WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais populares. Não é surpresa então que seja também um alvo popular para hacker e principalmente, vírus. Vale lembrar que muitas pessoas confundem vírus com qualquer outro tipo de golpe virtual, tais como golpes de pirâmides financeiras, phishing, entre outros. Mas vamos falar sobre esses golpes e vírus mais comuns no WhatsApp, e como se proteger deles!

Golpe no WhatsApp: mensagem de voz por email

Muita gente começou a receber emails com um título parecido com “uma mensagem de áudio foi perdida. Leia abaixo o conteúdo”, ou algo semelhante. No email, vem um arquivo anexado, que pede para você baixar para ouvir um áudio perdido no WhatsApp.

O WhatsApp não manda mensagens para o seu email. Não há mensagens de áudio perdidas no WhatsApp. Quando uma mensagem não chega ao destinatário, ela simplesmente vai chegar mais tarde a quem tinha de recebê-la. Não tem essa de receber mensagem por email. Nunca abra essas mensagens, ou você vai acabar com um vírus no celular ou computador.

Vírus no WhatsApp

A popularidade do WhatsApp tornou dele um alvo para hackers e vírus. Todo cuidado é pouco para fugir desses riscos! (Foto: thehacktoday.com)

Vírus no WhatsApp a partir de imagens

Boa parte dos vírus e golpes que aparecem no WhatsApp já são conhecidos da internet. Um deles são as imagens que circulam, com mensagens aparentemente inofensivas. A imagem informa algo como “versão atualizada do WhatsApp, clique aqui”, ou “vá para o site yyyyy para ganhar uma promoção”. Todas essas opções são vírus, e não devem ser clicadas. Se você já clicou, é hora de se esforçar para tirar o vírus do celular.

Correntes falsas do WhatsApp

São correntes de informações, com e sem links, que compartilham informações para atrair o clique dos mais incautos. Geralmente envolvem coisas como doações para a caridade, doações de sangue e órgãos, doações para ONGs, entre outros. Não clique nesses links: use o site oficial das instituições, ou busque o contato direto das pessoas/empresas envolvidos no ato de caridade ou que estão em necessidade.

Links para pesquisas e promoções falsas no WhatsApp

Outra tentativa comum de golpe no WhatsApp é através de cupons falsos e pesquisas circularam através do WhatsApp. Cupons de desconto e pesquisas para serem respondidas, só se forem de fontes oficiais.

A dica principal, portanto: não clique em links que te passarem pelo WhatsApp. Com esse cuidado, você evita dores de cabeça com vírus que podem acabar com seu bom humor, e acabar te tornando uma vítima de um golpe.

Ficou alguma dúvida? Acha que pegou algum vírus de WhatsApp? Deixe nos comentários sua pergunta ou dúvida que estamos aqui para ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)