Gorilla Glass é um tipo de vidro fino e muito resistente que protege os telefones celulares, computadores portáteis e milhões de outros dispositivos eletrônicos portáteis. O Gorilla Glass é um produto da Corning, uma empresa especializada em vidros e cerâmica

Comparado com outros tipos de vidro, o Gorilla Glass é particularmente:

A dureza do Gorilla Glass é comparável à da safira, que é de 9 na escala de dureza de Mohs, usada para minerais. Vidro regular é muito mais suave, mais perto de um 7 na escala de Mohs. A nível de comparação, o diamante, material mais duro na face da terra, tem 10 na escala de dureza. O aumento da dureza significa que você é menos provável a arranhar o seu telefone, tela de TV, tablet, computador ou monitor no uso diário ou entrar em contato com outros itens, como chaves em seu bolso para smartphones.

Como o Gorilla Glass é feito

O vidro é composta por uma fina folha de álcali-silicato de alumínio. Ele é reforçado através de um processo de permuta de íons que obriga grandes íons para os espaços entre as moléculas na superfície do vidro. Especificamente, o vidro é colocado num banho de sal de potássio fundido a 400 ºC, o que obriga os íons de potássio a substituir os íons de sódio no vidro originalmente.

Os íons de potássio maiores ocupam mais espaço entre os outros átomos no vidro. À medida que o vidro arrefece, os átomos colados, produzem um elevado nível de tensão de compressão no vidro que ajuda a proteger a superfície contra danos mecânicos.

Corning e pesquisa de materiais

Constantemente a Corning está pesquisando novos materiais e podemos esperar cada vez mais resistentes vidros feitos por ela. (Foto: www.wired.com)

A invenção do Gorilla Glass

Gorilla Glass não é uma invenção nova. Na verdade, o vidro, originalmente chamado “Chemcor”, foi desenvolvido pela Corning em 1960. Naquela época, a sua aplicação prática só era para uso em carros de corrida, onde era necessário um forte e leve vidro.

Em 2006, Steve Jobs contatou Wendell Weeks, o CEO da Corning, buscando um vidro forte, resistente a riscos para o iPhone da Apple. Com o sucesso do iPhone, o vidro da Corning foi adotado para uso em vários dispositivos semelhantes.

Como saber se meu dispositivo tem o Gorilla Glass?

Há duas fontes possíveis para esta informação. A primeira fonte é diretamente no site da Corning, onde há uma lista completa de produtos com o Gorilla Glass. Outra forma é ir no site GSMArena, onde você pode procurar pelo seu modelo específico de telefone e saber se seu modelo usa o Gorilla Glass. Há alguns modelos de aparelhos que tem mais de uma versão e uma delas pode não ter o Gorilla Glass. Vale a pena uma checada nos dois sites.

Considerações finais

A cada ano, a Corning evolui com seu Gorilla Glass, conseguindo torná-lo mais fino e mais resistente ainda. É de se pensar que nas suas próxima iterações, ele provavelmente também terá características regenerativas, ou seja, uma forma de “tapar” os arranhões. Vamos ver aonde a Corning irá chegar com esta maravilha tecnológica.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)