Qual o melhor aparelho para assistir TV no celular? Há diferenças entre a TV digital do celular e a que recebemos na TV de casa?

O rádio à pilhas inaugurou a onda décadas atrás. Quando ele surgiu, tornou possível levar a informação com você o tempo todo. Hoje em dia, você não precisa ficar apenas escutando. Dá para assistir televisão nos mais diferentes dispositivos. Alguns deles já conseguem exibir até mesmo imagens em alta definição.

Celulares chineses com televisão

Tanto nos famosos “xing-lings” como até mesmo nos modelos recém lançados das marcas mais conhecidas, a possibilidade de assistir TV está lá. E nem precisa ser um smartphone cheio de aplicativos. Há vários aparelhos que nem tem 3G ou acesso a internet e, mesmo assim, recebem o sinal de TV digital com excelente performance e qualidade na exibição. Isso significa que você não precisa gastar muito dinheiro para ter um celular com televisão.

Teste com aparelhos chineses com TV Digital

Testamos 4 diferentes aparelhos com a tecnologia. O funcionamento é bastante semelhante em todos eles. A ativação da função de TV é feita por meio de um ícone bem destacado, para não confundir com nenhuma outra aplicação. A recepção pode demorar um pouco para iniciar, mas não é nada que lhe faça perder aquele programa que você tanto espera. Já a qualidade da imagem é um fator que varia um pouco de aparelho pra aparelho. Vale a pena ir até loja e testar o telefone na mão antes de comprar.

Em geral, os aparelhos chineses tem um áudio de maior potência, mas com muita distorção e perda de qualidade. A imagem também é bem prejudicada nos aparelhos de marcas menos conhecidas, pois muitas vezes o processador de tais aparelhos não é rápido o suficiente para o processamento da imagem digital. Alguns aparelhos ainda recebem a TV analógica. Estes tem antenas enormes para conseguir sintonizar. São aquelas antenas metálicas, no estilo das antenas antigas usadas nos carros. Tem que se tomar cuidado com esse tipo de aparelho xing ling, pois o controle de qualidade deles é também questionável.

Cuidado na compra de celulares chineses

Celulares xing ling tem uma qualidade questionável. Às vezes, pode até ser melhor comprar um celular de marca com menos recursos do que comprar um xing ling cheio de funções e que vai estragar em poucos dias. (Foto: www.gonglue8.com)

Como funciona a função TV dos celulares?

Nas telas dos micros, as opções para assistir TV aumentam. Aumenta também a qualidade da imagem. No celular, a imagem exibida vem por um sinal comprimido que os técnicos chamam de “OneSeg”. Nos celulares, essa compressão, apesar da imagem ser digital, não vem em alta definição. Já nos micros você pode ter toda a qualidade das imagens HD na sua tela. Alguns conversores se encarregam disso, bastando encaixá-los em uma porta USB. Mas a qualidade do sinal não depende só do receptor. Computadores mais simples, como netbooks, por exemplo, não tem capacidade de processamento suficiente para manter a recepção em HD e até mesmo alguns desktops sem um processador relativamente rápido podem ter dificuldades de exibir as imagens sem interrupções.

Veja abaixo no vídeo alguns bons aparelhos da LG com TV Digital.

Padrão “OneSeg” para TV digital

O “OneSeg” foi criado para ser utilizado em produtos portáteis, TVs portáteis, celulares, ou mesmo notebooks e netbooks com pouca ou nenhuma capacidade gráfica. Já o “FullSeg” foi criado para se assistir em televisores de plasma, LCD ou em computadores que possuam capacidade gráfica. Os xing lings, geralmente, vão usar o OneSeg, enquanto você poderá ver alguns aparelhos smartphone topo de linha usando o padrão FullSeg.

Se você gosta de TV, surgem cada vez mais maneiras de se ligar nos seus programas favoritos. O celular é apenas uma delas e, na minha opinião, não é a mais interessante. Eu ainda prefiro telas grandes e som com graves de qualidade.

E você? Assiste TV no celular? Qual celular com TV você utiliza? Conte-nos as qualidades e defeitos do seu aparelho!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)