Nosso telefone é capaz de responder a comandos de voz é ótimo: você pode solicitar uma conversão de unidade na cozinha sem colocar farinha na tela ou alterar o destino da sua direção sem tirar os olhos da estrada. O que é menos importante é que, para facilitar essa conveniência, os telefones precisam estar sempre ouvindo, e impedi-los de fazê-lo é complicado.

Existem configurações em vários lugares que parecem que devem fazer a mesma coisa, mas não o fazem. Este guia explicará os menus que você precisará navegar para alterar essas configurações, as diferenças entre todas as opções de som semelhante e as desvantagens de cada método de desativação do Ok Google.

Como desativar Ok Google?

Existem dois métodos principais para desativar o Ok Google no seu dispositivo. Uma opção – talvez a mais óbvia – não impede o telefone de ouvir comandos; apenas o impede de reagir a eles. O outro impede totalmente a escuta, mas também remove outras funcionalidades do dispositivo que você deseja manter. Nenhuma das opções é perfeita – você terá que decidir o que é certo para você, com base em suas necessidades.

Desativar o Google Assistente e a correspondência de voz

Existem etapas que você pode seguir que parecem fazer o Google parar de ouvir, mas esse não é realmente o caso. Nas configurações do aplicativo Google, há opções para desativar a correspondência de voz – um recurso que permite que o telefone reaja aos comandos “Ok Google” mesmo quando a tela está desligada – e até mesmo para desativar completamente o Google Assistente.

Para acessar essas opções, no aplicativo do Google, toque no ícone na linha inferior, que contém três linhas horizontais e depois em Configurações. Na próxima tela, no Assistente do Google, você precisará clicar em Configurações novamente.

Na tela, em Dispositivos, toque em Telefone. Você verá a opção de desativar o Acesso com correspondência de voz, que é o recurso que sempre escuta “Ok Google”. Com a correspondência de voz desativada, os comandos de voz ainda funcionam, mas apenas na tela inicial do dispositivo. Se você quiser dar um passo adiante, pode desativar completamente o Assistente do Google, mas isso também desativará o acesso à sua funcionalidade por qualquer meio (não apenas por voz).

Se uma dessas alternâncias estiver ativada antes, seu telefone ainda reagirá ao “Ok Google” nas primeiras vezes em que você o disser após desligá-las, perguntando se deseja ativar o Assistente do Google ou a correspondência de voz novamente. Ainda está ouvindo sem ser solicitado. Tornando as coisas mais desnecessariamente complicadas, essas mesmas configurações podem ser acessadas no menu de configurações do telefone e no aplicativo Google Home. Alterná-los em qualquer um desses locais os alterna em todos eles.

Se você está cansado de acender o telefone ao tentar fazer uma pergunta à sua Página inicial do Google, esse método pode ser bom para você. Se sua preocupação é mais focada na privacidade, provavelmente não é suficiente.

Desativando OK Google

O OK Google pode ser desativado, protegendo sua privacidade e recursos do smartphone. (Foto: Google Assistant)

Negar permissão ao microfone do Google

Há apenas uma maneira de impedir completamente o Google de monitorar a atividade do microfone do seu telefone: revogar a permissão do microfone do aplicativo.

Inicie o aplicativo de configurações, no ícone Configurações na gaveta dos aplicativos ou na pequena engrenagem no canto do painel de configurações rápidas. (Os menus de configurações variam entre fabricantes, mas geralmente são bastante semelhantes). A partir daí, toque em Aplicativos e notificações e selecione Google – provavelmente estará próximo ao topo da lista, mas se não é, você pode procurá-lo com a lupa no canto.

Quando estiver na tela de informações do aplicativo do Google, toque em Permissões. Aperte o botão de alternância ao lado de Microfone, depois Negue de qualquer maneira no pop-up de aviso e voilà – o Google não pode mais ouvi-lo.

Agora, existem alguns problemas com isso. Primeiro, é bastante pouco intuitivo. Segundo, como diz a caixa de diálogo de aviso, “recursos básicos do seu dispositivo”, como segurar o botão de início para ativar o Assistente ou tocar no microfone para pesquisar por voz no aplicativo do Google , não vai funcionar.

Não há necessariamente nada de nefasto nisso, lembre-se; ostensivamente, seu telefone está sempre ouvindo para sua conveniência. Além disso, você pode revisar e excluir as gravações de áudio que o Google tem de você (junto com basicamente qualquer outra coisa que você já fez) em uma página que o Google chamada de Minhas atividades. Mas é frustrante que nossas opções como usuários se resumam a nossos dispositivos nunca ouvindo – mesmo que desejemos – ou ouvindo quando quiserem, sem meio termo. É lógico, porém, que se sacrificarmos alguma privacidade por conveniência, também teremos que sacrificar alguma conveniência por privacidade.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)