Celular resistente à queda: como escolher?

Em Telefone Celular por André M. Coelho

Há muitas razões pelas quais você pode considerar comprar um telefone robusto. Este artigo tem como objetivo ajudá-lo a escolher o certo. Alguns fabricantes também oferecem modelos à prova d’água, mas estes não fornecem necessariamente absorção de choque suficiente.

Vamos então ás opções de celulares resistentes à queda e como escolher o melhor modelo, seja você alguém desastrado ou que trabalha em ambientes muito “brutos” para celulares mais delicados.

Celular resistente à queda: botões ou touch?

A primeira grande decisão de compra é entre um botão e um telefone de toque. Ambos os tipos tem modelos de telefones mais resistente à quedas, mas cada um deles oferece benefícios diferentes.

Leia também

Se o usuário em potencial usar luvas no trabalho e não tiver necessidade direta de aplicativos de tela de toque, a resposta é clara: um telefone robusto de botões.

Se o oposto for o caso, eles devem escolher um telefone de toque OU ter uma luva que permita o uso do telefone de toque.

Alguns fabricantes também fornecem telefones de toque robustos com um botão para aceitar/encerrar uma chamada. Um telefone como esse pode ser ótimo para usuários que usam luvas, facilitando a atendimento e as ligações telefônicas.

Classificação IP do smartphone para poeira e água

O código IP (Ingress Protection) é um padrão que classifica o grau em que os dispositivos elétricos são efetivamente selados contra a intrusão de corpos e líquidos estranhos. Esses dois parâmetros são cruciais ao comprar um telefone. Um telefone robusto deve ser à prova d’água, ou seja, ter uma classificação IP alta, e ser bem resistente à intrusão de poeira.

Escolhendo telefone resistente

Um telefone resistente pode ajudar os mais desastrados ou aqueles que trabalham em ambientes mais brutos. (Imagem: Bold Magazine)

Gorilla Glass para proteger a tela do seu telefone

O Gorilla Glass é um tipo de vidro endurecido feito pela empresa Corning Incorporated nos EUA. Protege contra danos causados ​​por quedas ou arranhões muito melhores do que o vidro comum. Mas tem apenas alguns milímetros de espessura.

A empresa Corning Incorporated se esforça continuamente para melhorar sua tecnologia e a cada nova geração inova ainda mais com seus produtos. Um telefone com Gorilla Glass pode resistir a mais de 15 quedas de uma altura de 1 m.

Construção reforçada, estrutura de metal e borracha protetora no smartphone

Para uma proteção ainda melhor, alguns fabricantes usam uma estrutura de metal de magnésio integrada na circunferência do telefone. O quadro fornece resiliência e proteção superiores móveis ao ar livre aos componentes internos. Uma enorme estrutura de borracha garante proteção para o exterior.

Sua qualidade geralmente é fundamental para a durabilidade de um telefone resistente à quedas. Ao escolher um telefone resistente, preste atenção à proteção dos receptáculos (soquetes) contra a entrada de impurezas e líquidos, geralmente fornecidos por uma tampa de borracha removível.

Duração da bateria do celular resistente

A duração da bateria é um dos principais parâmetros de cada telefone resistente. O tamanho de uma bateria nem sempre corresponde à sua vida real. Quanto tempo dura o seu telefone entre as recargas depende de como – e com que frequência – você usa o telefone, o tamanho e o tipo de exibição, sua capacidade e a composição ergonômica de seus componentes e firmware.

Muitos telefones resistentes têm uma bateria de 13000 mAh, permitindo até várias semanas de operação sem carregar. Telefones com baterias grandes tendem a ser caras e pesadas, com reparos caros pós-garantia e substituição da bateria. No entanto, há aqueles que apreciarão que alguns telefones com baterias maiores também possam ser usados ​​como banco de energia – trekkers selvagens, por exemplo.

Tamanho e forma do celular resistente

O tamanho e a forma de um telefone desempenham um papel importante para muitos usuários. Algumas pessoas querem evitar telefones muito grandes ou pesados. Não é de admirar: um telefone robusto de 400 g pode parecer uma pedra no seu bolso. Por esse motivo, cada vez mais modelos robustos estão sendo introduzidos com dimensões e peso padrão.

Muitos telefones resistentes têm apenas 12 mm de espessura. O comprimento e a largura dependem do tamanho e da diagonal da tela. Definitivamente, recomendamos testar o peso de um telefone resistente na sua mão e a maneira como parece antes de comprá-lo. A maioria dos telefones externos ainda tende a ser mais pesada e maior e não é para todos.

Ficou alguma dúvida ou precisa de alguma ajuda? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.

Deixe um comentário