Já ouviu falar das Flags do Chrome? Bem, se você é alguém antenado nas novidades do mundo da tecnologia, provavelmente sim. Este recurso do navegador mais popular do mundo pode te dar acesso a diversas opções do navegador que só estão em fase de testes ou disponíveis para desenvolvedores. Algumas não são tão interessantes, mas outras valem muito a pena ativa.

Google Chrome Flags: o que são?

As flags do Chrome são recursos experimentais que ainda não fazem parte do navegador por padrão, mas podem ser ativados com alguns cliques. Eles são simples de usar e podem transformar a maneira como você navega na web.

Nem todos os recursos das flags vão se tornar algum dia recursos permanentes e oficiais do Chrome. E eles podem, em algum momento, até serem desativados. Portanto, se divirta com eles mas não se empolgue demais.

Chrome Flags experimental: como acessar?

Para acessar o menu Sinalizadores, digite chrome: // flags na barra de endereço e pressione Enter. Aqui, você verá uma longa lista de opções, cada uma delas com um menu suspenso que pode ser definido como Padrão, Ativado ou Desativado. Existem muitos deles, então a melhor maneira de encontrar o que você deseja é pressionar Ctrl + F e procurá-las.

Depois de habilitar uma flag, você será solicitado a reiniciar o navegador para ativá-la. Isso fechará e abrirá novamente todas as janelas do navegador atual, portanto, certifique-se de salvar tudo o que estiver trabalhando.

Ferramentas experimentais do Chrome: quais as melhores?

As ferramentas aqui ainda estão em teste e não são necessariamente estáveis. Também existe a possibilidade, embora pequena, de problemas de segurança. Se isso é algo com que você pode viver, existem algumas joias reais em oferta. Aqui está a nossa escolha dos melhores.

1. Vídeo picture-in-picture

Muitos dos grandes navegadores estão começando a experimentar o vídeo picture-in-picture, e você pode habilitá-la no Chrome agora mesmo, ativando as sinalizações #enable-surface-for-videos e #enable-picture-in-picture.

Com isso habilitado, você pode clicar duas vezes com o botão direito em um vídeo do YouTube e selecionar ‘Picture-in-Picture’ para fazê-lo aparecer em sua própria janela. Você pode arrastar isso pela tela em qualquer lugar – até mesmo fora do navegador.

Chrome Flags e recursos experimentais

As Chrome Flags são recursos experimentais do Google Chrome que podem ser ativados pelo usuário. (Foto: divulgação)

2. Mostrar previsões de preenchimento automático

A menos que você tenha desativado, o Chrome armazenará dados como endereços que você insere com frequência em formulários e se oferecerá para preenchê-los automaticamente. Com a bandeira #show-autofill-type-predictions ativada, esses formulários serão preenchidos automaticamente, economizando alguns segundos valiosos.

3. Recarregar automaticamente as guias offline

Sua conexão WiFi caiu e todas as suas guias precisam ser recarregadas. Normalmente você teria que clicar em cada um para que isso acontecesse, mas com #enable-offline-auto-reload habilitado, todas as suas guias abertas serão recarregadas automaticamente quando você estiver online novamente.

4. Mostrar botão de cópia salva

Agora você tem a sensação – você precisa de algumas informações de uma página da web que já visitou, mas agora a página se foi.

Não se preocupe, com esta bandeira ativada, você não terá que recorrer a uma busca no Internet Archive por uma cópia da página que falta. Se tiver sido armazenado em cache pelo seu navegador, você verá um botão oferecendo para carregar aquela cópia salva ‘desatualizada’. Procure # how-saved-copy e ative-o.

5. Carregamento lento da imagem

Um recurso particularmente útil para visualizar sites com muitas fotos em dispositivos móveis, o Sinalizador #enable-lazy-image-loading acelera o carregamento das páginas, não carregando as imagens até que você role para baixo o suficiente para vê-las.

Quais outras flags do Chrome vocês usam? Quais recomendariam?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)