Celular pequeno: como escolher?
Onde está a fronteira entre um telefone grande e um pequeno? A resposta é subjetiva, mas dá pra oferecer algumas orientações. Não selecionamos os menores smartphones disponíveis para uma lista, porque ela muda frequentemente. Em vez disso, garantimos que a qualidade e o design compacto sejam bem equilibrados com os critérios que você deve considerar.
Como escolher um celular pequeno?
É possível que, quando você compra um pequeno smartphone, esteja analisando principalmente o quão prático e prático é. Mas, apesar de todas as suas vantagens, também há desvantagens que você deve estar ciente antes de ir ao seu revendedor de telefone confiável.
Leia também
- Tamanho e dimensões do celular: entenda os números e o conforto
- Que celular eu compro com 800 a 1200 reais?
Aqui estão alguns pontos a serem considerados antes de comprar um novo telefone.
1. Performance do celular compacto
Certifique-se de que você não esteja cego pelo grande marketing e depois se sinta trapaceado com um smartphone menos poderoso.
Nesta lista, no entanto, você tem dispositivos que garantem um desempenho muito forte, mas também precisa ter em mente: um processador poderoso no telefone geralmente resulta em acumulação de calor quando está sob uma carga pesada.
Quanto maior o smartphone, melhor o calor pode ser dissipado. Para os jogadores, pode ser melhor escolher uma alternativa maior apenas por esse motivo.
2. Melhor câmera para celular compacto
Semelhante ao SOC, os smartphones menores geralmente sofrem com o fato de que as câmeras são versões reduzidas de seus irmãos maiores. No entanto, você não deve sofrer desvantagens ao usar um telefone menor para tirar fotos.
3. Vida útil da bateria para um smartphone pequeno
Menos espaço no smartphone = bateria menor. Isso é lógico, é claro, e o tamanho da bateria por si só não determina quanto tempo o smartphone vai durar.
A eficiência dos componentes e do software também desempenham um papel.
Mas leve em consideração que você geralmente será decepcionante com menos de 4.000 mAh em telefones compactos.
4. Formato para o melhor smartphone pequeno
A coisa mais importante ao decidir um telefone pequeno é o tamanho, é claro! É útil, se encaixa melhor nos bolsos da calça, bolsos ou bolsas de camisa e é mais fácil de usar com uma mão. Portanto, existem muitas vantagens.
Mas também existem desvantagens: se você gosta de conteúdo multimídia, é naturalmente mais divertido visualizando aqueles em dispositivos grandes. Se você é um jogador, considere que seus polegares cobrem uma certa parte da tela ao jogar. Quanto menor a tela, mais difícil é tocar sem um controle.
O formato ideal para um smartphone pequeno hoje está nos dobráveis. Porém, eles podem ser muito caros. Nossa dica é pegar um modelo usado, se quiser economizar mais dinheiro.
5. Tamanho de tela para smartphone compacto
O tamanho da tela para o seu novo telefone é outro fator importante a ser considerado antes de escolher o certo para você. Embora as telas maiores tendam a ser a opção mais popular nos dias de hoje, você ainda encontrará uma grande variedade de tamanhos de tela para escolher.
Tela pequena
Se você deseja um design compacto, pode estar considerando um telefone com uma tela pequena de cinco polegadas ou menos. Isso facilita o uso, pois você não precisa esticar o polegar quando estiver digitando com uma mão, e seu telefone se encaixa facilmente no bolso ou na bolsa.
Tela média
Se você está procurando um aparelho que encontre um bom equilíbrio entre ser adequado ao bolso e proporcionar uma boa experiência de entretenimento, uma tela média entre cinco e cinco polegadas e meia pode ser a escolha ideal para você.
Tela grande
Os smartphones com exibições com 5,5 polegadas ou mais às vezes são chamados de ‘phablet’, pois são quase do tamanho de um pequeno tablet. Se você usar seu telefone para ler e-books, assistir a vídeos ou desejar executar dois aplicativos ao mesmo tempo, esse tamanho de telefone pode ser a escolha ideal para você.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
Veja também
Melhores práticas para escolher um smartphone de qualidade e durável
Qual o celular Android mais barato?
Como aumentar sensibilidade do celular?
9 coisas que danificam a bateria do seu celular e como evitar