Meus créditos estão diminuindo sem que eu use o telefone!

Em Dúvidas de aparelhos e apps por André M. Coelho

Você acaba de colocar aqueles preciosos créditos no seu celular. No dia seguinte, sem quase ter usado seu aparelho, os créditos sumiram, como se em um passe de mágica. O que será que aconteceu? Será que deu problema com a operadora? Será que usei meus créditos sem querer? Como ter meus créditos de volta? Vamos com calma que para tudo existe uma solução.

Envio de mensagens SMS

Um dos primeiros motivos para sugar seus créditos são as mensagens SMS. Elas custam mais do que você imagina. Além disso, as promoções de operadoras para mensagens ilimitadas podem requerer algum tipo de cadastro prévio no programa de benefícios ou ter um prazo limitado de validade. Em outros casos, pode ser que você esperava que elas fossem mais baratas do que você imaginava e acabaram “comendo” todos os seus créditos. Para evitar isso, recomendamos que você use programas como WhatsApp e o Messenger, do Facebook. Este segundo, inclusive, já é gratuito em algumas operadoras brasileiras como Oi, TIM e Claro. Lógico que antes de ficar acessando a rede social favorita dos brasileiros, é melhor confirmar com o SAC da sua operadora se o acesso é mesmo gratuito.

Leia também

Ligações para outras operadoras

Para perder seus créditos facilmente, você pode fazer ligações para celulares de outras operadoras por engano, o que vai acabar rapidamente com seu dinheiro. Evite isso ao utilizar aplicativos que identificam as operadoras de seus amigos ou deixe ao lado do nome dele na lista de contatos a operadora que ele está utilizando. Simples, prático e vai te poupar uma boa quantia financeira ao final do mês.

Dados móveis e GPS ativados

Outra situação muito comum para a “perda” de créditos é quando os dados móveis e o GPS ficam ativados. Para quem não sabe ainda, a maior parte dos aparelhos celulares no mundo utiliza dados conjuntos do chip GPS do aparelho com as torres de telefonia. E para acessar os dados das torres, os aparelhos precisam utilizar os dados da operadora para ter acesso às informações do GPS. Isso irá gerar o gasto de alguns créditos do seu aparelho. Muitas pessoas também esquecem de desativar os dados móveis de seus aparelhos e acabam gastando mais do que deveriam. Isso ocorre porque alguns aplicativos podem continuar “sugando” dados mesmo que estejam desligados. Por isso, sempre que você acabar de usar os dados móveis do seu aparelho, desligue o acesso à rede. Sempre que possível também, prefira utilizar uma rede de internet sem fio disponível. Quanto menos dados móveis você usar, mais créditos você vai manter.

Evitando acabar com os créditos do celular

Cuide dos seus créditos ou você vai acabar sem eles bem mais cedo do que você imagina. (Foto: naoquestione.blogspot.com)

Aplicativos que sugam seus dados (e créditos)

Alguns aplicativos podem estar configurados para se atualizarem automaticamente ou podem estar configurados para buscar informações sempre que você se conectar na rede. Para evitar isso, vale dar uma olhada nas configurações de atualizações de aplicativos do seu celular e só autorizar atualizações via redes sem fio. Junto a isso, você deve passar por cada aplicativo de seu aparelho e configura-los para só acessarem dados via rede sem fio. Normalmente, os aplicativos tem essa opção em suas configurações. Se você não encontrar essa opção, você pode buscar pela opção de acesso a dados apenas via “push”, ou seja, quando você solicitar ao aplicativo para baixar informações da rede.

Problemas da operadora

Finalmente e não menos comum, são os problemas de rede das operadoras brasileiras. É mais do que comum que créditos “desapareçam” por conta destes problemas, seja por causa de ligações que caíram, usos que não existiram, entre outros problemas que só nossas operadoras misteriosas conseguiriam explicar. Há operadoras que tem problemas “técnicos” com mais frequência do que imaginamos. Neste caso, a primeira forma de encontrar uma solução é entrando em contato com a operadora pela linha de atendimento e anotando o número de protocolo. Caso o problema não seja solucionado, pegue o número de protocolo e vá direto ao site da Anatel para reclamar. Se mesmo assim o problema não for solucionado, pegue os protocolos e reclamações com a Anatel e vá até o Procon da sua cidade. Esse extremo de ir ao Procon acontece apenas em alguns poucos casos e geralmente, você vai ter que levar a operadora para a Justiça para encontrar uma solução. Mas vale lembrar que ao seguir esta ordem de ações fica bem mais fácil de achar uma boa solução para seu caso.

Considerações finais

A maior parte dos problemas com créditos ocorre pela falta de informação dos usuários, que não sabem configurar bem seus aplicativos e muito menos usar sabiamente o acesso à internet dos celulares modernos. Há vários guias na rede, inclusive em nosso blog, sobre como poupar créditos e dados de aparelhos celulares. Seguindo estes guias e lendo bem os contratos de seu aparelho antes de usar seus créditos vai ajudá-lo a evitar que eles sumam sem motivo aparente. Esperamos que com este artigo as dúvidas quanto a este problema tenham acabado. Mas se não acabaram, não se esqueça que você pode perguntar no espaço de comentários abaixo!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

30 comentários para: “Meus créditos estão diminuindo sem que eu use o telefone!”

  • Erilene

    Eu não estou usando o meus créditos e eles estão consumindo porque gostaria de saber se eu tenho alguma promoção que eu não estou sabendo por favor me ajude coloquei 15, 00Rs ontem hoje tem 2, 00rs o que fazer

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Erilene, ligue para o atendimento da sua operadora, e veja o que pode ser. Geralmente, esses gastos estão relacionados ao uso da internet móvel por aplicativos do celular.

