Perder contatos no smartphone pode acontecer por conta de uma falha no sistema, uma bateria que viciou, um celular que reiniciou no momento errado, uma lista de contatos que não teve o backup atualizado na nuvem. A lista é enorme. Ao invés de listar os motivos, é melhor listar logo as soluções para recuperar os contatos perdidos no seu celular.

Como recuperar contatos perdidos no Android?

Quando você exclui ou perde contatos acidentalmente em seu dispositivo Android, os contatos não são completamente apagado. Em vez disso, eles são mantidos em uma liceira temporária, aguardando a substituição por novos contatos. O mesmo acontece com qualquer arquivo que você deletar no seu smartphone ou tablet Android.

Para melhorar suas chances de recuperar contatos perdidos no seu dispositivo Android, é aconselhável que não usar seu aparelho assim que você perceber que não tem mais os contatos em sua lista.

Como recuperar contatos perdidos no Android

Todo contato deletado no Android vai para uma lixeira temporária, onde ele fica guardado até ser deletado definitivamente. (Foto: www.aiseesoft.com)

Baixe um programa para recuperar contatos perdidos no Android

Você precisará fazer o download do programa de recuperação de contatos Android em seu PC (Android Contacts Recovery). Este mesmo programa também pode ser usado para recuperar fotos e vídeos. Infelizmente não é compatível com todos os dispositivos Android.

Conecte seu dispositivo Android ao seu computador

Você precisa conectar seu dispositivo Android ao computador onde você baixou o programa, ativando a opção “depuração de USB” no seu Smartphone. Faça isso indo em configurações, aplicativos, toque em “Opções de programador” e, em seguida, assinale a opção “depuração de USB”.

Analise seu dispositivo Android

Usando o programa, pesquise seu dispositivo Android, e espere a análise completa do mesmo. Espere que o processo de pesquisa esteja concluído para então autorizar, quando o programa pedir autorização.

Visualizando e restaurando os contatos perdidos no Android

Assim que todo o aparelho for escaneado, ele vai começar a recuperar tudo que foi perdido. Você pode escolher o que deseja restaurar, incluindo mensagens SMS, guardando no computador e depois possibilitando a restauração para seu dispositivo Android.

Como recuperar contatos perdidos no iPhone?

Instale o programa de recuperação de dados para iPhone (iPhone data recovery program). Depois, conecte seu iPhone ao seu computador e clique no botão do modo de recuperação para pesquisar no seu iPhone ou iPad pelos contatos perdidos. Depois que a pesquisa terminar, o programa mostra uma lista de contatos e mensagens perdidas ou apagadas acidentalmente. Escolha os que você deseja restaurar e clique no botão recuperar.

Outras formas de recuperar contatos perdidos do celular

Se você já configurou sua conta do Google no celular (tanto Android quanto iOS), basta acessar o site do Google Contacts e provavelmente você terá todos os contatos que perdeu lá. Aí é só conectar seu smartphone a uma rede sem fio e sincronizar com sua conta Google, e seus contatos vão voltar novamente. Abra seu aplicativo de contatos do seu smartphone para garantir que ele está sincronizado com sua conta Google (abra o aplicativo e vá em configurações -> contas, geralmente).

Em iPhones você pode usar o iTunes para tentar recuperar os contatos do smartphone. Para isso, porém você terá que ter conectado seu iPhone anteriormente ao seu computador via iTunes, e feito o backup.

Vale lembrar: nenhum dos métodos garante que você vai recuperar todos os contatos e mensagens. Portanto, é sempre melhor manter seu celular sempre com um backup pronto, e as contas do Google, iTunes, e mais serviços sincronizados.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários! Estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)