Como se proteger contra vírus no WhatsApp?
WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais populares. Não é surpresa então que seja também um alvo popular para hacker e principalmente, vírus. Vale lembrar que muitas pessoas confundem vírus com qualquer outro tipo de golpe virtual, tais como golpes de pirâmides financeiras, phishing, entre outros. Mas vamos falar sobre esses golpes e vírus mais comuns no WhatsApp, e como se proteger deles!
Golpe no WhatsApp: mensagem de voz por email
Leia também
Muita gente começou a receber emails com um título parecido com “uma mensagem de áudio foi perdida. Leia abaixo o conteúdo”, ou algo semelhante. No email, vem um arquivo anexado, que pede para você baixar para ouvir um áudio perdido no WhatsApp.
O WhatsApp não manda mensagens para o seu email. Não há mensagens de áudio perdidas no WhatsApp. Quando uma mensagem não chega ao destinatário, ela simplesmente vai chegar mais tarde a quem tinha de recebê-la. Não tem essa de receber mensagem por email. Nunca abra essas mensagens, ou você vai acabar com um vírus no celular ou computador.
Vírus no WhatsApp a partir de imagens
Boa parte dos vírus e golpes que aparecem no WhatsApp já são conhecidos da internet. Um deles são as imagens que circulam, com mensagens aparentemente inofensivas. A imagem informa algo como “versão atualizada do WhatsApp, clique aqui”, ou “vá para o site yyyyy para ganhar uma promoção”. Todas essas opções são vírus, e não devem ser clicadas. Se você já clicou, é hora de se esforçar para tirar o vírus do celular.
Correntes falsas do WhatsApp
São correntes de informações, com e sem links, que compartilham informações para atrair o clique dos mais incautos. Geralmente envolvem coisas como doações para a caridade, doações de sangue e órgãos, doações para ONGs, entre outros. Não clique nesses links: use o site oficial das instituições, ou busque o contato direto das pessoas/empresas envolvidos no ato de caridade ou que estão em necessidade.
Links para pesquisas e promoções falsas no WhatsApp
Outra tentativa comum de golpe no WhatsApp é através de cupons falsos e pesquisas circularam através do WhatsApp. Cupons de desconto e pesquisas para serem respondidas, só se forem de fontes oficiais.
A dica principal, portanto: não clique em links que te passarem pelo WhatsApp. Com esse cuidado, você evita dores de cabeça com vírus que podem acabar com seu bom humor, e acabar te tornando uma vítima de um golpe.
Ficou alguma dúvida? Acha que pegou algum vírus de WhatsApp? Deixe nos comentários sua pergunta ou dúvida que estamos aqui para ajudar!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
O que acontece se eu desinstalar o WhatsApp?
Como usar o WhatsApp Web? 10 perguntas e respostas!
Não consigo gravar áudio no WhatsApp, o que fazer?
Meu Whatsapp está sem som, como resolver?