Como desligar o armazenamento USB?

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Os smartphones Android, por padrão, usam o protocolo de transferência de mídia, em vez do armazenamento em massa USB ao conectar o dispositivo via USB ao seu laptop ou PC. No entanto, todos os telefones Android suportam armazenamento em massa USB. Para evitar a perda de dados ao usar esse recurso, conflitos, ou outros problemas, desligue-o antes de desconectar o telefone de um computador ou antes de fazer a conexão.

USB MTP ou armazenamento USB?

Ao contrário de um dispositivo de armazenamento em massa USB, um dispositivo MTP tem acesso ao seu sistema de arquivos enquanto está conectado a um computador e não precisa ser ejetado antes de ser desconectado. Configurar esse sistema é relativamente simples, mesmo para quem não tem muita familiaridade com tecnologias.

Nas versões Android 3.0 e superior, abra o menu Configurações, escolha “Utilitários USB” e desative o armazenamento USB para usar o MTP. Como as versões anteriores não são compatíveis com o MTP, não é possível desativar permanentemente o armazenamento em massa USB em dispositivos mais antigos, mas você ainda deve desativá-lo antes de desconectar ou conectar o telefone do computador.

Como desligar armazenamento USB do computador?

No Windows, clique com o botão direito do mouse no seu dispositivo no Gerenciador de arquivos e escolha “Ejetar”. Após alguns segundos, o Windows exibe um balão de notificação informando que é seguro desconectar o dispositivo.

No seu smartphone, deslize o painel de notificações para baixo e toque em “USB Connectado” para desativar o armazenamento USB. O armazenamento interno do seu telefone, incluindo aplicativos armazenados no cartão SD, torna-se acessível novamente.

Para usar este armazenamento sem ejetar seu dispositivo e desconectar o cabo USB, basta tocar em “USB Connectado” no seu telefone sem clicar em “Ejetar” no Windows.

Antes de transferir arquivos entre o telefone e o computador, toque em “Conectar armazenamento USB” para reativar o armazenamento USB.

Armazenamento USB

Aprenda a ativar ou desativar o armazenamento USB e evite possíveis conflitos com seu smartphone. (Foto: Hetman Software)

Como desativar o modo de armazenamento USB no Android?

Se você está irritado com o popup contínuo do cartão SD e o armazenamento interno do telefone no seu computador cada vez que você conecta seu telefone Android ao sistema, veja como você pode desativá-lo.

Depois de conectar seu telefone ao sistema e isso acontecer, você notará um pequeno ícone USB na parte superior da tela do telefone. Arraste a barra superior para baixo e você encontrará uma opção na parte superior que diz: “Conexão USB – Selecione para gerenciar sua conexão USB”.

Depois de clicar (tocar), você pode selecionar o modo desejado. Para desativar o modo de armazenamento, selecione “Apenas carregamento”. Para ativar, selecione Armazenamento em massa USB.

Seu telefone deve lembrar o modo selecionado da última vez.

Ativar ou desativar depuração USB

O modo depuração USB é usado para fazer a instalação de apps ou de sistemas operacionais usando um computador para tal e programas que permitem o sideload. É também usado em alguns aparelhos para se fazer o root do dispositivo.

Ativar ou desativar o modo de depuração USB no seu dispositivo exige que você ative as configurações de desenvolvedor. Para fazer isso, abra as “Configurações” do seu dispositivo e vá até “Sobre este dispositivo/telefone”. Toque na opção “Número da versão” por algumas vezes, até aparecer a mensagem ativando as opções do desenvolvedor. Volte para as configurações e procure pelo menu “Opções do desenvolvedor”. Encontre a opção “Depuração USB” e ative. Não se esqueça de desativar após terminar de realizar o procedimento USB desejado.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário