Quando seu smartphone ou tablet não funciona mais, se for curioso para pesquisar o que pode estar acontecendo com seu aparelho, vai acabar se deparando com dois termos comuns: soft brick e hard brick. Essas são duas possibilidades para o estado atual do seu dispositivo. Há uma terceira possibilidade, que é o dispositivo estar quebrado. Seja qual for a opção, o soft brick e o hard brick podem ter ou não conserto, e serem ou não a lápide para o seu tablet ou smartphone.

O que é o brick de celular ou tablet?

A palavra “brick” significa tijolo. Quando usado em referência a smartphones e tablets refere-se a um dispositivo que devido a uma falha de software ou hardware não funciona mais.

O termo é uma brincadeira com o formato dos dispositivos eletrônicos que, quando estão “bricados”, não tem função alguma além de serem um tijolo ou peso de papel. O termo é usado até como verbo no meio de manutenção de eletrônicos.

Definição do brick de smartphones e tablets

O brick de um dispositivo é a inutilização de seu hardware ou software, podendo ou não ter conserto. (Foto: allbouthackinh.wordpress.com)

Hard Brick vs Soft Brick

O Hard Brick é o estado do dispositivo que ocorre quando ele nem sequer inicializa após apresentar o defeito. Um Hard Brick pode ocorrer devido a um dano de hardware, ou pode ocorrer por conta da instalação errada de uma ROM, e outros procedimentos que modificam o firmware de um dispositivo Android. Vários são os casos de Hard Brick em que é possível a recuperação sem a necessidade de auxílio profissional, mas seu caso pode ser mais complexo e a busca de uma assistência técnica necessária.

 

 

 

Já o Soft Brick é o estado do dispositivo que ocorre quando há um loop de inicialização (tela de inicialização do Android repete), Android trava constantemente, ou não é possível instalar ROMS no dispositivo. Um Soft Brick não significa que o problema não seja grave, pois pode ser também um problema de hardware. A diferença é que no Soft Brick a chance de você conseguir recuperar o dispositivo por conta própria é maior do que no Hard Brick.

Celular estragado, Soft Brick, e Hard Brick: tem conserto?

No Soft Brick e no Hard Brick há algo em comum: é possível o conserto. Pode até envolver a troca de peças, e ser um pouco caro, mas no Soft Brick e no Hard Brick o aparelho ainda é recuperável.

Quando o dispositivo está estragado de vez, quebrado, é um estado sem recuperação. Isso pode ocorrer quando há uma descarga elétrica no dispositivo, quando ele cai na água, danos causados por quedas ou batidas, etc. Nesses casos, o reparo sai caro demais para valer a pena (mais de 50% do valor de um dispositivo novo), e aí é melhor trocar mesmo.

Quando seu smartphone ou tablet ter um soft brick, hard brick, ou até mesmo estragar, não entre em pânico. Muitas vezes tem conserto. Se você usar uma capinha de celular boa, e cuidar bem do seu dispositivo, dá pra evitar a maior parte dos problemas. Contudo, não dá pra fugir de todos eles. E se acontecer e você não conseguir resolver por conta própria (e seu próprio risco), não hesite em procurar ajuda profissional.

Entendeu a diferença entre o soft brick e hard brick? Tem alguma pergunta ainda? Os comentários estão abertos para suas dúvidas!

2 comentários para “O que é soft brick? E hard brick? Tem conserto?”

  1. Ramon

    Meu alcatel 7040e está soft bricado, alguém sabe como consertar?

    Responder
    • Equipe Telefones Celulares

      Olá Ramon,

      Cada aparelho e modelo pode apresentar problemas diferentes de caráter específico do modelo. Sugerimos que procure atendimento que atenda a marca e modelo do seu aparelho.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)