Celular dobrável: tipos para sua escolha!

Em Comparação de smartphones e celulares por André M. Coelho

Você pode pensar em tecnologia dobrável e telefones dobráveis em particular, como algo que ainda é extremamente experimental, nicho e até ‘lá fora’.

Mas, de fato, novas gerações de telefones dobráveis estão chegando, e isso significa que dobrável é muito mais do que uma novidade, muito mais do que um experimento, e é de fato apenas mais uma opção, para usuários que desejam tecnologia que se encaixa na maneira como vivem e trabalho.

O que é um celular dobrável?

Os telefones dobráveis assumem a forma de uma tela de tamanho regular que se dobra em uma pegada compacta, colocando uma tela dobrável gigantesca dentro de um telefone do tamanho de um tablet, e que pode dobrar para que não seja maior que um telefone comum.

Leia também

Nos últimos anos, smartphones nos deram mais resolução, poder, câmeras e segurança atualizados. Claro, todos esses são ótimos recursos que tornaram nossos telefones cada vez melhores, e os dobráveis trazer o tamanho da tela para o mercado.

Dito isto, ter uma tela dobrável não é apenas sobre o fator uau. Isso traz benefícios reais e ajuda a preencher essa lacuna entre o telefone e o laptop.

Vantagens de um smartphone dobrável

Simplificando, a tecnologia de tela dobrável tem tudo a ver com maximizar o tamanho da tela e minimizar a pegada. Seu telefone passa muito tempo no seu bolso ou bolsa, então há um limite superior para o tamanho físico dessas coisas – também fica muito grande e seu telefone se torna um tablet.

Um telefone dobrável pode oferecer os benefícios de produtividade e entretenimento de uma tela maior e de tamanho quase tablet, mas quando terminar, você pode dobrá-lo e deslizá-lo no bolso ou na bolsa.

Provavelmente encontramos o tamanho máximo da tela para um telefone não dobrável, que está abaixo de cerca de 6,8 polegadas. Esse é um bom tamanho para muito uso diário, mas ainda é um pouco apertado para fazer muitas outras coisas, especialmente tarefas criativas, produtividade como planilhas e apenas alguns de nós podem tolerar a leitura em uma ‘página’ tão pequena.

A exibição interna de um dobrável como os modelos da Samsung é muito mais expansiva até 7,6 polegadas. Lembre-se, essa é uma medida diagonal, para que você tenha muito mais espaço na tela nessa grande tela. Além disso, está mais próximo de um quadrado, o que oferece mais flexibilidade na organização de aplicativos, usando opções de tela dividida e muito mais.

E nem se trata apenas de usar a tela dobrada. A capacidade da dobradiça de segurar um ângulo para que o telefone possa estar apoiado, abre tantas outras possibilidades de aplicativos de entretenimento, videoclipes sem mãos e muito mais.

Modelos de celulares dobráveis

Diferentes celulares dobráveis atendem diferentes tipos de perfis e gostos. (Imagem: LetsGoDigital)

Tela dobrável é resistente?

É perfeitamente natural se perguntar ‘como eles fazem isso?’ Quando se trata de telefones dobráveis. Afinal, a exibição em seu antigo smartphone quebrou em cem fragmentos de desagradáveis, e tudo o que você fez foi pegá -lo na porta do táxi. Então, como uma tela dobrável não pode ser super frágil?

Bem, como mencionado, as dobráveis estão em sua terceira geração agora, e isso significa melhorias nos revestimentos de proteção exclusivos na tela dobrável e no caso em que essa tela é incorporada.

No interior, a tela principal possui um revestimento resistente a arranhões que protege a tela enquanto está aberto. A dobradiça para o telefone agora é mais forte e o estojo externo é feito de materiais premium, enquanto a tela externa geralmente usa uma versão do Gorilla Glass.

Para poeira e resistência à água, os componentes internos são selados, o que é inteligente.

Isso significa que a dobradiça não precisa de juntas e focas de borracha desagradáveis que parecem ruins e podem perecer com toda essa abertura e fechamento.

Em suma, um telefone dobrável agora projetado para ser tão durável em geral quanto qualquer telefone. Você precisa tomar um pouco de cuidado com a tela interna, mas proteger essa tela grande e bonita é uma grande parte do motivo pelo qual o telefone se dobra!

A tecnologia dobrável é mais do que telas dobráveis

Uma das coisas mais imediatamente visíveis sobre a exibição interna é que, à primeira vista, não parece haver uma câmera selfie. Mas você pode fazer chamadas de vídeo enquanto olha para esta exibição. Isso porque a câmera selfie geralmente fica escondida, então não há ponto ou recorte para a câmera (é claro, depois de descobrir como está escondida, você pode ver onde está a câmera … mas é muito menos intrusiva do que em outros telefones) .

