O que é GPU do celular? Como comparar?

Em Comparação de smartphones e celulares por André M. Coelho

O que é uma GPU? Qual é o papel de uma GPU em seu smartphone? Essas são perguntas importantes que você deve fazer antes de comprar seu telefone celular, mas as pessoas geralmente evitam essas perguntas. Muitas pessoas nem estão cientes da GPU, muito menos como isso influencia o desempenho do seu telefone. É por isso que neste blog aprenderemos sobre o que a GPU em um smartphone faz?

GPU: que é?

A GPU significa unidade de processamento gráfico (Graphics Processing Unit), e seu principal objetivo é executar operações de processamento gráfico ou fazer cálculos de ponto flutuante. Em termos simples, é um circuito especializado cujo trabalho principal é gerar imagens para o dispositivo exibir.

Leia também

Todo smartphone tem uma GPU de alguma forma para gerar imagens. É uma parte essencial da estrutura do telefone.

Sem GPU em smartphones, a possibilidade de ter jogos de alto desempenho ou de uma interface do usuário de alta qualidade seria impossível. A arquitetura de uma GPU é quase semelhante a uma CPU. Mas se concentra mais no cálculo de dados gráficos. Portanto, você não pode pedir à GPU em seu smartphone para executar tarefas que não são de natureza gráfica. Isso o tornaria ineficaz e lento.

GPUs populares são a série Adreno da Qualcomm, a série PowerVR (iPhones) e assim por diante.

O que faz uma GPU?

Agora que sabemos que a GPU processa os gráficos, vamos entender mais profundamente o que elas fazem para seu smartphone.

1. Reduz a carga da CPU

A função mais importante de uma GPU é diminuir a carga de CPU (unidade de processamento central), especialmente ao executar jogos gráficos altos. Por exemplo, faça um jogo envolvendo armas e muitos gráficos. Agora, aqui a GPU cuidará da criação de gráficos, textura etc. dentro do jogo. A CPU não precisando se preocupar com tudo isso cuida da IA ​​ou dos cálculos para o jogo.

GPUs para smartphones

As GPUs servem para processar as imagens e gráficos, melhorando a qualidade do seu smartphone. (Imagem: Pinterest)

2. Faz com que os jogos pareçam e rodem melhor

A GPU do smartphone ajuda os jogos a executar com eficiência no dispositivo. Ao mesmo tempo, certifique-se de obter as mais altas resoluções e quadros. As altas taxas de quadros tornarão o jogo mais suave e rápido, e também congelará menos.

3. Desenvolvedores podem fazer jogos complexos

A GPU moderna tem a capacidade de lidar com a renderização e efeitos de jogos em 3D com facilidade. Significa jogos mais realistas e 3D.

Tipos de GPU

Diferentes tipos de GPU atendem a diferentes projetos de smartphones, tablets, e outros dispositivos.

1. GPU dedicada

Fornecem um alto nível de energia. O objetivo por trás da criação é exibir imagens. As placas gráficas dedicadas no Android não estão disponíveis, você pode encontrá-las em laptops e PCs.

Essas GPUs têm RAM separada anexada à CPU e apenas a GPU pode acessá-la.

2. GPU integrada

Os usuários do Android exigem esses tipos de GPU como sistema no chip. Nisso, a GPU usa a memória do sistema e é integrada apenas ao processador.

3. GPU híbrida

É a mistura de duas GPUs acima. Eles é uma pequena RAM dedicada, mas também usam a memória do sistema.

Como funciona uma GPU?

A GPU em seu smartphone funciona manipulando a memória do dispositivo rapidamente. Ele empurra o dispositivo para criar imagens de forma rápida e eficiente em um buffer de quadro. As imagens são armazenadas em uma parte da RAM que exibe a imagem.

As GPUs possuem vários núcleos de processamento que são executados simultaneamente em baixas velocidades. Eles têm duas funções-processamento de vértices e pixels.

1. Vértices

O processo de vértices gira em torno dos sistemas de coordenadas. A GPU lida com o cálculo geométrico para reproduzir o espaço dimensional na tela do seu telefone. Isso resulta em coisas como profundidade, dados espaciais e a possibilidade de rotação do espaço tridimensional.

2. Píxels

É um processo complexo e requer muito poder de processamento. Ele renderiza várias camadas das imagens e aplica efeitos. Eles são obrigados a desenvolver texturas complexas para criar gráficos realistas.

3. Junção

Depois que a GPU lida com esses dois processos, ela transfere o resultado para a leitura digital. (Tela do telefone)

Ranking e benchmark de GPU

Uma boa GPU terá um grande barramento de memória- 64 bits ou mais.

Ele possuirá uma alta velocidade do clock de memória.

O tamanho do processo de fabricação de chips. Menor o chip, mais eficiente será.[

Diversos sites tem rankings de GPUs, e você pode olhar também os benchmarks para escolher o modelo que atenderá o que você precisa.

Geralmente, as coisas relacionadas à GPU no seu smartphone não vêm à sua mente enquanto compra o telefone. Tudo pode parecer um pouco complexo, mas eles são importantes para seus telefones e você deve saber sobre eles.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário