Como identificar uma música?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Já ouviu uma ótima música e quis rastrear o nome dela para poder ouvi-la indefinidamente? Acho que todos nós passamos por esse dilema em que sabemos a letra de uma música, mas precisamos saber o nome para encontrá-lo de volta no futuro.

Com a tecnologia moderna, você sempre pode encontrar os nomes de uma música com base em melodias, letras, melodias, etc. Uma enorme quantidade de sites e aplicativos podem ser usados ​​para caçar essas músicas e identificar o nome da música com base nas letras, mas alguns são melhores do que outros.

Neste artigo, vou descrever algumas das minhas principais escolhas para aplicativos e sites para identificar músicas com base em tocá-las (ou mesmo cantá-las você mesmo!). Use alguns ou todos eles para encontrar 100% das músicas cujo nome você simplesmente não sabe!

Como identificar uma musica pelo Shazam?

O Shazam pode ser o mais conhecido de todos os aplicativos de identificação de música. Ele ainda tem um game show homônimo na América, chamado “Beat Shazam”! E este aplicativo foi desenvolvido tecnologicamente para fazer seu trabalho e fazê-lo bem.

O Shazam pode rastrear a música que você está procurando em segundos, dando-lhe a resposta à sua pergunta mais rápido do que alguns dos outros aplicativos encontre aquela música por aí. Como bônus, você tem a opção de comprar a música se ela realmente gostar.

Este aplicativo está disponível para praticamente todos os estilos de smartphone e pode rastrear até as músicas mais obscuras que são quase impossíveis de identificar de outra forma. Isso vai lhe poupar muito tempo e sofrimento. E enquanto outros aplicativos identificam músicas tão bem, Shazam é ​​uma excelente opção se você está procurando por um aplicativo de localização de músicas que não seja complicado.

O Shazam é ​​muito respeitado na indústria como uma das marcas fundadoras desta nova fronteira da tecnologia. E embora seu tempo no mercado o torne mais conhecido do que alguns de seus concorrentes, há muitas outras boas opções com recursos exclusivos também.

Prós:

Permite que você reproduza vídeos musicais para a música no YouTube.

Encontra músicas obscuras que, de outra forma, são difíceis de rastrear.

Identifica rapidamente a música para economizar seu tempo.

Contras:

Se você excluir o aplicativo, perderá os cookies e as memórias que criou por meio dele.

SoundHound para detectar música

Este aplicativo de identificação de música vai mais fundo na toca do coelho da confusão do que aplicativos concorrentes. Embora existam muitos aplicativos que podem encontrar a música que você está procurando rapidamente, o SoundHound tem o recurso único – e incrível – de ser capaz de encontrar uma música que você esteja cantarolando.

Então, da próxima vez que você estiver em uma festa e alguém lhe perguntar: “Você sabe como essa música se chama?” ou “Quem canta aquela música que vai …” seguido por um zumbido sério, você terá a resposta vencedora na ponta dos dedos!

Eu não posso exagerar o valor desse recurso de zumbido. Ele permite que você encontre uma música que você nem mesmo tem as informações do Google. SoundHound também pode identificar canções populares. Simplesmente toque a música em voz alta, deixe-a ouvir e você terá uma resposta rápida que normalmente acerta no alvo.

Esses tipos de aplicativos iriam impressionar as gerações anteriores e hoje eles estão disponíveis com o clique de um botão.

Prós:

Capaz de identificar as músicas que você toca.

Possui um dos recursos de programação mais robustos de qualquer aplicativo de identificação de música.

É capaz de identificar uma música apenas por ouvi-lo cantarolá-la.

Fornece atualizações sobre seus artistas preferidos.

Contras:

É conhecido por reproduzir anúncios com alguma frequência.

Identificação de música

Identifique as músicas com os aplicativos certos e não deixe mais de guardar suas músicas favoritas. (Foto: Hackinformer)

Google Assistant para buscar música pelo som

O Google tem várias plataformas que se enquadram na categoria de aplicativos de identificação de música. O Google Now está disponível como um recurso integrado no Android e reconhece facilmente as músicas mediante solicitação. Tudo o que você precisa fazer é dizer o comando correto, como “Nomeie esta música”, e você será informado dos detalhes. Infelizmente, esse aplicativo não vai te fazer muito bem se você estiver em um dispositivo Apple. Mas o recurso Google Assistant agora está disponível em ambas as plataformas.

O Google Assistente é composto por um aplicativo fácil de usar para iPhone e Android que permite identificar rapidamente aquelas músicas incômodas que você não consegue encontrar. Tudo o que você precisa fazer é clicar no recurso correspondente e deixar o aplicativo ouvir por um momento. Então, voila! Você tem sua resposta. Este aplicativo vem com a vantagem de contar com tecnologia apoiada pelo Google, uma das principais empresas de tecnologia de todos os tempos.

Este assistente de voz do Google cresceu a partir do Google Now, e você pode usá-lo não apenas para identificar músicas, mas para acionar outros aplicativos e dispositivos, fazer qualquer pergunta que desejar, planejar sua agenda e até mesmo realizar algumas tarefas domésticas. Ele pode pesquisar na Internet para você, programar alarmes e muito mais!

Prós:

Vários produtos do Google que podem ajudar na identificação de músicas, mas são mais acessíveis na iteração do Google Now conhecida como Google Assistant.

Ele é apoiado pela tecnologia e programação de alto nível do Google.

Funciona rapidamente e compreende um amplo catálogo de tópicos de pesquisa na Internet.

Contras:

A identificação de músicas não é a única função do Google Assistente.

Ele não tem tantos recursos exclusivos de localização de músicas quanto alguns outros aplicativos.

MusicID para identificar música pelo som

MusicID é um dos aplicativos de descoberta de música de trabalho mais rápido do mercado hoje. Em apenas alguns segundos, você receberá sua resposta sobre a música que procura. Na verdade, o aplicativo afirma que encontrará sua música em cinco segundos. Como alguns outros nesta lista, tem uma seleção profunda de músicas em seu banco de dados, incluindo algumas opções um tanto obscuras.

Quando você pergunta ao MusicID sobre uma música, ele também mostra algumas informações interessantes sobre o artista e a música para que você possa explorar mais a fundo, e é uma excelente maneira de expandir seu paladar musical. É uma excelente oportunidade para encontrar a música da sua vida, seguindo seus interesses até onde você quiser. A principal atração do MusicID é a capacidade de encontrar sua música com rapidez, o que pode ser útil quando você ouve apenas um verso de uma música ou tem um rápido vislumbre dela em vídeo. Pule as pesquisas exaustivas no YouTube e no Google e obtenha sua resposta com um único clique.

Prós:

Funciona em menos de cinco segundos.

Permite pesquisar por voz.

Permite que você exiba videoclipes também, oferecendo uma excelente representação visual de sua nova música.

Contras:

O aplicativo não é livre de anúncios e, como você sabe, esses anúncios podem ser irritantes.

Se eu tivesse que escolher apenas um aplicativo, seria o Shazam. Mas cada um tem um gosto diferente e necessidades diferentes.

Qual é o seu favorito? Como você usa o app?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário