A segurança é um dos elementos mais importantes da computação móvel. Fazemos todo o possível para garantir que nossa vida móvel seja segura: bloqueamos a tela com uma senha; não usamos conexões sem fio não seguras; e não instalamos aplicativos de fontes de terceiros. Mas nós estamos seguros ou não?

Aplicativo para abrir e criar arquivo .enc

Enviamos mensagens com informações confidenciais; usamos senhas fracas; e salvamos os dados da empresa em pastas padrão em nossos dispositivos móveis. Tudo isso pode levar ao roubo de dados.

Por que arriscar quando há muitos aplicativos disponíveis na Google Play Store para ajudar a impedir que esse evento ocorra? Um desses aplicativos, o SSE Universal Encryption, pode ajudá-lo em várias frentes. Com este aplicativo gratuito, você recebe um criptografador de texto, um cofre de senha e um criptografador de arquivo / diretório.

Os desenvolvedores do SSE Universal Encryption também oferecem uma versão Pro que inclui algoritmos de criptografia mais fortes e seleção de vários arquivos. Você pode usar diferentes aplicativos, e todos terão o mesmo resultado para criar e ler arquivos .enc

Abra a Google Play Store no seu dispositivo Android.

Pesquise criptografia universal SSE.

Localize e toque na entrada de Paranoia Works.

Toque em Instalar.

Toque em Aceitar (se aplicável).

Permita que a instalação seja concluída.

Depois de instalado, você encontrará o iniciador da Criptografia universal SSE na tela inicial, na gaveta de aplicativos ou nos dois locais. Toque no iniciador e você está pronto para começar.

Abrindo arquivos enc

Abra os arquivos enc no seu dispositivo e visualize o que for preciso. (Foto: Divulgação)

Arquivo enc: o que é?

Uma observação importante sobre como o SSE Universal Encryption funciona com a criptografia / descriptografia de arquivos e pastas: quando você criptografa uma pasta, ele cria um arquivo criptografado dessa pasta com uma extensão .enc; a pasta original permanece para trás, sem criptografia, para qualquer um ver. Você pode excluir a pasta original e usar o arquivo criptografado quando necessário. Não é o método mais eficiente, mas funciona.

Para criptografar uma pasta, siga estas etapas.

Abra a criptografia universal SSE.

Na janela principal, toque em Arquivo / Criptografia de Diretório.

Navegue até a pasta ou arquivo que você deseja criptografar.

Toque no ícone da pasta ou arquivo para selecioná-lo.

Toque no botão Criptografar Dir.

Quando solicitado, digite e verifique uma senha de criptografia.

Toque em OK para criptografar.

Quando solicitado, toque em OK para fechar a janela de resultados do processo.

Sua pasta original permanece – qualquer um ainda pode visualizá-la, então você provavelmente deve excluí-la. Para fazer isso, selecione a pasta não criptografada e toque no botão Mais na parte inferior da janela (três pontos horizontais). No pop-up, toque em Limpar pasta. Tocar em Limpar (ao contrário de Excluir) grava dados na pasta ou arquivo antes de serem excluídos, para que fique mais seguro. Depois de tocar em Limpar, toque em Sim quando solicitado, e a pasta será limpa.

Como descriptografar pasta enc no Android?

Para descriptografar essa pasta, siga estas etapas.

Abra a criptografia universal SSE.

Toque em Arquivo / Criptografador de diretório.

Localize o arquivo criptografado (com a extensão .enc).

Toque no ícone de cadeado para selecionar o arquivo.

Toque no botão Descriptografar arquivo.

Digite a senha usada para criptografar a pasta / arquivo.

Toque em OK.

Sua pasta ou arquivo retornou ao seu estado original e utilizável.

Limpeza automática

Há uma opção escondida nas configurações de criptografia universal SSE que facilitará um pouco esse processo. Se você abrir o aplicativo e tocar no botão Configurações na janela principal, poderá tocar para ativar a opção Limpar fonte após criptografia (essa opção está desativada por padrão). Em seguida, toque em Salvar alterações e pronto.

Quando você ativa o recurso (Figura D), sua fonte será excluída automaticamente após a criptografia.

Se você deseja otimizar o processo de criptografia SSE, esta é sua melhor aposta. Se você está preocupado demais com a perda de dados, não se preocupe em ativar esse recurso; no entanto, testei o recurso e ele funciona exatamente como o esperado.

Confira os outros recursos do aplicativo

A criptografia universal SSE contém outros recursos que o tornam indispensável para os usuários que desejam manter seus dados protegidos. Se a criptografia de pasta / arquivo não for suficiente para influenciá-lo, o cofre de senha e a criptografia de texto devem ser. Outros aplicativos semelhantes podem te dar resultados semelhantes. E se você conhece algum deles, compartilhe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)