Você quer saber quanto custa um celular. Essa pergunta é um pouco complicada de responder sem se saber alguns aspectos do aparelho: ele é usado ou novo? É um modelo de entrada, intermediário, ou topo de linha? Qual a memória de armazenamento dele? Qual o tamanho da tela? Responder a essas questões vai te dar uma visão melhor do custo de um smartphone. Mas acima de tudo, a primeira coisa que você precisa fazer é aprender a encaixar o smartphone perfeito no seu orçamento.

Quanto custa um celular?

Os custos de um smartphone estão diretamente relacionados aos seus componentes. Quanto melhores e mais modernos forem os componentes, mais caro será o smartphone.

Configurações básicas do smartphone

As especificações de um smartphone são muito semelhantes às especificações de um computador: o processador controla a velocidade com que o telefone “pensa”, a RAM (Random Access Memory) determina quanto o telefone pode pensar de uma vez e o espaço de armazenamento determina o quanto você pode guardar todos os seus aplicativos, músicas, jogos e outros arquivos. Quanto mais RAM, velocidade de processador e armazenamento interno, mais caro o aparelho.

Tela do smartphone

Além disso, é claro que você tem o tamanho e a resolução da tela. Estes afetam a nitidez das imagens e texto na tela, bem como a facilidade do telefone para segurar em uma mão. As opções para as mãos pequenas estão diminuindo em número, já que a tendência parece ser para telas maiores e maiores empurrando os telefones para mais perto do território dos tablets. Uma regra aqui é que quanto maior for a DPI da tela (dots per inch ou pontos por polegada), mais caro será o smartphone. Isso porque quando mais pontos por polegada, melhor a resolução do aparelho.

Câmera

Uma das especificações mais importantes para qualquer comprador de smartphones é a qualidade da câmera, que geralmente é listada em termos de megapixels (o tamanho das fotos) e tamanho da abertura ou número f (quanta luz o sensor permite). Mais megapixels e um menor número f normalmente significam melhores fotos, mas muitos fatores se combinam para determinar a qualidade de uma câmera de smartphone. Ao ponderar sua decisão de câmera, você também deve verificar as revisões profissionais, as análises de usuários e as fotos de amostra online, já que a qualidade da foto ou filmagem é uma escolha muito subjetiva.

Desempenho do smartphone

No entanto, a menos que você esteja indo para um orçamento muito baixo do mercado, ou para as especificações top de linha de smartphones, não importa muito o desempenho, pois eles fazer muito menos do que seu laptop. Qualquer telefone moderno pode rodar o Facebook e o Instagram, e você não precisa usar o hardware mais recente, a menos que queira que os jogos de ponta e os aplicativos intensivos, como os editores de vídeo e fotos, sejam executados em alta velocidade.

Adicionais para smartphones

Outros detalhes a serem observados são impermeabilização e proteção contra poeira, e se o telefone aceita um cartão de memória para expandir o armazenamento onboard (alguns aparelhos Android fazem isso, mas isso não está disponível em iPhones). Outro benefício para ficar de olho é o carregamento sem fio, pois muitos telefones agora oferecem esse recurso para maior conveniência. Quanto mais adicionais, mais caro o aparelho.

Bateria

Finalmente, a duração da bateria é outra consideração importante. O tamanho da bateria do telefone é medido em miliamperes horas mAh ou miliamperes, com um número maior significando maior carga. Mas é claro que muitos outros fatores, como o tamanho e a resolução da tela, afetarão a rapidez com que isso acontece. Mais uma vez, confira os comentários que você pode encontrar online e leve a vida da bateria citada pelo fabricante com uma boa dose de desconfiança. Quanto maior a bateria, mais caro o dispositivo.

Depois de definir esses critérios, vários sites comparadores de preços podem te dar os valores de smartphones com essas configurações. são centenas de opções para os mais diversos gostos.

Preço de smartphones

Escolha um celular que se encaixa no seu orçamento e obtenha o melhor pelo seu dinheiro. (Foto: Steemit)

Escolhendo o preço do celular

A consideração final, e talvez a mais importante para muitos de nós, é o preço. Uma maneira rápida de restringir suas escolhas para um novo telefone é simplesmente definir seu orçamento e ver o que está disponível em sua faixa de preço. E sempre há um dispositivo na sua faixa de preço.

Os telefones Android têm muito mais pontos de preço do que os iPhones. Além de seus telefones caros e emblemáticos, a maioria dos principais fabricantes de Android também oferece versões decentes e intermediárias para aqueles com um orçamento mais apertado ou com necessidades menos exigentes. Dito isso, a Apple oferece algumas opções ao lado do iPhone mais recente: eles costumam colocar o iPhone do ano anterior com um preço mais baixo.

Na maior parte, os telefones que custam apenas menos servirão tão bem quanto os que chegam aos milhares de reais, mas talvez você tenha que sacrificar alguma resolução de tela, qualidade da câmera ou velocidade de carregamento do aplicativo ao longo do caminho. Para os telefones da sua lista, confira algumas resenhas online profissionais para avaliar se você está obtendo ou não o valor certo para seu dinheiro.

É hora de pesquisar o preço de celular usado

Não se esqueça da opção recondicionada ou de segunda mão. Claro, você está adquirindo um aparelho que pode estar um pouco gasto, mas esses dispositivos normalmente funcionam tão bem quanto os novos, e as economias podem ser substanciais. Certifique-se de comprar de uma fonte respeitável e procure por extras como garantias para o seu equipamento recondicionado. Há vários sites que oferecem a venda de celulares usados e alguns tipos de garantia.

Buscando modelos mais antigos

Telefones mais antigos também são uma opção, pois quando novos aparelhos chegam, a geração anterior cai de preço, apesar de ainda serem aparelhos muito capazes. Compre telefones topo de linha do ano passado ou dos últimos 18 meses, e você pode se surpreender ao ver o que pode obter com um orçamento mais limitado.

Você também deve considerar o momento em que planeja comprar seu dispositivo. Caso contrário, seu aparelho novo e brilhante pode ser substituído dentro de algumas semanas.

A Apple geralmente lança novos iPhones em setembro e o Google lança seus aparelhos logo em seguida. A maioria dos outros fabricantes atualiza seus telefones em março, embora isso possa variar.

Então, quando você está de olho em um determinado telefone, verifique quando ele é iniciado. Se está chegando para o seu aniversário de um ano, talvez seja melhor esperar pela próxima versão.

Como vocês descobrem o preço de um smartphone? Qual a faixa de preço ideal para o que vocês precisam?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)