Tamanho e dimensões do celular: entenda os números e o conforto

Em Dúvidas de aparelhos e apps por André M. Coelho

O tamanho de um smartphone pode ser a parte mais importante do seu telefone. A tela, como complemento, também faz parte de uma grande parcela da sua decisão. Sem ela, o uso do seu smartphone será difícil. O que você deve ter em mente para o tamanho ao comprar um novo smartphone? Qual tela ou tamanho atendem exatamente a seus desejos?

Nesta página, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a tela do seu smartphone.

Dimensões do celular e da tela

Uma parte importante da tela é o tamanho. Qual tamanho de tela é adequado para você depende de como você usa seu smartphone. Por exemplo, o dispositivo deve caber no seu bolso e você poderá controlá-lo com uma mão. É bom assistir a filmes e fotos confortavelmente, mas o telefone também deve ser compacto.

Leia também

Um dispositivo com um tamanho pequeno de tela e bordas grossas ainda pode ser bastante grande. Verifique a relação tela / corpo. Indica quão espessos são as bordas.

A proporção média de tela / corpo de smartphones é de cerca de 80%. Quanto maior essa proporção, maior a tela e menores os espaços “mortos” no smartphone.

Vamos dar uma orientação abaixo para telefones pequenos, médios, grandes, e muito grandes.

Tamanho de telefone pequeno: 5,8 polegadas (14,7 cm) ou menores

Um telefone pequeno sempre se encaixa facilmente na sua mão ou no bolso. Geralmente, esses telefones não têm mais de 7 cm de largura e até 14,7 cm de altura. A maioria dos telefones celulares desse tamanho são smartphones desatualizados ou telefones mais antigos que você pode usar para fazer chamadas e enviar mensagens. Por exemplo, a tela pequena não é adequada para assistir filmes e séries. Esse tamanho é bom quando você usa principalmente aplicativos, faz chamadas e navega na Internet.

Tamanhos de tela de smartphones

Smartphones tem diferentes tamanhos, confortáveis para diferentes pessoas. (Imagem: AppMySite)

Tamanho de telefone médio: 5,8 a 6,2 polegadas (14,7 a 15,7 cm)

Um telefone médio tem uma tela grande o suficiente para assistir a filmes e séries ocasionalmente, e eles cabem no seu bolso. Nos últimos anos, os telefones se tornaram muito maiores. Um telefone médio pode parecer bastante grande, dependendo do tamanho das mãos. Esses smartphones têm cerca de 7 cm de largura e 15,7 cm de comprimento.

Tamanho de smartphone grande: 6,2 a 6,4 polegadas (15,7 a 16,3 cm)

A tela de um telefone grande geralmente é grande o suficiente para assistir filmes e jogar jogos por um longo tempo. Esses dispositivos são muito menos fáceis de segurar do que telefones pequenos e médios. Se você não tem mãos grandes, é difícil controlar confortavelmente o smartphone com 1 mão.

Além disso, esses telefones geralmente não cabem no seu bolso com muita facilidade. Um smartphone grande tem pelo menos 7 cm de largura e até 16,3 cm de comprimento.

Tamanho de telefone muito grandes: 16,3 cm) e maiores

Um telefone muito grande geralmente não se encaixa no seu bolso. Também é difícil controlar ou segurar o smartphone com uma mão. Esta categoria consiste em dispositivos com a maior tela ou uma tela relativamente pequena e molduras muito grossas.

Em média, eles têm 7,5 cm de largura e 16,5 cm de comprimento ou mais. Embora uma tela grande seja boa para coisas como assistir filmes, você deve se perguntar se o smartphone tem um tamanho compacto o suficiente para o dia a dia.

Qual tamanho de smartphone é mais adequado para você depende da sua situação de uso.

Você joga muitos jogos e gosta de assistir à Netflix no seu telefone? Um dispositivo grande é uma escolha sábia.

Deseja que o dispositivo se encaixe facilmente no seu bolso? Escolha um pequeno telefone celular.

Como os telefones estão ficando maiores hoje em dia, os menores smartphones geralmente são modelos mais antigos. Devido às especificações mais antigas, esses dispositivos são menos adequados para tarefas pesadas, como jogos.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário