Como saber se meu celular tem mesmo o Gorilla Glass?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Gorilla Glass é um tipo de vidro fino e muito resistente que protege os telefones celulares, computadores portáteis e milhões de outros dispositivos eletrônicos portáteis. O Gorilla Glass é um produto da Corning, uma empresa especializada em vidros e cerâmica

Comparado com outros tipos de vidro, o Gorilla Glass é particularmente:

A dureza do Gorilla Glass é comparável à da safira, que é de 9 na escala de dureza de Mohs, usada para minerais. Vidro regular é muito mais suave, mais perto de um 7 na escala de Mohs. A nível de comparação, o diamante, material mais duro na face da terra, tem 10 na escala de dureza. O aumento da dureza significa que você é menos provável a arranhar o seu telefone, tela de TV, tablet, computador ou monitor no uso diário ou entrar em contato com outros itens, como chaves em seu bolso para smartphones.

Como o Gorilla Glass é feito

O vidro é composta por uma fina folha de álcali-silicato de alumínio. Ele é reforçado através de um processo de permuta de íons que obriga grandes íons para os espaços entre as moléculas na superfície do vidro. Especificamente, o vidro é colocado num banho de sal de potássio fundido a 400 ºC, o que obriga os íons de potássio a substituir os íons de sódio no vidro originalmente.

Os íons de potássio maiores ocupam mais espaço entre os outros átomos no vidro. À medida que o vidro arrefece, os átomos colados, produzem um elevado nível de tensão de compressão no vidro que ajuda a proteger a superfície contra danos mecânicos.

Corning e pesquisa de materiais

Constantemente a Corning está pesquisando novos materiais e podemos esperar cada vez mais resistentes vidros feitos por ela. (Foto: www.wired.com)

A invenção do Gorilla Glass

Gorilla Glass não é uma invenção nova. Na verdade, o vidro, originalmente chamado “Chemcor”, foi desenvolvido pela Corning em 1960. Naquela época, a sua aplicação prática só era para uso em carros de corrida, onde era necessário um forte e leve vidro.

Em 2006, Steve Jobs contatou Wendell Weeks, o CEO da Corning, buscando um vidro forte, resistente a riscos para o iPhone da Apple. Com o sucesso do iPhone, o vidro da Corning foi adotado para uso em vários dispositivos semelhantes.

Como saber se meu dispositivo tem o Gorilla Glass?

Há duas fontes possíveis para esta informação. A primeira fonte é diretamente no site da Corning, onde há uma lista completa de produtos com o Gorilla Glass. Outra forma é ir no site GSMArena, onde você pode procurar pelo seu modelo específico de telefone e saber se seu modelo usa o Gorilla Glass. Há alguns modelos de aparelhos que tem mais de uma versão e uma delas pode não ter o Gorilla Glass. Vale a pena uma checada nos dois sites.

Considerações finais

A cada ano, a Corning evolui com seu Gorilla Glass, conseguindo torná-lo mais fino e mais resistente ainda. É de se pensar que nas suas próxima iterações, ele provavelmente também terá características regenerativas, ou seja, uma forma de “tapar” os arranhões. Vamos ver aonde a Corning irá chegar com esta maravilha tecnológica.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário