Ao comprar um telefone, a tela será sempre um fator na escolha, mas não vai ser o mais decisivo para muitas pessoas que querem comprar um smartphone. O importante é entender o que está sendo oferecido.

Isso muitas vezes não é ajudado por marcas e marketing ofuscantes, tais como a tela Retina da Apple ou Reality Display da Sony Ericsson. Neste caso, a Apple está se referindo às altas contagem de pixels por polegada de sua tela, ao invés de uma tecnologia particular, enquanto a tela Reality da Sony Ericsson com tela móvel Bravia usa principalmente melhorias de software para o vídeo para conseguir resultados impressionantes.

Em ambos os casos, é realmente a tecnologia LCD que liga as coisas, o que muitas vezes pode ser descoberto ao olhar além do marketing e as especificações.

A opção ideal para você pode ficar em como você usa o seu telefone para a maioria das coisas.

LCD ou AMOLED?

Se você gosta de assistir filmes e jogar jogos em seu telefone, AMOLED pode ser a melhor escolha, graças à sua relação de contraste imensamente superior em relação ao LCD. No entanto, se a navegação na web e visualização de documentos é mais sua coisa, LCD normalmente oferece um texto mais nítido, tornando mais fácil de ler o que está na tela por longos períodos. Em ambos os casos, é improvável que você se decepcionar com o melhor do que os fabricantes oferecem.

O que significa DPI?

DPI significa Dots Per Inch, ou Pontos Por Polegada. Este número começou a ser divulgado quando a Apple começou a vender seus aparelhos com uma tela com 264 DPI (aparelhos maiores) e 326 DPI (aparelhos menores), o que faz com que os pixels que formam a imagem sejam quase impossíveis de serem distinguidos pelo olho humano. Resumindo bem, quanto maior o DPI, melhor será a resolução da tela para seus vários usos, mas isso não significa que ela será a melhor tecnologia para você. Uma tela de LCD pode ter muitos DPI, mas ter um mal desempenho para vídeos com muita ação, por exemplo.

Resoluções de telas

Comparativos como este da foto irão te ajudar a encontrar o celular com a melhor tecnologia de tela para atender às suas necessidades. (Foto: www.phonearena.com)

Resolução da tela

Novamente, quanto maior o número, melhor a tela. Já existem modelos com resolução Full HD, ou seja, com resolução maior ou igual do que 1920 x 1080 pixels. Porém, quando falamos de telas pequenas, de até 4 polegadas, mesmo que a maior resolução seja um grande atrativo, a proporção DPI tem uma grande influência na qualidade da imagem. Então, não adianta ter uma tela grande com baixa resolução, pois a distribuição dos pixels tem de ser feita de uma forma que garanta a qualidade da imagem.

Outras tecnologias

Temos aparelhos que possuem a tecnologia 3D sem óculos. Porém, eles ainda não valem muito a pena, uma vez que o 3D não foi muito trabalhado e inclusive foi descartado do uso por muitas empresas. Mas caso seja uma necessidade para você, basta pesquisar um pouco e ver qual celular tem uma tecnologias 3D que não precise de óculos.

Bateria

Finalmente, mas não menos importante, um celular que tenha uma boa tela tem que ter uma boa bateria para aguentar mais tempo sem visitar o plug da tomada. Isto significa procurar por testes de duração de bateria na internet, ver reviews do aparelho e muitas outras coisas para garantir que você não irá precisar recarregar o aparelho a todo momento. Vale ressaltar que quanto maior a tela, melhor a qualidade mas também maior o consumo da bateria.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)