Aplicativo para Chromecast, como usar e configurar?

Escrito na categoria "Aplicativos para celular" por André M. Coelho.

Quando se trata de transformar sua TV em uma Smart TV, o Chromecast do Google é uma ótima maneira de fazer isso. Com apenas algumas etapas, você pode transmitir seus programas de TV e filmes favoritos de um smartphone, tablet ou laptop para sua TV.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe. Você não é o único se sentindo um pouco confuso. Fornecemos um guia passo a passo fácil para configurar seu aplicativo para Chromecast seguindo alguns passos muito simples.

Como configurar o aplicativo do Chromecast?

A instalação do Chromecast não é nada muito complicado. A própria ajuda do Google e o guia que vem junto com o aparelho já dão os passos para a instalação sem problemas.

Porém, sabemos que pode não ser muito fácil pra todo mundo. E é por isso que vamos detalhar ainda mais no nosso guia.

Etapas para instalar e configurar o Chromecast

Digamos que você já está com seu Chromecast em mãos, encontrou o aparelho no melhor preço entre as lojas, vamos então aos passos para sua configuração.

Etapa 1: desembale o Chromecast e verifique se o Chromecast, o cabo de alimentação Micro USB para USB e o adaptador de parede estão dentro da caixa. Os itens da caixa podem variar de acordo com a versão do Chromecast que você tem.

Etapa 2: conecte o cabo Micro USB ao seu Chromecast e conecte a extremidade larga do Chromecast a uma porta HDMI aberta na sua TV. Se você achar difícil encontrar, use o manual da sua TV e ele deve indicar onde ela se encontra (geralmente na lateral ou na parte traseira).

Etapa 3: você precisa conectar o cabo USB para ligar o Chromecast. Se a sua TV tiver uma porta USB, conecte-a lá. Se a porta funcionar, você verá um pequeno LED no Chromecast acender. Se não acender, remova o USB da porta, conecte-o ao carregador de parede USB e ligue-o à tomada de parede mais próxima. Se necessário, você pode adquirir um cabo extensor HDMI para estender o alcance do seu Chromecast até a tomada mais próxima.

Aplicativo Chromecast

Configure seu Chromecast pelo app para usar na sua televisão sem problemas. (Foto: Google)

Etapa 4: ligue a TV e mude para a fonte HDMI correspondente. Você saberá que está na entrada correta ao ver a tela Configurar-me.

Etapa 5: você pode configurar seu Chromecast com seu laptop, visitando chromecast.com/setup, ou pode configurá-lo com seu tablet ou smartphone fazendo o download do aplicativo Página inicial do Google.

Etapa 6: depois de baixar o aplicativo e aceitar os termos de serviço no aplicativo Google Home, toque em Dispositivos no canto superior direito da tela.

Etapa 7: depois de permitir que o aplicativo acesse sua localização, a Página inicial do Google encontrará o Chromecast mais próximo a você. Depois de escolher seu Chromecast, toque em Configurar e depois em Continuar.

Etapa 8: depois que o aplicativo estabelecer uma conexão com o Chromecast, toque em Continuar.

Etapa 9: um código deve aparecer no seu telefone e na sua TV. Se eles corresponderem, toque em Eu vejo o código.

Etapa 10: escolha um nome para o seu Chromecast (espero que seja algo divertido e inteligente) e toque em Continuar.

Etapa 11: após o nome, configure o Chromecast para conectar-se ao seu Wi-Fi, digitando sua senha no espaço fornecido.

Chromecast no WiFi: as configurações finais

Depois que o Chromecast se conectar ao WiFi, você estará pronto. Se o dispositivo não pôde se conectar, convém garantir que seu computador ou dispositivos móveis sejam compatíveis com o Chromecast. Se você ainda estiver com problemas, visite o Fórum de Ajuda do Chromecast.

Alguns telefones, computadores e roteadores podem precisar de instruções especiais, dependendo da idade ou da novidade do seu software.

Para personalizar seu Chromecast, considere fazer login na sua Conta do Google no dispositivo, mas desative as notificações por e-mail, a menos que esteja buscando notícias e atualizações frequentes sobre a melhor forma de usar seu dispositivo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários abaixo e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário