Óculos de realidade virtual: modelos para escolher
Qualquer que seja a maneira como você usa a realidade virtual (VR) – para jogos, educação, trabalho – você a experimenta usando um fone de ouvido, às vezes chamado de óculos de VR, que normalmente se encaixam na cabeça e cobre seus olhos.
Esses headsets fazem parecer que você realmente é parte do jogo, sala de aula, treino ou até mesmo reuniões por suas pequenas telas de resolução extremamente alta que criam uma experiência imersiva.
A tecnologia percorreu um longo caminho desde suas raízes na década de 1830, Com fabricantes como Meta (anteriormente Facebook), HTC e Sony lançando hardware poderoso que permite que os usuários explorem outros mundos.
Leia também
- Como desativar o fone de ouvido do celular?
- Os melhores acessórios para smartphone para usar durante exercícios físicos
Escolher o headset VR certo depende de seus objetivos e do hardware que você já possui. Este guia descreve o que procurar para obter o melhor fone de ouvido VR para você.
Quanto custa um headset VR?
Os headsets estão disponíveis a cada preço, com especificações correspondentes.
Só quer mergulhar seu dedo do pé? Você pode fazer um óculos de realidade virtual com papel e um smartphone. Essa experiência não é para sessões de várias horas, mas para vídeo em formato curto ou para experimentar outros aplicativos específicos é uma boa ideia.
Mergulhar no VR pode ficar caro. O modelos melhores não requerem um smartphone ou um PC. Os melhores headsets VR para PC podemos ficar muito caros quando você inclui acessórios. Obviamente, você pode prender um headset VR barato para jogos de PC comprando tecnologia usada ou de primeira geração.
Como escolher um óculos de realidade virtual?
A VR é uma indústria movimentada, com um novo hardware anunciado o tempo todo. Aqui estão as principais especificações a serem procuradas:
Telas – preste atenção à taxa e resolução de atualização – quanto mais altos os números, melhor, mais imersivo e realista, a experiência é.
Campo de visão – medido em graus, refere -se à “largura” do conteúdo visível que você pode ver através do fone de ouvido. Você geralmente quer pelo menos 100º.
Fios – quer sem fio? É o caminho a seguir agora. Mesmo asism, os modelos com melhor custo/benefício são “amarrados”, o que significa que eles têm fios para conectá-los a outro dispositivo (um PC ou PlayStation). Se você quiser se movimentar, isso pode restringir suas opções.
Velocidade/Lag – a taxa de atualização ajuda com o atraso, assim como o poder de processamento – e essa é a troca com os fios. Se você estiver conectado a um PC ou console poderoso, seu fone de ouvido poderá fazer mais.
Controladores – Muitos headsets populares incluem controladores, mas geralmente essa compra deve ser feita separadamente, adicionando ao valor dos dispositivos.
Compatibilidade da plataforma – Os dispositivos de missão são independentes ou compatíveis com PCs com um cabo opcional; headsets com cabos requerem um PC altamente especificado; E o PlayStation VR requer um PlayStation em sua versão mais recente a partir do 4.
O que são estações base de VR?
As estações básicas são dispositivos externos que detectam seu fone de ouvido e controladores e melhoram o rastreamento de movimento. Eles podem adicionar significativamente aos seus custos de inicialização, mas, dependendo do seu objetivo, as estações base podem não ser necessárias.
Se o seu uso de VR implica ser estacionário, você ficará bem sem eles. Você pode não precisar deles para reuniões, certos aplicativos de condicionamento físico ou jogos de VR “Cockpit”.
Como escolho o melhor headset VR para fitness?
Se o fitness é o seu objetivo, você provavelmente deseja um headset de realidade virtual que permita o movimento. Escolha um fone de ouvido sem fio ou verifique se ele possui fios por tempo suficiente para permitir que você se mova pelo seu espaço.
Considerações finais
A maioria dos fabricantes inclui dicas para usar óculos confortavelmente com seu headset
A maioria dos headsets VR pode ser comprada on-line, mas se eles não estiverem disponíveis ou se você quiser experimentar antes de comprar, há várias lojas de shoppings para testar os dispositivos.
Se você tem um headset VR agora, já deve saber o que gosta e o que não tem. Nos últimos anos, o hardware ficou melhor e mais barato: processadores mais rápidos, menos fios, telas mais agradáveis. Se você já pode fazer tudo o que deseja, talvez ainda não precise de um novo headset, mas se quiser uma experiência mais imersiva, talvez seja hora de dar outra olhada.
Quanto tempo leva para se ajustar aos headsets VR?
Alguns óculos de realidade virtual são pesados e podem não ser confortáveis para usar por um longo tempo. Também não é incomum experimentar alguma tontura com o movimento em headsets de VR ou de realidade aumentada, embora os fabricantes estejam trabalhando para lidar com isso.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Câmera 360: como escolher?
VR box, como funciona? É bom?
Como deixar o som do fone de ouvido mais alto?
Como proteger o fone de ouvido e aumentar sua vida útil?