Todo mundo está falando sobre smartphones hoje em dia. Comprar um que seja de sua preferência pode ser um pouco difícil pois, afinal, há tantos modelos e marcas para escolher, tornando difícil saber quais as características e funcionalidades que melhor se adequam ao seu estilo de vida. Como você decide qual smartphone comprar? Este guia descreve os principais passos a tomar até a sua decisão.

Escolher smartphone por características: escolhendo as características essenciais

Pense sobre o que você quer de um smartphone. Você quer ouvir um monte de música ou assistir vídeo apenas? Você quer um aparelho que substitua parcialmente um notebook ou computador? Vai usar serviços de streaming ou prefere armazenar tudo na memória do aparelho? Quer jogar joguinhos com gráficos melhores no aparelho? Pretende tirar muitas fotos e fazer muitos vídeos? As respostas que você obter vão te orientar rumo às características que você mais precisa de um aparelho smartphone, como memória interna maior, um processador mais rápido, uma tela mais colorida ou maior, etc.

Como escolher um smartphone: a importância da câmera

Pense no quão importante é ter uma câmera em seu telefone. Se você leva a sério o hobby de fotografia ou filmagem, você pode preferir ter uma câmera de alta qualidade, dedicada e realmente tirar as melhores fotos e filmagens possíveis. Se você não tem interesse em tirar fotos ou fazer vídeos de alta qualidade, você pode não querer qualquer um. No entanto, pode ser uma boa ideia ter um celular com uma boa câmera para reduzir o peso de bolsas quando, por exemplo, você precisar carregar uma câmera para algum lugar, sendo que o smartphone pode substituir a câmera.

Escolhendo o smartphone certo para você

Escolher um smartphone não é uma tarefa difícil, mas vai demandar um pouco de planejamento e pesquisa da sua parte. (Foto: Mobile Orchestra)

O quão importante é o GPS para você?

O GPS é importante para você? Se você tem um terrível senso de direção, ser capaz de obter um mapa de onde você estiver em tempo real pode ser extremamente reconfortante, mas se você é um gênio de navegação, você pode sentir que você não precisa tanto disso. Como o GPS é padrão na grande maioria dos smartphones, o que você precisa pesquisar é a qualidade do rastreamento do GPS, que varia muito de smartphone para smartphone. Pesquise bem para não se decepcionar depois. Cogite, inclusive, a possibilidade de comprar um aparelho de GPS dedicado e um smartphone com um GPS que seja “ruinzinho”.

Smartphone mais fácil de usar: escolhendo o sistema operacional

Tem interesse em estender as capacidades do seu telefone, deixando sua vida mais fácil e prática? Então, o sistema operacional do aparelho é uma importante escolha. Analise a loja de aplicativos do sistema operacional, a disponibilidade desses apps, facilidade de uso, e se eles realmente adicionam novas funções a um smartphone ou se são redundantes em relação a funções pré existentes do aparelho.

Qual sua habilidade para digitar em um smartphone?

Você tem problemas com destreza digital? Se você tem algum problema nas suas mãos, dores nos dedos, tendinite, artrite, ou simplesmente não [e tão ágil com os dedos, se você quiser, você pode tem que considerar a obtenção de um telefone com um assistente de voz de qualidade. Basta pesquisar testes e comparar os demais assistentes para encontrar o melhor deles.

Smartphones fáceis de usar: é importante isso para você ou você prefere um aparelho mais técnico?

Alguns aparelhos tem uma interface bem mais fácil de usar e, por isso, se você está preocupado em obter um modelo com alta tecnologia, poderia não ser o ideal para você. Se você gosta de modificar pessoalmente e mexer com o seu telefone, personalizando sua experiência, você pode querer considerar um telefone que use um sistema operacional de código aberto.

Qual é o seu orçamento disponível?

Você quer todas as funções nas quais você está interessado, e está disposto a pagar o valor extra para eles? Um parcelamento de telefone pode ser muito barato, ou sair até gratuito dependendo do seu plano com a operadora. Pagar à vista pode sair mais barato do que comprar um aparelho em um plano, ou comprando e parcelando o smartphone em uma outra loja, e não com a operadora. Assim, dá pra economizar para investir um pouco mais nas funções extras que você quer para o aparelho.

É hora de comprar o seu smartphone

Basta ter em mente as características nas quais você está interessado e não se deixar influenciar pelos outros, ou pela promoção em um smartphone chique. Lembre-se de que as diferentes operadoras de telefonia tem preços diferentes, negocie com lojas físicas e online e assim, tente obter o melhor preço que puder pelo smartphone.

Como você decide qual smartphone comprar? Quais características são mais importantes para você? Compartilhe conosco!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)