App de música: YouTube Music

O YouTube Music é uma escolha estranha, pois permite que você ouça músicas do YouTube, mas com a tela desligada. Como no YouTube normal, você será interrompido por anúncios, mas poderá pagar por uma assinatura do YouTube Red se quiser ouvir sem anúncios. No entanto, se você tiver uma conta do YouTube Red, já terá acesso ao catálogo inteiro do Google Play Music, tornando o YouTube Music realmente útil apenas para os lançamentos extremamente obscuros que normalmente você só pode encontrar no YouTube.

Aplicativo para reconhecer música: Shazam

Definitivamente mais conhecido por suas habilidades de detecção de música, Shazam reconhece músicas e programas de televisão em questão de segundos, oferecendo opções de compra e letras. Também é um meio conveniente de transmitir as faixas quando elas são reconhecidas. Não é realmente um aplicativo de música independente, o Shazam funciona melhor ao lado de outro aplicativo de streaming e oferece a opção de abrir ou comprar a música na Amazon Music, Spotify, Apple Music e muito mais.

Aplicativo para streaming de música: Spotify

Um dos apps mais antigos e conhecidos, o Spotify continua sendo uma força enorme, com mais de 70 milhões de inscritos e mais de 30 milhões de faixas para tocar. O aplicativo para dispositivos móveis possui a mesma funcionalidade de seu equivalente na área de trabalho, permitindo que você transmita faixas únicas ou álbuns inteiros com a opção de criar listas de reprodução personalizadas. No entanto, uma conta gratuita leva você até certo ponto, e se você quiser tocar qualquer música, fazer o download para ouvir offline e ouvir sem anúncios, terá que desembolsar um dinheiro para a assinatura.

Aplicativo de música: Amazon Music

A Amazon pode ter chegado atrasada para a lista de apps de música, mas seu aplicativo de streaming é muito bom. Ele permite o acesso a várias músicas gratuitas e a toda a sua biblioteca do Cloud Player, incluindo músicas carregadas e aquelas que você comprou no site. O acesso à biblioteca completa é incluído apenas no Amazon Music Unlimited, o serviço de assinatura. O serviço é mais barato para os assinantes do Amazon Prime, que podem obter uma versão reduzida da assinatura completa com acesso a milhões de músicas gratuitamente.

App para música e vídeo: Vevo (grátis)

Embora não seja realmente um serviço de streaming de música completo, o Vevo ainda oferece uma seleção notável de vídeos musicais em seu aplicativo. Você pode criar playlists de gênero e transmitir apresentações musicais ao vivo, ou simplesmente navegar na seleção escolhida a dedo de vídeos e recomendações em HD da Vevo. Quando você se inscrever, será solicitado que você selecione seus gêneros musicais e artistas favoritos, e o aplicativo notificará você quando houver um novo videoclipe disponível a partir desses artistas. É improvável que você use um serviço de streaming, mas se você gosta de vídeos musicais, não há um aplicativo melhor.

Apps de música

Escolha um bom app de música e torne sua experiência musical muito melhor. (Foto: iGeeksBlog.com)

Apps de rádio: TuneIn Radio

Os dias de rádio pirata na internet já passaram, mas ainda há coisas boas por aí. TuneIn Radio concede-lhe acesso a mais de 120.000 estações de rádio ao vivo de todo o mundo. O aplicativo também oferece vários conteúdos locais, fornecendo transmissões sob demanda, incluindo esportes, notícias, talk shows, música e eventos atuais, entre outras ofertas.

Apps de música: Soundcloud

O Soundcloud é uma comunidade abrangente de músicos, bandas, podcasters e muito mais. O aplicativo mantém todas as características do site completo, permitindo que você pesquise novos artistas, ouça músicas no seu feed e até grave e publique seu próprio áudio. Ouvir é totalmente gratuito, e o SoundCloud Pro só é realmente útil para criadores de música, ganhando mais espaço de armazenamento para as músicas enviadas.

