Há geralmente dois tipos de pessoas quando se trata de nova compra do telefone celular.

Os “early-adopters”

O primeiro tipo de gente sempre tem que ter o mais recente gadget, independentemente do preço de entrada. Isso parece uma maneira muito cara para manter-se com a mais recente tecnologia . Quando você cava mais fundo você vai descobrir que há um custo inicial de compra muito mais alto, pois um novo smartphone pode facilmente te deixar mais de R$2.000 mais pobre.

No entanto, quando um telefone mais recente sai com melhores especificações, você ainda pode vender o telefone original por um preço bastante elevado, se a condição do dispositivo é excelente. Você pode embolsar até 80% do preço de compra original quando da venda em um site de terceiros como o MercadoLivre ou OLX. Portanto, a melhor hora de comprar um novo telefone é sempre quando a versão mais recente vem à tona e, em seguida, vender imediatamente o antigo. Há empresas que ainda aceitam o telefone antigo para a troca pelo novo, principalmente aos clientes fiéis de operadoras.

Os caçadores de promoções

O segundo tipo de pessoas que compram um novo telefone pode ser categorizado como caçadores de promoções. Eles vão buscar por ocasiões especiais como as promoções de fim de ano/janeiro para maximizar a poupança. Você geralmente pode economizar muito mais durante estas férias do que qualquer outro dia do ano. É definitivamente o melhor momento para comprar um novo telefone e desfrutar da maior economia.

No entanto, você deve ter em mente só comprar um telefone que foi lançado recentemente, para não ficar desatualizado demais. Se você não pode esperar para o final do ano para aproveitar um bom negócio, há uma abundância de promoções de férias. Caso você tenha perdido todas essas vendas, você sempre pode encontrar cupons online que podem salvar extras em telefones e acessórios. Às vezes, você pode ser obrigado a comprar um telefone, juntamente com as promoções de acessórios.

Outra maneira de marcar pontos é procurar descontos. Acredite ou não , os varejistas e os fabricantes costumam oferecer-lhe o item de graça em seus sites.

Comprando smartphones na época certa

Seu dinheiro não veio fácil. Portanto, não deixe de descobrir quando pagar menos pelo seu smartphone para guardar seu dinheiro suado. (Foto: bluetoneblog.com)

Qual dos dois tipos de compradores está certo?

Nenhum dos dois está 100% certo. Nem 100% errados. Digamos que os dois argumentos de compra tem uma certa razão. Mas se você quer juntar o melhor dos dois, não ficar desatualizado com as tecnologias e ainda encontrar os melhores preços, você tem que prestar atenção no semestre do ano em que você está.

Por que comprar celulares no primeiro semestre do ano?

No primeiro semestre do ano temos a CES (Consumer Electronics Show), onde a grande maioria das empresas de tecnologia fazem seus lançamentos e apresentam o “futuro”. É também no primeiro semestre que a gigante do Android, a Samsung, apresenta seu celular topo de linha, o Galaxy S, aproximadamente em Abril. As outras empresas, tentando seguir e concorrer com a Samsung, fazem também seus lançamentos ou, melhor ainda, deixam mais baratos seus celulares, incluindo aqui os concorrentes que utilizam o Windows Phone.

É também no final do primeiro semestre que os iPhones e iPads tendem a ter uma queda de preço. Isso porque no fim do ano são lançados os novos modelos, substituindo os antigos por praticamente o mesmo preço dos antigos. Como há também uma grande pressão do Android no início do ano, algumas lojas tendem a dar promoções para seus aparelhos com iOS afim de aproveitar a busca por novos aparelhos.

Melhor ainda para quem opta comprar um aparelho que tenha sido lançado a um ano ou mais. Assim, aproveitam ainda maiores descontos. Quem quer comprar aparelhos lançados no segundo semestre do ano anterior poderá aproveitar menos descontos, mas terá um celular que irá durar por mais tempo.

Assim sendo, principalmente para os Windows Phone e Androids, nossa recomendação é que você passe o primeiro semestre pesquisando pelo celular certo para você. Ano passado comprei meu Galaxy Note 2 em janeiro com um desconto de cerca de R$400 no preço que estava no semestre anterior, após alguns meses de pesquisa. Valeu a pena esperar  ano que vem irei comprar um aparelho novo em janeiro, provavelmente o Galaxy Note 3, que estará mais barato pelo lançamento do Galaxy Note 4.

Acompanhe os modelos que você mais gosta. Pesquise. Pague à vista. Vai valer a pena e você terá um produto muito barato em mãos.

Quando você comprou seu smartphone? Pagou menos ou mais? Como conseguiu o desconto?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)