Algo novo é que a tela frontal geralmente é de tamanho normal ou apenas um pouco menor, como um telefone normal um pouco estreito. Também ficou claro que os grandes dobráveis são usados como telefones de produtividade – é para isso que as pessoas os querem, tantos estão adicionando suporte à uma caneta Stylus.

Pode ser um telefone comum que você segura para você como uma pessoa normal, pode ser um tablet, pode até ser um pequeno laptop que se conecta a um projetor e você executa sua apresentação usando uma caneta como mouse ou controle de slides.

Você está pronto para mudar para um telefone dobrável?

Pode ser complicado decidir se você está pronto para mudar para dobrar. Afinal, esses são dispositivos premium e eles possuem um preço premium. Mas um telefone dobrável é realmente mais caro, se você considerar o que pode salvá-lo?

Se você é todo o telefone, o tempo todo, e use seu telefone como tela principal para tudo-comunicação, mídia social, jogos móveis, tanto trabalho quanto você pode suportar naquele pequeno espaço apertado-então dobrável é praticamente feito para vocês.

Mas e se você não usar seu telefone para “negócios” o dia todo? Bem, o dobrável ainda pode ser uma escolha melhor para você, especialmente se você gosta de ler, ou gosta de assistir a muitas TV e filmes enrolados em sua própria zona.

A grande tela interna se dobra no meio como um livro, e você pode definir aplicativos de e-reader para dividir o texto em duas páginas … ou apenas mantê-lo no meio, mas você mais gosta! (Essa é a vantagem sobre um livro “real” – você pode aumentar o tamanho da fonte temporariamente se estiver super cansado.)

Um grande dobrável também é uma ótima opção para os fotógrafos, porque, juntamente com as poderosas câmeras traseiras, essa tela interna maior torna o processamento e a edição de uma experiência menos apertada. Você também encontrará os aplicativos de fotografia mais poderosos de usar.

Ah, e não vamos esquecer que, como os principais telefones, os melhores dobráveis vêm com 5G – naturalmente! Portanto, são mais rápidas velocidades de dados para fazer todas as coisas extras que você poderá fazer em seu incrível novo telefone dobrável.

Tipos de smartphones dobráveis

Vamos aos diferentes tipos de smartphones.

1. Smartphones roláveis

Iniciando uma nova era de fatores de forma, exibições roláveis trazem uma experiência renovada de ponta em que a tela se comporta como papel em um pergaminho acionado pela entrada do usuário, conforme pretendido. Direcionado para a economia do criador, bem como para o consumo de conteúdo e a comunidade de jogos, a tela fornece usos exclusivos, como abrir um vídeo ou e-book e o smartphone ajusta automaticamente o tamanho da tela para se adequar à proporção, proporcionando uma experiência totalmente imersiva.

Cortesia de uma combinação de um quadro fixo e deslizante, o mecanismo ajuda a proteger o dispositivo, independentemente do tamanho que a tela esteja definida. À medida que a tela se desenrola ou se retrai, a estrutura deslizante e a tampa traseira da bateria saem do painel para fornecer melhor proteção e uma experiência perfeita.

Além disso, também foi introduzido um design exclusivo de dobradiça de queda de água que resolve alguns dos maiores pontos de dor em dispositivos dobráveis, ampliando o ângulo da dobra na tela e oferecendo um buffer quando a tela se dobra.

Isso resulta em um vinco mínimo, até 80% menos perceptível em comparação com os dispositivos anteriores e também praticamente elimina a lacuna entre a tela quando dobrada, oferecendo uma aparência mais integrada e protege melhor a tela interna dos arranhões.

2. Tela giratória

Outra forma que levará a indústria de smartphones a outro ponto é a tela giratória. A segunda tela pode agir independentemente da tela maior e gira para formar uma forma T.

3. Dobrável horizontal

Enquanto os telefones dobráveis estavam fazendo rodadas com roláveis para trazer experiência imersiva para smartphones e fascinar os usuários, eles são conhecidos por vincular. Abordando essa preocupação, agora, dobras sem castigas que replicam uma miragem estão prestes a se tornar realidade.

Graças à tecnologia e inovação, os mecanismos criativos da dobradiça estão sendo usados para evitar problemas de vinculação em telefones dobráveis.

4. Dobráveis em novos formatos

Os telefones dobráveis deram saltos notáveis em sua jornada e, para acreditar nos especialistas, as telas dobráveis estão aqui para ficar. No entanto, eles evoluirão para novos fatores de forma, como vários dispositivos dobráveis, ou talvez até smartphones projetados para corresponder ao tamanho dos laptops.

O mundo das inovações, tecnologia e smartphones foram hipnotizados por uma forma após a outra. Reinventar com o fator de forma cria uma jornada emocionante, pois oferece aos usuários uma experiência totalmente nova.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário