O VNC é um programa muito utilizado para suporte remoto. Várias ferramentas de suporte remoto gratuitas ou pagas são baseadas no VNC e suas variantes e agora existe também um servidor VNC que você pode rodar no seu telefone Android.

Usando o droid VNC server você consegue usar o seu telefone Android a partir do computador, pelo teclado e mouse. É excelente para testes de programas, instalação de aplicativos ou outras tarefas que sejam mais fáceis fazer pelo PC do que pela tela do aparelho.

Primeiro você instala do droid VNC server que exige que seu telefone Android seja rooteado. Após isto o programa irá solicitar as permissões de superusuário e você deverá permitir. Pronto! O seu Android é agora um servidor de VNC e você pode acessá-lo usando qualquer cliente VNC.

Pensei em fazer um vídeo explicando o funcionamento mas encontrei um vídeo no Youtube no mesmo estilo do que eu iria gravar. O vídeo abaixo mostra um telefone Android sendo controlado a partir do computador, através do VNC. A tela do telefone é vista no PC e comandos de teclado e mouse são recebidos pelo aparelho. Da mesma forma caso você use o aparelho tocando na tela ou nos botões você verá no PC o resultado. É exatamente como ocorre numa sessão de suporte remoto usando o VNC entre dois computadores.

 

Uma grande utilidade que encontrei para o VNC server no Android é fazer apresentações de ferramentas e apps no telefone para uma platéia, por exemplo. Você pode ficar com o telefone nas mãos, usando-o normalmente e todos podem ver a tela do aparelho ser projetada através do computador. Bem simples, gratuito e cumpre o que promete. Só é um pouco lento quando há muitas animações na tela.

Controlar Android pelo computador

Controle seu Android pelo PC

As teclas que imitam os botões do Android no teclado do computador através do droid VNC Server são as seguintes:

  • Tecla “Voltar” do Android: ESC
  • Tecla “Home” do Androi: Home
  • Tecla “Menu” do Android: Page Up
  • Tecla “Desligar” do Android: End
  • Os direcionais do teclado também funcionam normalmente

Apesar do site oficial da aplicação informar que não funciona no Milestone, testei no Motorola Milestone com Android 2.3.7, o CyanogenMod 7 e funcionou perfeitamente.

2 comentários para “Controle seu telefone Android pelo computador usando o VNC”

  1. Victor Dias Braulio

    Obrigado pela dica, muito interessante =D

    Responder
  2. Rafael

    Olá amigo adorei o programa mas estou tendo um problema
    Consigo conectar mas a tela fica preta se eu clico em algo funciona mas não achergo nada. Existe alguma solução para isto? Quero controlar um galaxy ace

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)