Aplicativos de música: Pandora

O Pandora é um dos pilares do fluxo contínuo, apesar de sua base de usuários cada vez menor. O serviço faz a curadoria de estações de rádio personalizadas usando algoritmos avançados com base em uma faixa ou artista específico, fornecendo sugestões de músicas para você que melhoram com o feedback. Basta inicializar o aplicativo e deixá-lo funcionando por você. Se você deseja uma experiência de rádio sem anúncios com pulos ilimitados e rádio offline, isso está disponível com uma assinatura mensal. A experiência Premium custa um pouco mais cara e permite que você escolha músicas únicas para ouvir.

Aplicativo de música: Tidal

Projetado para o aficionado por áudio, o Tidal possui mais de 25 milhões de faixas com a melhor qualidade possível, um modo offline, acesso rápido a videoclipes, sugestões personalizadas e entrevistas detalhadas com os artistas. O Tidal tem uma enorme quantidade de opções de assinatura, divididas em Premium para o serviço padrão e HiFi para faixas lossless (tipo de arquivo sem perda na qualidade). Há descontos disponíveis.

App de música: iHeartRadio

Cobrindo tudo, desde country e hip-hop até pop e notícias, o iHeartRadio facilita a transmissão de estações AM/FM ao vivo. Ele permite que você selecione músicas adequadas ao seu humor e construa sua própria estação personalizada a partir de um catálogo que atrai mais de 450.000 artistas diferentes. Se você quer mais controle sobre sua música, você pode obter o iHeartRadio Plus que permite salvar e reproduzir faixas, pular músicas sem limites e criar listas de reprodução personalizadas.

App de música: Qello Concerts

Às vezes, ouvir não é suficiente. O Qello Concerts permite que você o veja em ação, concedendo a você acesso sob demanda a shows completos e fascinantes documentários de grandes nomes da música. Para acessar o banco de dados, você pagar uma assinatura mensal ou anual, economizando um pouco mais nos planos anuais.

App de música com letras: Musixmatch

O Musixmatch possui o maior catálogo de letras do mundo, e seu aplicativo dedicado permite que você ouça músicas em sua biblioteca com letras sincronizadas, incluindo letras traduzidas para músicas em um idioma estrangeiro. Ele também permite pesquisar as letras das músicas, seja por título ou por letra, e ajuda a identificar a música em torno de você com um simples toque. Há um serviço que oferece acesso offline a letras e sem anúncios, e o aplicativo também é sincronizado com outros serviços de streaming para fornecer letras de músicas que são reproduzidas neles.

Aplicativo de rádio: Slacker Radio

Slacker Radio traz músicas curadas que você pode personalizar para se adequar ao seu próprio gosto. Você pode criar e compartilhar suas estações de música, e o aplicativo também dá acesso a notícias e esportes. Alguns recursos só são acessíveis por meio de uma assinatura. Uma assinatura Plus inclui a máxima qualidade de áudio a 320 kbps, escuta offline e ausência de anúncios. Uma assinatura Premium permite que você crie playlists, faça o download dessas playlists e salte para as partes favoritas de uma música.

Aplicativo para ouvir música: Deezer

O Deezer oferece uma biblioteca verdadeiramente grande de faixas. O recurso de fluxo do aplicativo aprende sobre seus tipos de música favoritas e, em seguida, cria uma mistura de músicas e artistas apenas para você. O Deezer Premium oferece acesso ilimitado a todas as músicas, reprodução off-line e sem anúncios. Se você quiser curtir a versão gratuita, estará restrito ao recurso Fluxo e será mixado no celular.

Aplicativo de música: Jango Radio

Um monte de aplicativos de streaming de música são gratuitos por um tempo e, em seguida, cobram uma taxa, mas o Jango é totalmente gratuito, sem custos ocultos. Você pode procurar músicas, explorar por categoria ou criar sua própria estação pesquisando por um artista. Há anúncios, mas são pequenos anúncios que aparecem apenas sob a capa do álbum e não são intrusivos. Você também pode compartilhar estações com seus amigos no Facebook e no Twitter.

Gostaram das dicas? Quais apps vocês mais gostam para ouvir música? Por que?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)