Compreender o armazenamento pode ser difícil. Cada smartphone vem com uma quantidade definida de armazenamento, mas a quantidade varia entre os dispositivos. Alguns smartphones podem ter armazenamento adicional adicionado via cartões microSD, enquanto outros não podem. Não há respostas exatas sobre o armazenamento de diferentes tipos de aplicativos e mídias no seu smartphone. Tentar descobrir quanto espaço de armazenamento você realmente precisa e quanto armazenamento os telefones que você está procurando comprar realmente possuem pode ser confuso. Vamos tentar esclarecer as dúvidas e explicar, em detalhes, quanto de memória interna seu dispositivo realmente precisa.

Celular com memoria interna de 16 GB, 32 GB…quais são as opções?

Cada smartphone tem um espaço de armazenamento interno definido em pedra. Além disso, alguns smartphones (mas não todos) tem espaço de armazenamento adicional que pode ser adicionado através de cartões microSD. Normalmente, essas são as diferentes opções disponíveis para armazenamento interno em seu smartphone, sempre dobrando a opção de armazenamento anterior:

8 GB, 16 GB, 32 GB, 64 GB, 128 GB, 256 GB e assim por diante.

Essa quantidade de espaço não é responsável pela quantidade de espaço ocupada pelos arquivos do sistema. Isso significa que você terá cerca de 5 GB a 10 GB (ou mais) a menos de espaço do que esses números anunciados quando o smartphone for ligado pela primeira vez.

Os smartphones com maior capacidade são mais caros e visam cenários de uso pesado. Se você tiver que tirar uma foto de tudo o que vê ou baixar todos os seus álbuns favoritos de fotos, vale a pena considerar uma opção com muita memória interna.

Os valores entre os mais baixos e os mais altos são um ótimo meio termo, tais como 32 GB e 64 GB. Você poderá fazer muito com essas capacidades, mas pode chegar a um ponto em que sua memória atinge um limite, especialmente se você estiver frenético com sua câmera.

Para usuários mais casuais, as opções de menor memória geralmente são boas escolhas. Se você planeja tirar algumas fotos aqui ou ali, salve alguns álbuns para ver offline e faça o download de alguns aplicativos, uma dessas opções cobertas por você.

Como algum espaço é ocupado pelos arquivos do sistema, recomendo evitar smartphones com a menor capacidade, a menos que o smartphone seja usado apenas para mensagens de texto, navegação na Web ou chamadas. Como alternativa, se um smartphone de menor capacidadetiver um slot para cartão microSD, você poderá evitar esse problema adquirindo um cartão microSD para armazenamento adicional.

Memória interna do celular

Escolha uma memória interna de celular que seja grande o suficiente para não ter dores de cabeça depois. (Foto: AndroidPIT)

Como você usa seu celular?

Nem todos os smartphones tem as mesmas opções de armazenamento. Antes de analisar o armazenamento disponível em diferentes smartphones, você precisa analisar seu uso para descobrir quanto armazenamento realmente precisa.

Abaixo, categorizamos alguns dos maiores culpados por ocupar espaço de armazenamento. Escolha um cenário de uso de dados de cada categoria abaixo e, em seguida, some no final para obter uma estimativa aproximada de quanto de armazenamento interno você realmente precisa.

Por favor, note que estes números são estimativas, o tamanho exato do arquivo para fotos, filmes, músicas e aplicativos sempre irá variar.

Tirar fotos com smartphone

O tamanho médio de uma foto pode variar drasticamente, dependendo da qualidade da câmera do smartphone, das configurações usadas no aplicativo da câmera e também do nível de detalhe da imagem que está sendo capturada. Em média, no entanto, as imagens dos melhores smartphones modernos tem o tamanho de alguns MB, enquanto imagens de celulares mais básicos tem fotografias com tamanho bem menor.

Padrão de uso 1: uso esporádico

1 GB de armazenamento para 200 imagens

Para aqueles que raramente abrem o aplicativo da câmera.

Padrão de Uso 2: uso comum

5 GB de armazenamento para 800 a 1.000 imagens

Para aqueles que querem pegar os momentos importantes da vida.

Padrão de Uso 3: uso frequente

30 GB de armazenamento para até 5.000 imagens

Para fanáticos por câmeras.

Fazer vídeos com smartphone

Não podemos esquecer as gravações de vídeo do aplicativo da câmera. As gravações de vídeo podem ocupar uma quantidade surpreendente de espaço no seu smartphone. Você pode alterar as configurações do aplicativo da câmera para limitar a qualidade de seus vídeos e economizar espaço. No entanto, para este exemplo, usaremos as gravações de vídeo da mais alta qualidade como linha base.