      Responder
    • Rosilene A .s.

      Meus créditos não estão durando nada tenho que mudar de operadora já sendo cliente da claro a muito tempo?

      Responder
      • Equipe Telefones Celulares

        Rosilene, depende. Tente negociar com a Claro um plano de fidelidade.

  • Joao Carlos

    Oi gostaria muito de saber porque meus creditos acabão sem eu usar coloquei 15 reais ontem e hoje tem só tem trinta sentavos o que eu faço minha operadora e a tim

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Internet, ligações para outras operadoras. Tudo isso gasta créditos. Tente ligar pro atendimento da sua operadora e descobrir o que pode ter acontecido.

      Responder
  • Celia Rodrigues Chaves

    Fico nada sem creditos quase que no dia seguinte que coloco. Meu telefone é simples só para ligar e receber ligações. Não tem mais nada. Esclareço que isto é sem fazer nenhuma licação. ONDE ESTAO MEUS CREDITOS.

    Responder
  • Maria José da Silva Santos

    Oi gostaria de saber porque meus créditos estão sumindo, coloquei 15 reais ontem é hoje só tenho 30 centavos, já liguei para meu atendimento TIM, e sempre pedem pra ligar mais tarde, e que ñ esta disponivel, então queria saber o porque meus créditos já acabaram?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Pode ser que sua internet está ativa sem você saber. Tente desligar os dados móveis do seu celular e veja se o consumo de créditos reduz.

      Responder
  • Jhonny Magi

    Meus créditos estão sumindo do nada, mesmo sem que eu utilize rotineiramente meu celular. Os dados móveis não estão ativados. Gostaria de saber a onde foram parar mais de 20 reais de crédito? Ps: Não adianta ligar no canal de atendimento, pois fico pendurado meia hora e ninguém me atende.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Jhonny, ligue para a ouvidoria da sua operadora. Abra também uma reclamação na ANATEL.

      Responder
    • Leopoldo Grander

      Não tenho email e celular simples mas some o credito

      Responder
      • Equipe Telefones Celulares

        Leopoldo, você se inscreveu em alguma promoção da operadora? Pode ser isso que está comendo créditos.

  • Renato

    Tenho em celular pre-pago na residencia no sitio. O mesmo fica desligado
    Durante A SEMANA, ativo somente no fim de semana, mesmo efetuando credito
    Na sexta feira, quando vou utilizar o mesmo no final de semana os creditos estão
    Praticamente zerados.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Renato, verifique todos os itens que falamos no artigo, e ligue também para a operadora, para saber o que pode estar acontecendo.

      Responder
  • Alana

    Meus créditos Estão acabando todos día come umonte gostaria de saber para qual numero que tenho que ligar para reclamar?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Cada operadora tem um número diferente, Alana. Você pode também fazer uma reclamação na anatel.

      Responder
  • Camila

    Estou colocando crédito e está consumindo tudo muito rápido. E sempre que ligo a internet nem chego a usar já consome 50% e logo depois 100%. Já liguei, reclamei, fiz configurações e nada, estou ficando irritada

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Camila, leve sua reclamação para a ANATEL o quanto antes.

      Responder
  • Juliana

    Se eu ligar e desligar os dados móveis durante um dia, os créditos gastam toda vez que eu ligar?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Sim, e você vai gastar os dados móveis quando usar os dados na internet.

      Responder
  • Fany

    Olá, gostaria de ajuda sobre uma questão: eu recentemente fiz uma recarga de R$15, 00 da TIM, já tendo R$7, 00 de créditos que foram bloqueados, então só usei esses créditos 2 vezes para acessar a internet 4g! O plano que uso é pós-pago, então gostaria de saber se isso é comum pelo uso de apps que usa dados movéis ou se isso é um algum tipo de falha.

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Não entendemos muito bem sua pergunta, Fany. Poderia explicar melhor?

      Responder
  • Fernando

    A partir de 10/06/2016 meus créditos começaram a sumir e quando acabou comecei a receber mensagens de que mru smd não pode ser entregue por falta de crédito., sendo que não enviei sms nenhum nestes dias, liguei na vivo e me disseram que estou enviando sms internacional a 0, 80 cada desde o dia 10, cimo pode isto? Meu celular foi clonado? Ou é algum app?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Fernando, pode ser algum App. Entre em contato com a Vivo para saber qual app ou para quem estas mensagens estão sendo enviadas.

      Responder
  • Gustavo Rickelmy

    Coloquei 14 de credio hoje e só estou com 1 real de credito e nem usei e nem liguei o que eu faço

    Responder
  • Júlia

    Olá, meu pai disse que o plano de internet móvel da Oi consome os créditos mesmo sem eu ligar eles, isso é verdade?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Julia, depende do plano que foi contratado por você. Entre em contato com operado para saber detalhes do seu plano, o caso da OI o número é *144.

      Responder
  • Nayara

    Meu pai recarregou 10 reais de creditos pro meu cell, ai veio a msg que foi recarregado 10 reais, só que dps veio outra msg embaixo dessa, falando que meu saldo recarga era de 1, 31 centavos, e eu nem usei nada mal mexi no cell, só que não tenho nenhum pacote ativo, nada, vocês podem explicar o porque aconteceu isso? Ou oq devo fazer?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Nayara, confirme em sua operadora se não esta “assinando” nenhum serviço que já desconta direto, como mensagens bíblicas, músicas, jogos etc.

      Responder

Deixe um comentário para Jhonny Magi

Cancelar