O que fazer quando o notebook trava?
Esta página contém recomendações sobre o que fazer se o seu laptop ou notebook travar. Quando o seu computador parar de responder, todas as etapas abaixo podem te ajudar para tentar fazer com que seu dispositivo volte a funcionar.
Importante:
Alguns programas possuem um recurso de salvamento automático. Se você estava editando um documento no momento do bloqueio, ele pode ser recuperado após a reinicialização. Se o seu programa não tiver um recurso de salvamento automático, você poderá perder todos os trabalhos não salvos devido a um congelamento ou bloqueio. É importante salvar seu trabalho com frequência para minimizar ou evitar essa possibilidade.
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Quando o notebook trava: o que fazer primeiro?
Espere. Dê ao computador alguns minutos para processar. Às vezes, um computador pode parecer estar parado, mas só está lento ou ocupado processando uma tarefa complexa.
Veja se o computador responde pressionando a tecla Caps Lock no teclado e observando o LED Caps Lock (luz) para ver se ele liga e desliga. Se o computador puder ligar e desligar o Caps Lock, passe para a próxima etapa. Se nada acontecer, o computador está travado e você deve reiniciá-lo.
Meu notebook travou e não volta, então use o Ctrl + Alt + Del
Se o Caps Lock puder ser ativado e desativado, o Windows ainda está funcionando, mas outro programa pode não estar respondendo e fazendo o computador travar. Pressione Ctrl + Alt + Del para abrir o Gerenciador de Tarefas do Windows. Se o Gerenciador de Tarefas puder abrir, escolha o programa que não está respondendo e escolha Finalizar Tarefa, o que deve descongelar o computador.
Ainda pode levar de dez a vinte segundos para que o programa que não responde seja encerrado após você escolher Finalizar tarefa.
Se o Gerenciador de tarefas abrir, mas o mouse ainda não estiver funcionando, pode ser um problema com o hardware do mouse.
Como reiniciar o PC travado?
Se nenhuma das etapas acima ajudou, você deve reiniciar o computador. Para reiniciar um computador congelado, pressione e segure o botão liga / desliga até que o computador desligue. Assim que o computador estiver desligado, aguarde alguns segundos, ligue-o novamente e deixe-o iniciar normalmente.
Durante o processo de inicialização do computador, você pode ver uma tela perguntando se deseja iniciar o computador no Modo de Segurança ou Iniciar o Windows normalmente. Escolha a opção Iniciar o Windows normalmente e veja se o Windows inicia corretamente, sem erros.
O que acontece com qualquer trabalho não salvo em PC travado?
Qualquer trabalho não salvo é perdido quando um computador travado que precisa ser reiniciado. Em algumas situações, alguns programas podem salvar automaticamente seu trabalho a cada poucos minutos. Se o programa que você está usando executar esta ação, você poderá recuperar o trabalho até o último estado de salvamento automático.
Como resolver problema de hardware ou driver de dispositivo no notebook travando?
Se você tentou todas as etapas acima e o computador ainda congela, pode haver hardware com defeito ou um driver de dispositivo que não está funcionando corretamente. Um disco rígido, um pende de RAM, uma placa de vídeo ou outra peça de hardware com defeito pode fazer com que o computador congele. Um driver de dispositivo também pode fazer com que o computador congele se estiver desatualizado, estiver em conflito com outro driver ou não estiver funcionando corretamente.
Se você determinar que uma peça de hardware com defeito está causando o travamento, substitua o hardware imediatamente para evitar mais danos ao computador. Se um driver de dispositivo apresentar falha, baixe o driver mais recente no site do fabricante e instale-o antes que o computador congele. Ou use outro computador para baixar o driver e tente instalar o driver em seu computador.
Se você não conseguir instalar o driver mais recente antes que o computador congele, outra opção é iniciar o computador no modo de segurança. Uma vez no Modo de segurança, você pode acessar o Gerenciador de dispositivos e desinstalar o dispositivo de hardware correspondente ao driver de dispositivo que não está funcionando corretamente. Em seguida, reinicie o computador e carregue no Windows normalmente. O Windows deve detectar o hardware que você desinstalou e tentar reinstalar o driver do dispositivo. Esse processo pode ser suficiente para corrigir o problema e impedir a ocorrência de novos congelamentos. Você também pode tentar instalar o driver mais recente neste momento, para se certificar de que seu computador está atualizado para esse driver de dispositivo.
Como abrir o modo de segurança no Windows 10:
- Pressione a tecla Windows, digite Alterar opções avançadas de inicialização e pressione Enter.
- Na guia Recuperação, selecione a opção Reiniciar agora em Inicialização avançada.
- Depois de um momento, você verá um menu com três opções. Selecione a opção Solucionar problemas.
- Selecione Opções avançadas, Configurações de inicialização e o botão Reiniciar.
- Selecione a opção de Modo de segurança apropriada pressionando o número correspondente no teclado.
Método alternativo:
- Pressione a tecla Windows e a tecla R juntas para acessar a opção Executar.
- Digite msconfig no campo Abrir.
- Na janela Configuração do sistema, clique na guia Inicializar.
- No canto inferior esquerdo, na seção Opções de inicialização, marque a caixa de inicialização segura.
- Selecione a opção Mínimo, Aplicar e OK.
- Reinicie o computador e ele deve ser carregado no modo de segurança.
Se você usar a opção acima para acessar o Modo de segurança, precisará seguir as mesmas etapas e desmarcar a opção de inicialização segura quando terminar. Caso contrário, o computador continuará a inicializar automaticamente no Modo de segurança cada vez que você reiniciá-lo.
Como consertar o notebook travando pela BIOS?
Você também pode tentar acessar o BIOS do computador e desabilitar qualquer hardware que não esteja funcionando corretamente, para ver se isso impede que os congelamentos ocorram. Se isso ajudar, considere a substituição desse hardware.
Se as opções acima não funcionarem, recomendamos levar seu computador a uma oficina de reparos e permitir que um técnico de informática diagnostique e corrija o problema.
Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
Quando André entrou na faculdade em 2004, notebooks eram ainda muito caros. Para anotar as informações, buscou opções, encontrando no Palm Zire 72 um aparelho para ajudá-lo a registrar informações das aulas. Depois, trocou por um modelo de celular com teclado, Qtek quando o 2G e o 3G ainda engatinhavam no Brasil. Usou o conhecimento adquirido na pesquisa de diferentes modelos para prestar consultoria em tecnologia a diversas empresas que se adaptavam para o mundo digital. André passou ainda por um Samsung Omnia, um Galaxy Note II, e hoje continua um entusiasta de smartphones, compartilhando neste site tudo que aprendeu.
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