Padrão de uso 1: uso esporádico

5 GB de armazenamento por 10 minutos de vídeo UHD

Para quem quase nunca grava vídeos

Padrão de Uso 2: uso comum

30 GB de armazenamento por pelo menos 60 minutos de vídeo UHD

Se você quiser ter espaço suficiente para capturar os momentos especiais.

Padrão de Uso 3: uso frequente

100 GB de armazenamento por pelo menos 4 horas de vídeo em UHD

Se você não pode viver sem fazer vídeos diários..

Ouvir música no smartphone offline

Atualmente, os serviços de streaming são as plataformas mais eficientes e populares para ouvir música. Aplicativos como Spotify, Apple Music, Google Music e rádios online somam centenas de milhões de usuários em todo o mundo. Mas existem aqueles que preferem ouvir músicas offline, e essas pessoas precisam de espaço de armazenamento disponível.

Padrão de uso 1: uso esporádico

1 GB de armazenamento para 200 músicas

Para aqueles que provavelmente não salvarão nada além de suas favoritas.

Padrão de uso 2: uso comum

5 GB de armazenamento para 1.000 músicas

Para aqueles que são grandes fãs de música.

Padrão de uso 3: uso frequente

30 GB de armazenamento para mais de 5.000 músicas

Para quem ouve tudo.

Apps no smartphone

Os aplicativos variam em tamanho, mas eles não usam muito do armazenamento, a menos que você esteja jogando em grandes jogos 3D.

Padrão de uso 1: uso esporádico

5 GB de armazenamento para aplicativos e alguns jogos

Se você é um jogador casual de smartphones, mas gostaria de baixar aplicativos e um jogo ou dois sem restrição.

Padrão de uso 2: uso comum

10 GB de armazenamento para dezenas de aplicativos e jogos

Se você quiser fazer o download de dezenas de aplicativos e jogos para dispositivos móveis no seu dispositivo sem atingir nenhum limite.

Padrão de uso 3: uso frequente

50 GB de armazenamento para mais de 200 aplicativos e grandes jogos

Se você quiser fazer o download de centenas de aplicativos, é fã de jogos para dispositivos móveis em 3D ou não quer dizer adeus para seus aplicativos depois de instalá-los.

Séries e filmes no smartphone

Os serviços de streaming, como o Netflix, costumam ser o melhor caminho para assistir a filmes e programas de TV no smartphone, mas se você quiser comprar e baixar filmes ou outras mídias para visualização off-line, talvez seja necessário reservar um pouco de armazenamento.

Padrão de uso 1: uso esporádico

5 GB de armazenamento para 2-3 filmes ou até 6 episódios de um seriado.

Se você só quer espaço para dois ou três filmes para assistir em viagens ou 6 episódios de um seriado de 45 minutos cada episódio.

Padrão de uso 2: uso comum

30 GB de armazenamento para até 20 filmes ou até 60 episódios de séries

Se você gostaria de ter uma seleção de filmes e episódios de séries para escolher.

Padrão de Uso 3: uso frequente

100 GB de armazenamento para cerca de 50 a 60 filmes ou mais de 120 episódios de séries.

Se você deseja criar uma coleção de filmes e séries offline, esse espaço de armazenamento lhe dará espaço suficiente para 50 a 60 filmes ou mais de 120 episódios de filmes, dependendo do tamanho e qualidade dos episódios e filmes.

Depois de ler esta última seção, você deve ter escolhido um padrão de uso para as seguintes categorias:

Fotos

Vídeos

Música

Apps

Filmes e séries

Como o tamanho dos arquivos geralmente varia, e para permitir o espaço para arquivos e software de sistema adicionais, sugiro adicionar mais 25% ao uso total.

Exemplo: se você escolher o padrão de uso 2 de cada uma das seis categorias, acabará com 90 GB. (112 GB após os 25% adicionais). Qualquer smartphone a partir 128 GB seria perfeito para esse cenário e você teria espaço para o seguinte:

800 a 1.000 fotos

Mais de uma hora de filmagem em UHD

1.000 músicas

Dezenas de aplicativos e jogos

20 filmes ou 40 episódios de séries

Ficou claro o cálculo? Agora faça o seu e escolha seu espaço de armazenamento. Não se esqueça de voltar aqui nos comentários para dizer como fez sua escolha!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)