Curtos, fortes e às vezes hilariantes, os GIFs são uma maneira popular e divertida de se comunicar na Internet. Mas como você faz um? Neste artigo e no vídeo, orientaremos você a criar um GIF a partir de um vídeo. Assim, você poderá criar memes para divertir, informar, e criar uma audiência para suas redes sociais.

O que é um GIF?

GIFs são geralmente cenas curtas de programas de TV e filmes populares, transformadas em pequenos trechos de vídeo. Podem também ser uma sequência de imagens. É um arquivo que tem uma pequena animação das imagens ou do trecho de vídeo. E os GIFs podem proporcionais muita diversão, de várias formas.

Se sentindo triste? Há um GIF para isso.

Teve um dia incrível no trabalho? GIFs você tem coberto!

Os GIFs são parte integrante da comunicação nas mídias sociais. Os usuários do Twitter e do Reddit os utilizam efetivamente há anos. Até o Facebook fez deles uma parte oficial da plataforma. Use GIFs para praticamente qualquer coisa.

Como montar um GIF: usando um modelo primeiro

Ótimos GIFs personalizados começam com ótimos vídeos personalizados

Nesta postagem, mostraremos como criar arquivos GIF a partir de um vídeo, mas antes de começar, queremos destacar que você precisa de um ótimo vídeo para criar um ótimo GIF. Escolha um que você goste para criar seu GIF.

Comece com um modelo,  e personalize-o em minutos. Depois disso, obtenha GIF.

Por que usar um GIF em vez de um vídeo?

Os GIFs são curtos, raramente duram mais de 5 segundos e também costumam ter tamanhos de arquivo pequenos, portanto, não impedem o carregamento rápido de páginas da Web. E eles geralmente são carregados de emoção – cenas que se tornam GIFs geralmente expressam emoções de uma maneira grande e reconhecível.

Não há como confundir esta cena com outra coisa senão emoção. Os GIFs exploram as histórias compartilhadas que consumimos. Compartilhar uma cena de um programa ou filme específico traz emoções ligadas a esse filme e adiciona força ao seu argumento. E, para aqueles que assistem muita TV, eles instantaneamente nos conectam a outros fanáticos da cultura pop.

Se você deseja fazer uma conexão emocional instantânea com seu público, por que não postar um GIF?

Como gravar GIF animado de um vídeo?

Embora haja muitos GIFs prontos disponíveis em plataformas como Giphy ou fáceis de fazer com aplicativos, criar o seu próprio é bastante simples. Vamos dar uma olhada em algumas opções diferentes, cada uma com diferentes níveis de sofisticação. Você pode usar um Mac, PC ou dispositivo móvel para usar um criador de GIF.

Criar um GIF com um site ou app

Aplicativos, sites e programas permitem que você crie um GIF com facilidade. Giphy, por exemplo, é um criador de GIFs super rápido e fácil de usar. Embora não seja particularmente sofisticado, você pode escolher outros sites e programas. Os passos serão semelhantes em qualquer um deles.

1. Selecione “Criar” no canto superior direito.

Você pode criar um GIF usando o URL do vídeo em uma plataforma de hospedagem de vídeos como o YouTube ou o Vimeo ou fazendo upload de seu próprio arquivo de vídeo.

2. Faça seu GIF

Digite a hora de início do seu GIF e escolha a duração. Você também pode adicionar tags e legendas. Quando estiver pronto, role para baixo e selecione “Criar GIF”.

3. Compartilhe seu GIF

Encontre um vídeo no YouTube ou faça o upload de um diretamente para Giphy ou usando seu programa de escolha, defina a hora e a duração de início e pronto!

Criando um GIF

Crie um GIF de vídeos ou imagens para se divertir e criar conteúdo interessante. (Foto: Pinterest)

Make a GIF

Se você procura um criador de GIF um pouco mais sofisticado, mas igualmente rápido, o Make a GIF pode ser o ideal para você. Entre na sua conta do Twitter ou Facebook ou crie uma nova. Você pode usar Criar um GIF para criar GIFs animados de alta qualidade a partir de:

  • Fotos
  • Vídeos do YouTube
  • Vídeos do Facebook
  • Um vídeo que você envia
  • Webcam

Vamos seguir as etapas de criação de um GIF por meio de um vídeo do YouTube.

1. Faça login na sua conta Make a GIF e selecione “YouTube to GIF”.

2. Digite o URL do YouTube

3. A partir daí, você será direcionado para a página de criação de GIF.

Selecione a hora de início do seu GIF arrastando o cursor para a hora certa. Em seguida, escolha o comprimento arrastando o cursor “Tamanho do GIF”. Seu GIF pode ter até 10 segundos de duração.

Você pode adicionar tags, escolher uma categoria e adicionar adesivos. Você também pode optar por ativar o áudio. Se você atualizar para a versão premium, poderá criar GIFs em HD e excluir a marca d’água, mas a versão gratuita é divertida, fácil de usar e boa o suficiente para ajudar você a começar.

Como fazer um GIF com o Photoshop?

Para obter o maior controle sobre sua criação de GIF, o Photoshop é o vencedor. Se você estiver usando o Photoshop, assumiremos que você é um conhecedor de tecnologia e forneceremos a versão básica de como isso é feito.

1. Abra o Photoshop

2. Vá para Arquivo -> Importar -> Quadros de vídeo para camadas.

3. Na caixa de diálogo, você pode alterar as configurações para selecionar a parte do vídeo que deseja usar (use os controles deslizantes abaixo da miniatura para definir o intervalo de quadros) ou diminuir a taxa de quadros para preservar o tamanho do arquivo. Verifique se a caixa “Criar animação do quadro” está marcada e pressione “OK”.

4. Vá para Arquivo -> Exportar -> Salvar para a Web

5. Você pode limitar o tamanho do arquivo aqui, jogando com o número de cores ou as opções de Tamanho da imagem, mas se você é preguiçoso e não se importa com o tamanho do seu GIF, basta pressionar Salvar e pronto. Fácil.

Conhece outros programas para criar GIFs? Compartilhem seus programas abaixo nos comentários!

Marcadores: , ,

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)