Para torná-lo mais simples e fácil de usar, o WhatsApp oferece suporte a vários atalhos. Enquanto alguns deles estão disponíveis no Android e iPhone, a maioria deles é para desktop. Esses atalhos podem ser acessados ​​pelo teclado e reduzir o número de cliques quando estiver usando o WhatsApp Web.

Atalho para WhatsApp de mudar o foco

Semelhante a qualquer outra página da Web ou aplicativo, pressionar a tecla Tab na Web e na área de trabalho do WhatsApp altera o foco. Primeiro, vai para a área de pesquisa, depois para o chat seguido do botão de emoji e, finalmente, da área de digitação.

Em vez de pressionar a tecla Tab três vezes, você pode se concentrar diretamente no botão de emoticons usando o atalho Shift + Tab. Quando você pressiona esses dois botões, uma pequena caixa azul realça o botão de emoticons. Pressione a tecla Enter para abrir o painel de emojis.

Em seguida, comece a digitar o nome para procurar por emoticons ou navegá-los com as teclas de seta. Novamente, use a tecla Enter para adicionar um emoticon ao seu texto. Por fim, pressione a tecla Esc para fechar o painel de emojis.

Comandos WhatsApp para emojis

O WhatsApp fornece ainda outra maneira de adicionar emoticons. Em vez de abrir o painel de emojis, você pode procurar por emoticons diretamente usando o atalho de dois pontos. Quando você digita os dois pontos: seguido do nome do emoticon, o WhatsApp exibe os emoticons relacionados. Tudo o que você precisa fazer é pressionar a tecla Enter para inseri-lo. Você pode navegar entre os emojis usando as setas do teclado.

Por exemplo, se você quiser adicionar o emoji de máscara, digite: mask. Os resultados começarão a ser exibidos quando você digitar pelo menos dois caracteres.

Lembre-se dos bons e velhos tempos em que usamos para digitar emoticons de texto ou smileys assim:) , :* ? Bem, o mesmo está disponível no WhatsApp. Quando você digita caracteres como esses, o WhatsApp os converte automaticamente em emoticons.

Pesquisa de chat no WhatsApp

Além da tecla Tab para se concentrar na área de pesquisa, você pode pressionar as teclas Ctrl + F. Depois disso, o cursor piscante se moverá para essa caixa. Você pode então começar a digitar seu termo de pesquisa. Você pode pesquisar bate papos, contatos, e assuntos que já conversou com outras pessoas.

WhatsApp e seus atalhos

Aprenda a usar os atalhos do WhatsApp para facilitar o uso do aplicativo principalmente no computador. (Foto: Metro)

Fonte, itálico, negrito no WhatsApp e outras configurações de texto

Os recursos comuns de formatação de texto do WhatsApp também estão disponíveis na área de trabalho. Você pode alterar a fonte, tornar o texto em negrito ou itálico usando os atalhos. Aqui estão os atalhos disponíveis:

1. Coloque o texto entre asteriscos para negrito. Por exemplo, *olá*

2. Coloque o sublinhado em ambos os lados para colocar o texto em itálico. Por exemplo, _Olá_

3. Use til nas duas extremidades para riscar sua mensagem. Exemplo: ~Olá~

4. Para alterar a fonte, coloque três apóstrofos nos dois lados do texto. Exemplo: “`Olá“`

Iniciar novo chat ou grupo no WhatsApp

No Chrome no Windows, se você pressionar o atalho Ctrl + N, uma nova janela será aberta. Você pode iniciar um novo bate-papo no WhatsApp usando o mesmo atalho. No Mac, use o atalho Command + N. Quando você pressiona esses dois botões, a janela Novo bate-papo será exibida. Em seguida, selecione a pessoa a quem você deseja enviar texto.

Da mesma forma, você pode criar um novo grupo com a ajuda do atalho Ctrl + Shift + N. No caso do Mac OS, use o atalho Command + Shift + N. Você será solicitado a adicionar os participantes do grupo.

Mudar entre chats no WhatsApp

Se o foco estiver em mais de um bate-papo, você poderá usar as teclas de direção para se mover entre eles. No entanto, se o foco estiver em outro lugar, use os dois atalhos de teclado a seguir no Windows PC:

1. Ctrl + Shift + ]: vai para o próximo chat

2. Ctrl + Shift + [: Ir para o bate-papo anterior

Nos dispositivos Mac, use Command em vez de Ctrl, ou seja, o atalho se tornará Command + Shift + ].

Arquivar, deletar ou colocar chats no mudo

O arquivo é uma maneira interessante e rápida de ocultar conversas no WhatsApp. Em vez de usar o botão de menu para arquivar bate-papos, você pode usar o atalho Ctrl + E no aplicativo do Windows para fazer isso. O mesmo pode ser feito usando os botões Command + E no Mac.

Para excluir um bate-papo, você pode usar os atalhos Ctrl + Backspace (Windows) ou Command + Backspace (Mac OS).

Nós todos sabemos o quão chato alguns chats podem ser. Qual a melhor opção do que para silenciá-los? Você pode usar o atalho Ctrl + Shift + M no aplicativo WhatsApp para silenciar um bate-papo específico. Basta abrir esse bate-papo específico e clicar nesses três botões. Da mesma forma, use Command + Shift + M em dispositivos Mac.

Mudar status de leitura no WhatsApp

Às vezes, depois de ler uma mensagem, queremos marcá-la como não lida. Normalmente, você teria que abrir o menu para fazer isso. No entanto, com a ajuda do atalho de teclado, você pode fazer isso em apenas uma etapa. Basta pressionar os botões Ctrl + Shift + U no teclado e o status do bate-papo aberto no momento será alterado para não lido.

Até agora, você deve saber que, em dispositivos Mac OS, tudo o que você precisa fazer é substituir Control pelo botão Command, por exemplo Command + Shift + U.

Abrir janela de perfil ou sair do aplicativo

Para alterar sua foto de perfil, nome ou sobre, você pode abrir diretamente a janela de perfil usando o atalho Ctrl + P (Command + P no Mac OS).

Finalmente, para sair do aplicativo, você pode usar o atalho ALT + F4. Isso fechará o aplicativo WhatsApp no seu sistema. Para abrir o aplicativo, você precisa iniciá-lo novamente.

Se você é um usuário da Web regular do WhatsApp, esses atalhos do WhatsApp facilitarão o seu dia a dia economizando vários cliques.

Conhece mais atalhos? Deixem nos comentários os atalhos que conhecem!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)