Processador Snapdragon para celular: o que é?

Em Comparação de smartphones e celulares por André M. Coelho

Você deve ter ouvido falar disso ou, de qualquer maneira, estamos aqui para explicar exatamente o que um processador Snapdragon faz e como ele funciona nos dispositivos de diferentes fabricantes de smartphones. E são chips se alta tecnologia e recursos.

Onde encontrar um processador Snapdragon?

Os dados móveis são rápidos e graças às mais novas gerações de telefonia, ficando mais rápido. É por isso que seu telefone deve ter coragem de processar tudo o que você está pressionando – e é onde entra o Snapdragon.

O processador Snapdragon está no topo do topo da tecnologia móvel e já existe há algum tempo, assumindo papéis estrelados em telefones tão famosos quanto a linha Samsung Galaxy, a linha do Google Pixel e muitos, muitos, muitos dispositivos mais de alto desempenho que executam um sistema operacional Android.

Leia também

Vamos dar uma olhada em como essa impressionante peça de mini tecnologia funciona e por que é tão popular.

Qualcomm Snapdragon

Um Qualcomm Snapdragon é uma família de processadores móveis para oferecer o melhor desempenho para um smartphone. (Imagem: Qualcomm)

O que é um processador Snapdragon?

O processador Snapdragon, que vem da empresa Qualcomm, é um tipo de SOC (sistema no chip). É essencialmente o mesmo que um processador que você encontra em um computador, mas menor e adequado para o celular. Pense nisso como o coração de um computador alimentando tudo e garantir que ele funcione com eficiência, para que, em outras palavras, é super importante.

O Snapdragon é o nome da marca para a família de sistemas móveis em um chip (SOC) que está sendo desenvolvido pela Qualcomm. Os processadores Snapdragon permitem experiências de usuário do próximo nível. Cada um é um sistema tudo em um abrangente, projetado especificamente para permitir as melhores experiências móveis da categoria com a duração da bateria durante todo o dia.

Os processadores Snapdragon também permitem conectividade avançada, gráficos melhorados e processamento e multitarefa poderosos e eficientes.

Existem outros tipos de processadores para smartphones no mercado?

Absolutamente. Além da Qualcomm, você tem fabricantes como MediaTek, Huawei e, claro, os processadores M1 da Apple. Todos eles funcionam da mesma maneira, embora alguns sejam apenas um pouco mais rápidos que outros. Sem entrar em todas as coisas complicadas de tecnologia, geralmente os Exynos e Snapdragons estão no topo das comparações entre diferentes modelos de smartphone topo de linha.

Qual é a vantagem do Snapdragon sobre outros SoCs?

É muita coisa e realmente depende da geração do SOC. Por exemplo, o Snapdragon 888 (EUA) do S21 Ultra e seu irmão SOC Exynos 2100 (AU) deram um salto sobre seus antecessores, tanto em desempenho quanto em recursos. Cada um tem cerca de 25% melhor desempenho e eficiência de energia em comparação com as gerações anteriores.

Qual smartphone tem processador Snapdragon?

Bem, temos boas notícias para você. O Snapdragon pode ser encontrado em montes de produtos, de telefones Android a tablets e smartbooks. De smartphones topos de linha a modelos intermediários, diferentes modelos tem diferentes versões do Snapdragon.

A Qualcomm lança o Snapdragon em diferentes configurações para atender ao mercado. E essas diferentes configurações são para smartphones de entrada, intermediários, e topo de linha.

Outras empresas fazem um trabalho profundo para garantir que o chip que elas lançam no mercado esteja em pé de igualdade com o chip Snapdragon, para que não haja diferença em termos de qualidade ou desempenho.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário