Se o cabo de fone de ouvido é usado de forma inadequada, a qualidade do som produzido a partir deles vai piorar com o tempo, ou ele simplesmente vai parar de funcionar. Existem inúmeros prós e contras sobre proteger um conjunto de cabo de fone de ouvido para o longo prazo. Colocar essas dicas básicas em ação pode melhorar consideravelmente a vida útil de cada par de cabo de fone de ouvido que você possui.

Como proteger o cabo do fone de ouvido: mantenha o cabo limpo

Fones de ouvido mais caros vem com acessórios de limpeza, mas isso não significa que os conjuntos baratos não vão se beneficiar com a limpeza regular. Para limpar o fio dos fones de ouvido, comece por remover todos os pedaços de borracha ou espuma, e encharque-os em álcool. Esfregue a superfície com um pano que não solte fiapos (preferencialmente microfibra) e, em seguida, limpe com um pano de algodão embebido em água oxigenada. Para terminar, use um cotonete ou um palito imerso em peróxido de hidrogênio para eliminar toda a cera, e outros pós das zonas internas do cabo.

Como conservar cabo de headphone

Mesmo com um headphone de qualidade menor, tendo o cuidado adequado dá pra manter o fone de ouvido por muito tempo. (Foto: www.ebay.co.uk)

Como guardar fone de ouvido corretamente: mantenha eles em uma caixinha

Compre uma caixa feita para manter os fones de ouvido. Ele deve ter um lugar para proteger cada lado do fone de ouvido, e uma parte para o cabo. Isso irá evitar que o cabo se torça, o que pode danificá-lo, e também irá proteger os alto-falantes de serem rasgados por conta de uma queda ou algum tipo de impacto. Torne um hábito guardar seus fones de ouvido na caixa, com os cabos guardados no lugar apropriado na caixinha.

Desconecte os fones de ouvido seus dispositivos de áudio quando não estiver usando

Fones de ouvido que são mantidos conectados ao dispositivo de áudio quando guardados, seja em um bolso, mochila, ou até mesmo em cima de uma mesa, estão mais propensos a serem danificados. O cabo pode ser arrastado, bater em algum lugar e, você terá o seu conector estragado, ou o cabo pode ficar torcido e quebrar a parte interna de cobre. Basta desconectar os fones de ouvido do dispositivo de áudio sempre que acabar de usar, e guardar apropriadamente.

Como guardar o fone de ouvido: não carregue no seu bolso

Não carregue o fone de ouvido no seu bolso, a menos que eles estejam em uma caixinha resistente. Além do risco de torção dos cabos, o fone poderá ser completamente danificado pelo pó, pedaços de tecido, batidas e impactos, e outros problemas. Se você quiser carregá-los no seu bolso, limpe-os repetidamente com uma escova de dentes seca para remover a poeira e fiapos. No entanto, esteja ciente de que uma vez que a poeira estiver no interior do alto-falante. não há nenhuma maneira ativa para tirá-la de lá. Esta acumulação irá reduzir a qualidade e volume do som ao longo do tempo, e pode finalmente colocar pressão suficiente sobre os alto-falantes que o fio dos fones de ouvido irá parar de funcionar completamente.

Não enrole o fio em torno de seu dispositivo de áudio

O cabo de cobre no interior cabo o cabo de fone de ouvido é muito fino e leve. Enrolá-lo em torno de seu dispositivo de áudio com frequência causará pequenas fraturas no fio de cobre. A primeira indicação de destruição do cobre nos fios do fone de ouvido é um som de “quebras” no som. Eventualmente, esse dano vai resultar na completa necessidade de troca do cabo ou compra de um fone de ouvido novo.

Não deixe seus fones de ouvido molhados ou perto de lugares molhados 

bebidas alcoólicas, água, e todas as coisas líquidas irão danificar os módulos eletrônicos do seu cabo de fone de ouvido. Se você acidentalmente molhar os seus cabos, coloque-os em uma tigela de arroz e deixe-o secar por alguns dias antes de tentar usá-los mais uma vez. O arroz irá absorver a umidade do cabo dos fones de ouvido e pode impedir danos mais graves.

Como aumentar a resistência do cabo do fone de ouvido

O vídeo abaixo tem uma dica bem interessante para proteger seu cabo do fone de ouvido, usando plástico termoretrátil. Dá uma sacada:

Basicamente, você reforça o cabo do fone, usando mais plástico sobre o próprio cabo. Existem produtos no mercado para fazer esse reforço além do plástico termoretrátil, é só dar uma pesquisada e você encontra!

Não coloque seu fone de ouvido perto de ímãs ou sob a luz solar direta

Nunca deixe o cabo de fone de ouvido na luz do sol direta ou em qualquer ambiente onde eles podem receber calor extremo. Com o tempo isso irá prejudicar o ímã e os alto-falantes internos. Da mesma forma, a exposição a grandes ímãs, alto-falantes maiores, ou equipamentos elétricos também pode causar graves danos aos alto falantes dos fones de ouvido.

Como guardar seu fone de ouvido?

Compre uma caixinha de plástico duro, preferencialmente com o interior acolchoado ou feito de material aveludado. Essa proteção vai impedir que o cabo sofra danos caso se movimente quando você estiver o transportando.

Como enrolar o fone de ouvido?

Em círculos grandes, ao redor da sua mão fechada, vá enrolando o fone de ouvido antes de guardar, ou siga o padrão de enrolar que a caixinha do fone de ouvido indicar. Isso sempre sem apertar demais o cabo (deixe ele bem afrouxado.

Como você cuida do seu fone de ouvido? O que você faz para proteger os cabos dos seus fones? Como você guarda seu fone de ouvido?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)