Atalho de Whatsapp, como usar essa função!

Escrito na categoria "Dúvidas de aparelhos e apps" por André M. Coelho.

Para torná-lo mais simples e fácil de usar, o WhatsApp oferece suporte a vários atalhos. Enquanto alguns deles estão disponíveis no Android e iPhone, a maioria deles é para desktop. Esses atalhos podem ser acessados ​​pelo teclado e reduzir o número de cliques quando estiver usando o WhatsApp Web.

Atalho para WhatsApp de mudar o foco

Semelhante a qualquer outra página da Web ou aplicativo, pressionar a tecla Tab na Web e na área de trabalho do WhatsApp altera o foco. Primeiro, vai para a área de pesquisa, depois para o chat seguido do botão de emoji e, finalmente, da área de digitação.

Em vez de pressionar a tecla Tab três vezes, você pode se concentrar diretamente no botão de emoticons usando o atalho Shift + Tab. Quando você pressiona esses dois botões, uma pequena caixa azul realça o botão de emoticons. Pressione a tecla Enter para abrir o painel de emojis.

Em seguida, comece a digitar o nome para procurar por emoticons ou navegá-los com as teclas de seta. Novamente, use a tecla Enter para adicionar um emoticon ao seu texto. Por fim, pressione a tecla Esc para fechar o painel de emojis.

Comandos WhatsApp para emojis

O WhatsApp fornece ainda outra maneira de adicionar emoticons. Em vez de abrir o painel de emojis, você pode procurar por emoticons diretamente usando o atalho de dois pontos. Quando você digita os dois pontos: seguido do nome do emoticon, o WhatsApp exibe os emoticons relacionados. Tudo o que você precisa fazer é pressionar a tecla Enter para inseri-lo. Você pode navegar entre os emojis usando as setas do teclado.

Por exemplo, se você quiser adicionar o emoji de máscara, digite: mask. Os resultados começarão a ser exibidos quando você digitar pelo menos dois caracteres.

Lembre-se dos bons e velhos tempos em que usamos para digitar emoticons de texto ou smileys assim:) , :* ? Bem, o mesmo está disponível no WhatsApp. Quando você digita caracteres como esses, o WhatsApp os converte automaticamente em emoticons.

Pesquisa de chat no WhatsApp

Além da tecla Tab para se concentrar na área de pesquisa, você pode pressionar as teclas Ctrl + F. Depois disso, o cursor piscante se moverá para essa caixa. Você pode então começar a digitar seu termo de pesquisa. Você pode pesquisar bate papos, contatos, e assuntos que já conversou com outras pessoas.

WhatsApp e seus atalhos

Aprenda a usar os atalhos do WhatsApp para facilitar o uso do aplicativo principalmente no computador. (Foto: Metro)

Fonte, itálico, negrito no WhatsApp e outras configurações de texto

Os recursos comuns de formatação de texto do WhatsApp também estão disponíveis na área de trabalho. Você pode alterar a fonte, tornar o texto em negrito ou itálico usando os atalhos. Aqui estão os atalhos disponíveis:

1. Coloque o texto entre asteriscos para negrito. Por exemplo, *olá*

2. Coloque o sublinhado em ambos os lados para colocar o texto em itálico. Por exemplo, _Olá_

3. Use til nas duas extremidades para riscar sua mensagem. Exemplo: ~Olá~

4. Para alterar a fonte, coloque três apóstrofos nos dois lados do texto. Exemplo: “`Olá“`

Iniciar novo chat ou grupo no WhatsApp

No Chrome no Windows, se você pressionar o atalho Ctrl + N, uma nova janela será aberta. Você pode iniciar um novo bate-papo no WhatsApp usando o mesmo atalho. No Mac, use o atalho Command + N. Quando você pressiona esses dois botões, a janela Novo bate-papo será exibida. Em seguida, selecione a pessoa a quem você deseja enviar texto.

Da mesma forma, você pode criar um novo grupo com a ajuda do atalho Ctrl + Shift + N. No caso do Mac OS, use o atalho Command + Shift + N. Você será solicitado a adicionar os participantes do grupo.

Mudar entre chats no WhatsApp

Se o foco estiver em mais de um bate-papo, você poderá usar as teclas de direção para se mover entre eles. No entanto, se o foco estiver em outro lugar, use os dois atalhos de teclado a seguir no Windows PC:

1. Ctrl + Shift + ]: vai para o próximo chat

2. Ctrl + Shift + [: Ir para o bate-papo anterior

Nos dispositivos Mac, use Command em vez de Ctrl, ou seja, o atalho se tornará Command + Shift + ].

Arquivar, deletar ou colocar chats no mudo

O arquivo é uma maneira interessante e rápida de ocultar conversas no WhatsApp. Em vez de usar o botão de menu para arquivar bate-papos, você pode usar o atalho Ctrl + E no aplicativo do Windows para fazer isso. O mesmo pode ser feito usando os botões Command + E no Mac.

Para excluir um bate-papo, você pode usar os atalhos Ctrl + Backspace (Windows) ou Command + Backspace (Mac OS).

Nós todos sabemos o quão chato alguns chats podem ser. Qual a melhor opção do que para silenciá-los? Você pode usar o atalho Ctrl + Shift + M no aplicativo WhatsApp para silenciar um bate-papo específico. Basta abrir esse bate-papo específico e clicar nesses três botões. Da mesma forma, use Command + Shift + M em dispositivos Mac.

Mudar status de leitura no WhatsApp

Às vezes, depois de ler uma mensagem, queremos marcá-la como não lida. Normalmente, você teria que abrir o menu para fazer isso. No entanto, com a ajuda do atalho de teclado, você pode fazer isso em apenas uma etapa. Basta pressionar os botões Ctrl + Shift + U no teclado e o status do bate-papo aberto no momento será alterado para não lido.

Até agora, você deve saber que, em dispositivos Mac OS, tudo o que você precisa fazer é substituir Control pelo botão Command, por exemplo Command + Shift + U.

Abrir janela de perfil ou sair do aplicativo

Para alterar sua foto de perfil, nome ou sobre, você pode abrir diretamente a janela de perfil usando o atalho Ctrl + P (Command + P no Mac OS).

Finalmente, para sair do aplicativo, você pode usar o atalho ALT + F4. Isso fechará o aplicativo WhatsApp no seu sistema. Para abrir o aplicativo, você precisa iniciá-lo novamente.

Se você é um usuário da Web regular do WhatsApp, esses atalhos do WhatsApp facilitarão o seu dia a dia economizando vários cliques.

Conhece mais atalhos? Deixem nos comentários os atalhos que conhecem!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário