Um cartão SD é um pequeno meio de armazenamento eletrônico usado por uma infinidade de dispositivos de armazenamento, incluindo smartphones, dispositivos de jogos, filmadoras, câmeras e até mesmo computadores de placa única.

Existem três tamanhos comumente usados ​​de cartão SD:

  • Normal
  • Mini
  • Micro

E tudo começa no seu computador ou dispositivo eletrônico.

Insira o cartão SD no seu computador ou aparelho eletrônico

A maioria dos computadores e eletrônicos modernos tem um slot para cartão SD em algum lugar na lateral do computador. O slot geralmente é projetado para ser do mesmo tamanho que um cartão SD normal e, portanto, cartões micro e mini SD precisam ser inseridos em um adaptador de cartão SD para inseri-los no computador.

É possível obter um adaptador de cartão SD que aceita cartões Mini SD e, por sua vez, um adaptador Mini SD que aceita cartões micro SD.

Se o seu computador não tiver um slot para cartão SD, você precisará usar um leitor de cartão SD. Existem centenas destes disponíveis no mercado e eles vêm em diferentes formas e tamanhos.

Com um leitor de cartão SD, basta inserir o cartão SD no leitor e, em seguida, conectá-lo à porta USB do computador.

No caso de eletrônicos, você deve encontrar a entrada do cartão SD para poder inseri-lo corretamente. O manual poderá te ajudar nisso.

Como formatar o cartão SD?

A forma como você formata um cartão SD é a mesma há vários anos e essas instruções são para todas as versões do Windows.

A maneira mais fácil de formatar um cartão SD usando o Windows

A maneira mais fácil de formatar um cartão SD é a seguinte:

Abra o Windows Explorer.

Encontre a letra da unidade para o seu cartão SD.

Clique com o botão direito do mouse e, quando o menu aparecer, clique em Formatar.

A tela Formatar aparecerá agora.

O sistema de arquivos padrão para FAT32, que é bom para cartões SD menores, mas para cartões maiores (64 gigabytes e para cima), você deve escolher exFAT.

Você pode dar um nome à unidade formatada inserindo-a no Rótulo do volume.

Finalmente, clique no botão Iniciar.

Um aviso aparecerá informando que todos os dados na unidade serão apagados.

Clique em OK para continuar.

Neste ponto, sua unidade deve estar formatada corretamente.

Como formatar cartões SD protegidos contra gravação?

Às vezes, ao tentar formatar um cartão SD, você receberá um erro informando que está protegido contra gravação.

A primeira coisa a verificar é se o pequeno separador está definido no próprio cartão SD. Remova o cartão SD do computador (ou do leitor de cartão SD).

Olhe para a borda e você verá uma pequena aba que pode ser movida para cima e para baixo. Mova a aba na posição oposta (ou seja, se estiver levantada, mova-a para baixo e, se estiver abaixada, mova-a para cima).

Reinsira o cartão SD e tente formatar o cartão SD novamente.

Se esta etapa falhar ou não houver nenhuma guia no cartão SD, siga estas instruções:

Se você estiver usando o Windows 8 e superior, clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar e clique em Prompt de comando (Admin).

Se você estiver usando o XP, o Vista ou o Windows 7, pressione o botão Iniciar e clique com o botão direito do mouse na opção Prompt de Comando e escolha Executar como administrador. Talvez seja necessário navegar pelos menus para encontrar o ícone do prompt de comando.

Digite diskpart.

Digite list disk.

Uma lista de todos os discos disponíveis no seu computador será exibida. Anote o número do disco que se parece com o mesmo tamanho do cartão SD que você está formatando.

Digite select disk n (onde n é o número do disco do cartão SD).

Digite atributos disk clear readonly.

Digite limpo.

Digite exit para sair do diskpart.

Formate o cartão SD novamente usando o Windows Explorer, como mostrado na etapa anterior.

Observe que, se houver uma guia física no cartão SD, isso substituirá as instruções acima e você precisará corrigir a posição da guia para ativar e desativar o recurso somente leitura.

Na etapa 7 acima, “atributos limpar somente leitura” remove a proteção contra gravação. Para definir novamente a proteção contra gravação, digite readonly do conjunto de discos de atributos.

Formatação SD

Formate corretamente os cartões SD para não perder informações e nem ter problemas. (Foto: Wirecutter)

Como remover partições de um cartão SD?

Se você instalou uma versão do Linux no seu cartão SD para usar em um outro dispositivo, como um Raspberry Pi, pode chegar um momento em que você deseja reutilizar esse cartão SD para outros usos.

Quando você tenta formatar a unidade, percebe que há apenas alguns megabytes disponíveis. As chances são de que o cartão SD tenha sido particionado para que o cartão SD possa ser inicializado corretamente no Linux.

Se você suspeitar que seu cartão SD foi particionado, você pode verificar seguindo estas etapas:

Se você estiver usando o Windows 8 e acima, clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar e escolha Gerenciamento de disco no menu.

Se você estiver usando o Windows XP, Vista ou Windows 7, clique no botão Iniciar e digite diskmgmt.msc na caixa de execução.

Encontre o número do disco do seu cartão SD.

Você deve ser capaz de ver um número de partições atribuídas ao seu cartão SD. Muitas vezes a primeira partição será mostrada como não alocada, a segunda será uma pequena partição (por exemplo, 2 megabytes) e a terceira será para o restante do espaço na unidade.

Para formatar o cartão SD para que seja uma partição contínua, siga estas etapas:

Se você estiver usando o Windows 8 e superior, clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar e clique em Prompt de comando (Admin).

Se você estiver usando o XP, o Vista ou o Windows 7, pressione o botão Iniciar e clique com o botão direito do mouse na opção Prompt de Comando e escolha Executar como administrador. Talvez seja necessário navegar pelos menus para encontrar o ícone do prompt de comando.

Digite diskpart.

Digite list disk.

Encontre o número do disco que corresponde ao seu cartão SD (deve ser do mesmo tamanho)

Digite select disk n (onde n é o número do disco que representa seu cartão SD)

Digite a partição da lista.

Digite select partition 1.

Digite delete partition.

Repita as etapas 8 e 9 até que não haja mais partições (observe que sempre será a partição 1 que você exclui, pois assim que você excluir uma, a próxima será a partição 1).

Digite create partition primary.

Abra o Windows Explorer e clique na unidade correspondente ao seu cartão SD.

Uma mensagem aparecerá da seguinte maneira: “Você precisa formatar o disco antes de poder usá-lo”. Clique no botão Format Disk.

A janela Formatar Cartão SD aparecerá. A capacidade deve agora mostrar o tamanho da unidade inteira.

Escolha entre FAT32 ou exFAT, dependendo do tamanho do cartão SD.

Digite um rótulo de volume.

Clique em Iniciar

Um aviso aparecerá informando que todos os dados serão excluídos. Clique OK.

Seu cartão SD agora será formatado.

Como formatar o cartão SD pelo celular, tablet ou outro eletrônico?

Para formatar o cartão SD diretamente no dispositivo em que ele será usado, desligue o dispositivo e insira o cartão SD. Ao ligar o dispositivo, geralmente você será perguntado se quer formatar o cartão. Você também poderá ir para Configurações e procurar pela opção de Armazenamento -> Cartão de memória.

Nossa única recomendação aqui é não formatar o cartão como memória interna, pois isso poderá gerar problemas no futuro.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)