A maioria dos computadores mais novos vêm com uma webcam, mas se você estiver usando um sistema mais antigo, você pode não ter uma. Se você só precisa usar uma webcam, ocasionalmente, pode não valer a pena investir o dinheiro em uma, então porque não usar o seu smartphone ou celular como webcam? Existem vários aplicativos de webcam para iOS, Android e Windows Phone, que podem ajudá-lo a transformar seu aparelho em uma webcam sem fio super-conveniente poupando algum dinheiro.

Por que usar meu celular como WebCam?

Além de economizar dinheiro, você pode dar uma nova função a um celular mais antigo, que estava jogado pela sua casa. Ele pode se tornar sua nova WebCam dedicada ou até uma câmera de vigilância, quando configurado corretamente. Até mesmo celulares com sistemas operacionais antigos, como Symbian (antigo sistema operacional da Nokia) tem aplicativos para transformar o celular em WebCam.

SmartCam WebCam

Você pode usar seu dispositivo como uma webcam PC fazendo o download do aplicativo e do cliente para seu computador SmartCam. O aplicativo funciona em Windows e Linux, e você pode conectá-lo via Wi-Fi ou Bluetooth. É fácil de configurar e você só vai precisar de alguns cliques na tela do PC e toques na tela do smartphone para ativar a função WebCam.

WebCamera

Este aplicativo funciona tanto para computadores Mac quanto PC. Ele funciona em vários programas, tais como Skype, Yahoo, AIM e vários outros serviços de chat, podendo capturar vídeo em três resoluções diferentes. Ele custa US$2,99, mas é ainda mais barato que comprar uma Webcam nova.

Utilidades para o celular como webcam

Usar seu smartphone como WebCam pode dar uma vida útil extra aos seus celulares antigos. (Foto: divulgação)

Wireless Camera

Um pouco mais barato que o WebCamera (US$1,99), funciona em qualquer computador que esteja na mesma rede do seu dispositivo. Ele criar um site na rede que você está acessando, criando um endereço IP para sua câmera. Simples e de fácil uso.

DroidCam

Você pode conectar seu dispositivo via Wi-Fi ou USB com o DroidCam. Ele funciona em Windows e Linux, e a versão Pro também suporta Bluetooth e acesso pelo navegador, como alguns aplicativos de chat online exigem. Você também vai precisar fazer o download do cliente de computador para executá-lo.

Movino

Você pode usar o telefone como uma webcam Bluetooth ou transmitir vídeo ao vivo em seu site com Movino. É, uma suite de aplicações gratuita, originalmente desenvolvida como um projeto de universidade, por isso, se você sabe como, você também pode ajustá-lo para melhor atender às suas necessidades.

Usando aplicativos diretamente de seu smartphone ou celular

Outra forma muito simples para usar seu smartphone como WebCam é usar aplicativos diretamente pelo celular. Ou seja, o mesmo programa que você usaria no computador com a WebCam, você pode usar no celular, em videochamadas. É o caso de programas como Messenger, WhatsApp, Snapchat, Hangouts e muitos outros, que possibilitam o compartilhamento de vídeo diretamente das câmeras de seu smartphone/celular para o aplicativo que você está utilizando.

Passo a passo para transformar seu smartphone em uma WebCam

O primeiro passo é encontrar o aplicativo de sua preferência na loja de seu sistema operacional. Pode ser a Play Store, a App Store ou a Windows Store. Assim que você baixar o aplicativo, baixe também a versão para seu sistema operacional do computador onde quer usar o celular como WebCam.

Abra o aplicativo no seu smartphone. Geralmente, ele dará as instruções do que você deve fazer. Você deverá sincronizar o smartphone com seu computador, de forma a transmitir as imagens do celular para a tela de seu PC ou MAC. O cliente do computador também deverá estar aberto para a sincronização. Bastará então apertar alguns botões, abrir o programa com o qual você quer usar a WebCam e pronto, você já pode começar a usar seu celular como câmera Web.

Se você tiver problemas durante a instalação ou uso de algum aplicativo acima, deixe nos comentários suas dúvidas e perguntas. Estamos aqui para ajudá-los!

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)