Os fones de ouvido podem estar baixos por vários motivos. Antes de sair futicando e possivelmente estragando seu celular, vamos às soluções mais simples, que podem te poupar de certas frustrações e conseguir aumentar o volume do seu fone até o máximo possível.

Como deixar o fone de ouvido mais alto no celular: problemas básicos

Um fone de ouvido pode ficar baixo porque:

Dispositivo onde o fone está conectado tem um limitador de volume para não prejudicar sua audição.

Volume foi alterado sem você perceber, seja por mudança no próprio aparelho ou pelo controle de volume do dispositivo.

Conector do fone está sujo ou com mal contato.

Fone de ouvido está defeituoso ou com algum tipo de mal contato.

Fone de ouvido é de má qualidade.

Para todos desses problemas, há algum tipo de solução, apesar de que algumas soluções podem envolver alguns custos para o proprietário dos fones de ouvido. Vamos falar sobre eles.

Resolvendo o problema de fones de ouvido baixos

Fones de ouvido ficam baixos por vários motivos. Com o diagnóstico certo, é mais barato e mais fácil de resolver o problema. (Foto: play.google.com)

Como aumentar o volume do fone de ouvido: do celular ou PC, aplicativos

Só um cuidado especial: os aplicativos que aumentam o volume dos fones de ouvido são uma boa solução para todas as situações acima. Contudo, esses aplicativos podem distorcer um pouco o som, ou podem aumentar o volume do aplicativo a um nível que danificará os fones de ouvido. Pode usar, mas com cautela.

Deixar o fone de ouvido mais alto: configurações do telefone

Com o fone de ouvido conectado ao dispositivo, basta tocar no botão de volume para cima e você vai trazer um menu de volume do dispositivo. É simples assim. Outra forma de configurar o volume é tocando em Configurações/Ajustes -> Sons, geralmente. Em alguns casos, você pode ter colocado seu telefone em um perfil de som mais baixo. Você pode ver isso nas notificações ou ao apertar e segurar o botão de ligar seu aparelho, e ver qual perfil está acionado. Os perfis “silencioso” e “modo avião” geralmente baixam o volume dos fones.

Conector do telefone/fone de ouvido sujo ou com mal contato e fones de ouvido defeituosos

Verifique o conector e o encaixe do fone de ouvido. De uma boa soprada e limpada com um pano de microfibra. Use uma agulha, com cuidado, para limpar dentro do conector. Conecte o fone novamente e coloque uma música para tocar, movimentando o conector enquanto a música toca. Se houver variações muito grandes na música (ela parar de repente, “mascadas” na música, etc) pode ser que o conector esteja com algum defeito. Se a música pára de tocar completamente em certas posições do conector ou do fio, é um claro sinal de mal contato, e será necessário o reparo do fone de ouvido ou até sua substituição.

O mesmo vale para fones de ouvido que apresentam fios velhos, que mostram sinais claros de desgaste, desencapamento, etc. Nesses casos, se for um fone de ouvido barato, é melhor substituir do que fazer um reparo.

Compre um fone de ouvido com volume dedicado

Quando seu fone de ouvido não tem um controle de volume dedicado, ele não tem um controlador que possibilita aumentar o volume além do que o sistema do celular permite. Mesmo se for um fone de ouvido de qualidade mediana, quando ele tem um controle de volume dedicado, ele terá um volume maior do que um fone sem esse tipo de controle.

Compre um amplificador de bolso

Para processar o som, o fone de ouvido tem vários “tradutores”, chamados drivers. Um amplificador de bolso tem vários desses drivers, só que dedicados, quando muitas vezes os fones não tem todos os drivers que precisam para entregar um áudio com fidelidade e bom volume. Um amplificador de bolso melhora a qualidade do som e aumenta o volume final, proporcionando uma melhor experiência.

 

 

Troque seu fone de ouvido para ter som mais alto

Som alto e com qualidade, não adianta, é algo que você vai ter que desembolsar mais dinheiro. Um bom fone de ouvido, que entrega um som fiel e que vai ter uma boa durabilidade tem um custo aproximado de meio salário mínimo. Parece caro, mas é um tipo de fone que se bem escolhido, dura por mais de 5 anos, até mais de uma década em alguns casos, enquanto fones de menor qualidade duram apenas poucos meses. Vale a pena pagar mais caro, como é o caso de alguns smartphones topo de linha.

Fones de ouvido são uma tecnologia muito desenvolvida e que pelo seu grande avanço, é garantido que não ficarão obsoletos tão cedo. Prefira investir em um bom par de fones do que passar horas quebrando a cabeça de como aumentar o volume dos seus fones.

Pode ser culpa do seu dispositivo

Em último caso, seus dispositivo pode ser o responsável pelo volume baixo do fone de ouvido. Pode ser pela qualidade do dispositivo, um sistema operacional que não está atualizado, um defeito de hardware, excesso de aplicativos instalados, memória cheia, etc. Teste o fone em outros dispositivos para confirmar isso.

Você está com o fone de ouvido baixo? Qual é o problema? Nossas dicas deram uma solução?

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)